O resumo das dez primeiras rodadas

Posted: 20/07/2012 in Uncategorized

Com um pouquinho de atraso vou fazer meu resumão dessas dez primeiras rodadas do Brasileirão 2012, baseando-me nas previsões que fiz no início do campeonato.

Quer saber minhas previsões? Clique aqui para ver a primeira parte e aqui para ver a continuação.

As análises serão sucintas e baseadas no desempenho dos vinte times até aqui. A ordem abaixo é a da tabela de classificação após a décima rodada.

Vale lembrar que em alguns casos a situação dos clubes foi prejudicada, ou por estarem disputando outro torneio paralelo e mais importante do que as primeiras rodadas do nacional, ou por cederem jogadores à Seleção Brasileira.

Aí vai:

1o. Atlético Mineiro: estou errando minha previsão e o Galo está surpreendendo com uma campanha quase perfeita até aqui. Vamos ver até quando o time mineiro consegue se manter entre os primeiros;

2o. Vasco da Gama: palpitei que o time Cruzmaltino iria lutar por uma vaga na Libertadores. Até o momento estou acertando, embora o Vasco está mesmo brigando pela primeira colocação do nacional;

3o. Fluminense: estou acertando até agora. O Flu vem fazendo uma bela campanha e tem tudo para brigar pelo título até o final do campeonato;

4o. Grêmio: também estou acertando com relação ao Tricolor Gaúcho. O Imortal vem lutando pelas primeiras posições e deve continuar nesse ritmo até o final do Brasileirão;

5o. Botafogo: cumprindo à risca o que eu escrevi. Vem apresentando um bom futebol nesse começo de campeonato, mas já deu mostras que vai ficar no meio da tabela;

6o. Cruzeiro: até o momento venho acertando nessa previsão, embora a Raposa esteja numa posição melhor do que eu imaginava. Vai ficar daí pra baixo;

7o. São Paulo: chutei que o Tricolor ficaria no máximo na 8a. colocação, partindo daí para brigar pelo título. Por enquanto ele está bem dentro do que eu previ, mas sem mostrar que pode ser campeão;

8o. Internacional: continuo achando que o Colorado lutará pelo título, ainda mais depois de ter reforçado o time do jeito que reforçou;

9o. Ponte Preta: está numa ótima posição na tabela, mas a tendência é de queda. Porém, acredito que a Macaca se mantenha na Série A desse ano;

10o. Flamengo: continua uma incógnita, tanto que está bem no meio da tabela. De qualquer forma acho que não vai passar muito adiante da décima colocação.

11o. Náutico: vem surpreendendo e já não acho que subiu para cair novamente. Mesmo assim não vai figurar nas primeiras posições e lutará para pegar uma vaga na Sul-Americana;

12o. Sport: vem tendo um desempenho que já se esperava, embora eu achasse que poderia estar numa posição um pouquinho melhor. Que tal trocar de posição com a Ponte?;

13o. Corinthians: teve seu desempenho prejudicado pela disputa da Libertadores, mas vem se recuperando. Não sei se vai lutar pelo título, mas certamente não está numa posição condizente com o time que tem;

14o. Santos: esse eu estou errando feio. Achei que o time da baixada iria lutar pelas primeiras posições sempre, mas a Libertadores e a Seleção vem prejudicando o time. Além deles a própria reformulação do elenco vai fazer com que o Peixe consiga, no máximo, uma vaga na Pré-Libertadores;

15o. Coritiba: outro que teve seu desempenho afetado pela disputa da Copa do Brasil. Acredito que o Coxa se recupere, mas vai ficar no meio da tabela;

16o. Portuguesa: está bem próxima da parte dela da tabela, a zona de rebaixamento. A não ser por algum milagre, vai voltar para a Série B;

17o. Figueirense: venho acertando a previsão com o Figueira e o time catarinense está lutando para não cair. Vai se manter assim até o final do campeonato;

18o. Palmeiras: o campeão da Copa do Brasil também se prejudicou pela disputa da copa nacional. Tem time para sair dessa colocação, mas continuo achando que se ficar entre os dez primeiros é lucro por Alviverde;

19o. Bahia: está uma posição abaixo da que eu previ e vai ter que lutar muito para sair daí. Infelizmente acho que não teremos dois baianos no Brasileirão do ano que vem;

20. Atlético Goianiense: não surpreendeu e está na zona do rebaixamento, onde deve se manter até o final do campeonato.

No final do primeiro turno farei uma nova avaliação. Veremos o que muda até lá.

Comente esse post: