Esse era para ser um post analisando o desempenho das 20 equipes da Série A nos seus 10 primeiros jogos, mas devido à desorganização do calendário, temos times com 12, com 11, com 10, com 9 e com 8 jogos. Fazer o quê…

Como a maioria dos clubes chegaram aos dez jogos, vamos lá:

Inevitável comentar primeiro sobre a campanha do líder Corinthians, invicto e com a incrível marca de 9 vitórias e 1 empate nos dez jogos. Isso não o credencia como principal concorrente ao título, porém vou recorrer ao histórico dos últimos 5 campeões para demonstrar o quanto é impressionante essa campanha:

Apenas nos últimos cinco anos que tivemos 20 clubes na série A, por isso que eu peguei esse período para análise. Nesse período, a média de derrotas dos times campeões foi de 6,4 derrotas nos 38 jogos (2006 o SP com 4 derrotas, 2007 o SP com 7 derrotas, 2008 o SP com 5 derrotas, 2009 o Flamengo com 9 derrotas e em 2010 o Fluminense com 7 derrotas). Arredondando para 6 derrotas durante todo o campeonato, isso equivale a uma derrota a cada 6 jogos.

Além disso, analisei também a pontuação dos times campeões nesses 5 últimos anos, e a média de pontuação foi de 73,6 pontos conquistados para ser campeão (em 2006 o SP conquistou 78 pontos, em 2007 77 pontos, em 2008 75 pontos, em 2009 o Flamengo conquistou 67 pontos e em 2010 o Fluminense conquistou 71 pontos).

Isto posto, o Corinthians pode, na média, perder um jogo a cada 5 jogos que fizer, que ainda assim pode conquistar o título (dependendo, é claro, do número de empates que o time tiver). O São Paulo, segundo colocado, pode perder apenas mais três jogos, ou uma derrota a cada 9 partidas.

Para o Corinthians, faltam “apenas” 45 pontos para a conquista do título, ou conquistar 3 pontos a cada dois jogos, o que, convenhamos, não tem sido muito difícil para o time do técnico Tite.

Isso não garante o título ao time do Parque São Jorge, mas já dá uma boa vantagem logo de início.

Temos também três outras boas campanhas nesse início de campeonato, a do São Paulo, com 7 vitórias em 10 jogos, a do Flamengo, ainda invicto, e do Palmeiras, fechando o G4.

De início esses quatro times saíram com uma boa vantagem em relação aos outros times.

No meio da tabela temos os outros times grandes brasileiros, como Cruzeiro, Vasco (esse sem muitas pretensões), Fluminense, Botafogo, Grêmio e Inter (que já leva desvantagem por ter dois jogos a mais), que podem, a qualquer momento, iniciar uma série de vitórias e encostar no líder.

Na outra ponta da tabela, o destaque negativo, na minha opinião, fica por conta do Atlético-PR, que segura a lanterna do campeonato com apenas 2 pontos e nenhuma vitória conquistada. No mais, nenhuma surpresa em ver América-MG, Atlético-GO e Avaí na zona de rebaixamento.

Bahia e Atlético-MG que estão em situação perigosa, flertando de perto com a zona chamada maldita e se não se cuidarem podem fechar a 38a. rodada do Brasileirão nela.

No mais, Figueirense, Ceará e Coritiba devem figurar nesse meio de tabela, disputando uma vaga para a Copa Sul-americana de 2012.

Próximo resumo ao final do primeiro turno! Quais serão as alterações que teremos até lá???

Comente esse post: