Conheça os times que mais pontuaram, com maior número de vitórias e gols pró. Veja também aqueles que menos participaram da Série A, os que mais perderam e quem é o verdadeiro Rei dos pontos corridos!

Faltando apenas uma rodada para o término do Brasileirão 2014, o 12º desde que foi instituído o sistema de pontos corridos, e com uma semana morta até a data dos jogos finais, no próximo domingo, o blogueiro aqui resolveu fazer um levantamento que sempre o deixou curioso: quais times, afinal, dominam o Brasileirão nesse período.

Em número de títulos é fácil responder a esta questão: São Paulo e Cruzeiro possuem, cada um, três conquistas desde 2003 pra cá.

Fluminense e Corinthians, com duas conquistas cada, ficam na segunda colocação desse quesito e Flamengo e Santos, com um título pra cada, fecham a lista de campeões brasileiros na era dos pontos corridos.

Até aí nenhuma novidade.

Mas qual time que possui o maior número de pontos conquistados?

Quais participaram de todas as 12 edições do campeonato?

Quais tem o melhor aproveitamento de pontos?

Quais seriam os 20 clubes que formariam a “Série A de todos os tempos”?

Quais são os times com pior desempenho?

Aí, como é de praxe, resolvi colocar tudo em uma planilha e tirar essas e outras dúvidas.

O resultado, que você vê a seguir, até que não é tão surpreendente.

Todos os clubes que participaram, no mínimo, de três edições do Brasileirão por pontos corridos.

Todos os clubes que participaram, no mínimo, de três edições do Brasileirão por pontos corridos.

Apenas 6 clubes disputaram todas as edições do torneio: São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Santos, Fluminense e Flamengo.

Na era dos pontos corridos esses são os “incaíveis” do nosso futebol.

Cada um deles disputou, até hoje, 475 partidas em 12 edições do Brasileirão.

O rei dos pontos corridos, como podemos ver, é o São Paulo, que fez 813 pontos em 12 participações (média de 68 pontos por edição). E tem gente que ainda questiona o Blog sobre o São Paulo estar na liderança do nosso Ranking desde 2009, quando ele foi consolidado.

Logo atrás do Tricolor, vem o outro clube com mais títulos nessa fase, o Cruzeiro, que tem 38 pontos a menos que o time do Morumbi.

A curiosidade fica por conta do Internacional, que não ganhou nenhum título na era dos pontos corridos, mas tem o terceiro melhor desempenho. Prêmio à regularidade Colorada, que tem três vice-campeonatos (2005, 06 e 09) e está atualmente na terceira colocação do Brasileirão 2014.

São Paulo, Cruzeiro e Internacional são os que mais venceram, em números absolutos, com 231, 227 e 208 vitórias respectivamente. Proporcionalmente, Tricolor e Raposa teriam 19 vitórias por campeonato (em média), e o Corinthians se juntaria ao Colorado com 17 vitórias (em média) como os 4 que mais venceram de 2003 pra cá.

O rei dos empates, em número absoluto, é o Flamengo, com 146 igualdades, embora na média quem ganhe nesse quesito seja a Portuguesa e o América Mineiro, com 13 empates (a Lusa participou de 3 edições e o Coelho de apenas 1). O Fla, na média, tem 12 empates por edição.

O melhor ataque é do Cruzeiro, com 776 gols marcados, e a melhor defesa é a do Corinthians (analisando apenas times com mais de 10 participações) com 494 gols sofridos.

O time que menos perdeu, entre os que participaram das doze edições, é o São Paulo, com apenas 124 placares adversos.

Com 11 participações temos: Corinthians, Grêmio, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro e Botafogo.

Aí, o número de jogos difere por conta da edição que cada um participou. Como até 2005 o número de clubes na Série A foi caindo gradativamente, até chegar a 20 em 2006, o número de jogos disputado fica condicionado à edição que cada clube participou.

Interessante, nesse caso, é ver que o Corinthians tem mais pontos que o Flamengo (675 a 670), mesmo tendo disputado uma edição a menos que os Rubro-Negros.

Vinte melhores, por desempenho, das doze edições do Brasileirão.

Vinte melhores, por desempenho, das doze edições do Brasileirão.

O Timão, aliás, tem um aproveitamento de pontos melhor até do que o Santos, e ficaria em 4º lugar caso esse fosse o primeiro critério de classificação.

Se o percentual de aproveitamento de pontos determinar a classificação, como vemos abaixo, ainda teríamos o Grêmio e o Atlético Paranaense invadindo o pódio daqueles que participaram de todas as edições do Brasileirão, como Palmeiras e Goiás também o fazem passando a frente de Atlético Mineiro e Botafogo, ambos com uma participação a mais que os Alviverdes.

Analisando o percentual de desempenho, podemos ver, ainda, a presença do São Caetano à frente de muitos clubes que participaram de mais edições, de 2003 pra cá, do que ele.

Fecham a lista dos que mais participações possuem na Série A o Goiás, o Vasco da Gama e o Palmeiras, com 10 participações cada.

Muito interessante, também, é ver que o Verdão do Cerrado tem mais pontos, absolutos e em média, do que os dois grandes que possuem o mesmo número de participações.

Os times com menos participações na Série A, de 2003 pra cá.

Os times com menos participações na Série A, de 2003 pra cá.

Do lado de baixo da tabela, com apenas 1 participação na Série A, temos: Santo André, Brasiliense, América Mineiro, Chapecoense, Ipatinga, Santa Cruz e América de Natal.

Cabe ao time potiguar a última colocação entre os times que menos participaram do Brasileirão, tendo feito apenas 17 pontos em 38 jogos, sofrido 80 gols e marcado apenas 24.

O time do Rio Grande do Norte venceu, na edição de 2007, apenas 4 jogos.

A última rodada do Brasileirão 2014 pode mudar uma ou outra situação vista nessa tabela condensada, mas certamente não vai tirar a coroa da cabeça do Tricolor do Morumbi, rei absoluto do Brasileirão na era dos pontos corridos.

Comente esse post: