O maior de todos os campeões nacionais

Posted: 12/07/2012 in Uncategorized

A noite de ontem, mais uma vez, foi de festa na capital paulista!

E, se na semana passada a festa foi preta e branca, nessa semana a festa foi de quem há muito tempo não a fazia com tanta intensidade. A festa foi Alviverde!

O Palmeiras entrou em campo no Couto Pereira podendo até perder para o Coritiba que seria campeão da Copa do Brasil. Mas não o fez. Perder tiraria o brilho de uma campanha invicta até ali.

O tal do Inferno Verde (apelido dado pela torcida do Coxa à bonita festa feita antes da partida) quase se confirmou quando, aos 15 minutos do segundo tempo, o time paranaense saiu na frente num belo gol de falta.

Mas se o verde estava começando a representar o inferno para a torcida Palmeirense, eis que Marcos Assunção (sempre ele), cinco minutos depois, colocou na cabeça de Betinho para empatar e trazer de vez o título para o Palestra Itália!

O Coxa precisava fazer mais 3 gols em 25 minutos. Não faria. Mesmo se estivesse jogando até agora não faria. E não fez!

E, finalmente, a torcida Alviverde pôde soltar o grito de “É Campeão!”.

Um título que representa muito, mas muito na vida Alviverde. Talvez muito mais do que a maioria dos torcedores Palmeirenses possam imaginar.

O Palmeiras, com essa conquista, torna-se o maior vencedor de torneios nacionais no Brasil. Agora o Porco tem 10 conquistas nacionais, contra 9 do seu rival Santos (veja a lista dos maiores campeões logo abaixo).

Além disso, esse título é o primeiro que o Palmeiras conquista, desde 1976, sem a participação de um parceiro na gestão do futebol ou contratação de jogadores. Em outras palavras, esse é o primeiro título em 36 anos que o Palmeiras conquista por suas próprias pernas.

Sem contar que esse título é a prova viva de quê se deve apostar e respaldar o trabalho de um técnico como Luiz Felipe Scolari. O Palmeiras começou esse ano com uma invencibilidade de mais de 20 partidas (incluindo jogos do Brasileirão do ano passado) e quase colocaram tudo à perder por conta da eliminação e do fraco desempenho no Paulista, quando o time caiu para o Guarani na fase de quartas de final.

Por bem ou por mal a diretoria manteve o técnico e o resultado está aí: o Palmeiras foi campeão, invicto, da Copa do Brasil.

O título dá ao Palmeiras a vaga na Libertadores de 2013, junto de seu rival Corinthians, coisa que o Palmeirense adora lembrar. Também já coloca o Palmeiras na fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2013, que passará a ser disputada em novo formato, incluindo as equipes que disputarão a Libertadores do próximo ano.

A conquista também dá ao Palmeiras 1.250 pontos em nosso Ranking, que já está atualizado com a pontuação da Copa do Brasil (clique aqui para ver a atualização).

Ao Coritiba resta a certeza de que o clube está no caminho certo, que depois da queda para a Série B em 2009, o Coxa tem se reestruturado e tem buscado o crescimento que sua torcida, e seu estado, merece.

O Coxa somou 625 pontos com o novo vice-campeonato e, pela primeira vez na história do nosso Ranking, ficou a menos de 1.000 pontos do Botafogo-RJ, o último colocado dos grandes no Ranking.

Bem-vindo de volta Palmeiras, ao lugar de onde nunca deveria ter saído!

Os Campeões:

Veja a lista dos maiores campeões nacionais:

10 títulos – Palmeiras: 2 Taças Brasil, 2 Torneios Roberto G. Pedrosa, 4 Campeonatos Brasileiros e 2 Copas do Brasil;
9 títulos – Santos: 5 Taças Brasil, 1 Torneio Roberto G. Pedrosa, 2 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa do Brasil;
8 títulos – Flamengo: 5 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa União e 2 Copas do Brasil;
8 títulos – Corinthians: 5 Campeonatos Brasileiros e 3 Copas do Brasil;

Brasileirão:

Para a alegria Palmeirense ser maior ainda o Botafogo carimbou a faixa Corinthiana no Pacaembú, em jogo válido pela 7a. rodada do Brasileirão, com uma bela vitória por 3×1.

Pouco vi desse jogo, mas é bom que o pessoal no Corinthians pare de comemorar o título da Libertadores e volte a jogar bola, pois a zona de rebaixamento certamente não é o lugar que o Timão deva ocupar na classificação do Brasileirão.

Comentários
  1. Anonymous diz:

    O MAIOR DO BRASIL…………

  2. Anonymous diz:

    Meu, Ta faltando uma conquista ai, a Copa dos Campeões de 2000. É título nacional!

  3. Marcelo diz:

    Considere como quiser torcedor anônimo palmeirense.Mas a tal da Copa dos Campeões foi um torneio tampão, criado às pressas para resolver um dos muitos problemas de calendário que a incompetência da CBF sempre proporcionou ao futebol brasileiro.E, como tal, na época não foi nem comemorada pelos torcedores Alviverdes.Ela serviu apenas para definir um representante brasileiro na Libertadores do ano seguinte e mais nada.Incluí-la agora como um campeonato nacional conquistado pelo Palmeiras seria o mesmo que o Corinthiano incluir a conquista da Copa Bandeirantes de 1994 como um campeonato estadual.

Comente esse post: