… quem faz o esquenta inicial são os estaduais.

Mas, vamos falar a verdade, que “esquenta” mais morno esse hein?

Os grandes clubes do país ainda estão capengando pela falta de um melhor preparo físico e técnico, e mesmo capengando continuam sendo senhores dos seus estados.

Dos quatro principais estaduais do país (SP, RJ, MG e RS), apenas no Carioca não temos todos os grandes entre os primeiros das suas fases iniciais.

Mas logo ficarão.

Porque aposto que nem Botafogo, nem Fluminense, não irão se classificar entre os quatro primeiros colocados de um campeonato que conta com  Bonsucesso, Boa Vista ou Resende. E, se caso algum deles não se classificar, podem ficar tranquilos que a Federação Carioca muda o regulamento para o próximo ano, fazendo com que se classifiquem 8 ao invés de 4 (assim como fez a Federação Paulista uns anos atrás).

O Mecão recebeu e venceu o Confiança, na inauguração da Arena das Dunas.

O Mecão recebeu e venceu o Confiança, na inauguração da Arena das Dunas.

No Nordeste, onde o que conta mesmo é a Copa do Nordeste, os estaduais estão mais esvaziados ainda, já que os 16 clubes que estão na competição regional só entram nos estaduais em suas fases finais.

Ah, e a Copa do Nordeste, essa sim merecendo mais destaque do que os Paulistinhas ou Cariocões existentes por aí, já chegou à metade da primeira fase, tendo todos os times completado 3 jogos.

Se findasse agora, América-RN, Vitória, CSA, Santa Cruz, Ceará, Potiguar de Mossoró, Guarany de Sobral e Náutico estariam classificados para a próxima fase, com destaque para o América de Natal que segue como único time com 100% de aproveitamento.

E, para provar que a Copa do Nordeste é uma solução bem melhor aos estaduais, na inauguração da Arena das Dunas, palco da Copa do Mundo de 2014, o Mecão lotou o estádio e já colocou, em um só jogo, mais torcedores do que todos os jogos do Campeonato Carioca pôs de gente nos seus estádios.

É um elefante branco contra diversos cinzas…

O bom é que nessa semana temos estréia de dois brasileiros na principal competição continental e aí não teremos mais que nos contentar apenas com os “Atléticos de Sorocaba” da vida.

Comente esse post: