Incluindo a Recopa no Ranking

Posted: 14/09/2011 in Uncategorized

Após a vitória do Internacional-RS sobre o Independiente-ARG válida pela Recopa Sul-Americana de 2011 no último mês de Agosto, e conseqüente conquista Colorada desse título sul-americano, o autor desse blog e idealizador do seu Ranking analisou históricamente essa competição e decidiu incluí-la como competição válida para o Ranking do Futebol Brasileiro.

A Recopa:

A Recopa Sul-Americana é disputada entre o campeão da Taça Libertadores de América e o campeão da Copa Sul-Americana do ano anterior, geralmente no início do segundo semestre e atualmente é decidida em dois jogos, o primeiro na casa do time vencedor da Copa Sul-Americana e o segundo na casa do time campeão da Libertadores.

Mas nem sempre foi assim.

Esse torneio começou a ser disputado em 1989 e no início era jogado entre o campeão da Taça Libertadores da América e o campeão da Supercopa dos anos anteriores ao ano de disputa e, diferentemente da Recopa Européia, não abre a temporada do ano seguinte.

Entre 1999 e 2002 o torneio não foi organizado pela Conmebol, voltando a ser disputado em 2003 em jogo único e campo neutro (pré-definido), entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior, passando ao formato atual (dois jogos nos estádios dos times envolvidos) apenas em 2005.

O Brasil na Recopa:

Os brasileiros já conquistaram a Recopa em seis oportunidades. Em 1993 e 1994 o São Paulo de Telê Santana, que ganhou tudo naquela época, ganhou também a Recopa, jogando em 1993 contra o Cruzeiro (campeão da Supercopa Libertadores de 1992) e contra o Botafogo em 1994, quando o São Paulo nem precisava disputar a Recopa, uma vez que havia ganho a Libertadores e a Supercopa de 1993. O Botafogo entrou como convidado por ganhar a Copa Conmebol de 1993.

Em 1996 foi a vez do Grêmio, campeão da Libertadores de 1995, vencer o Independiente em jogo único, realizado em Kobe, no Japão. Voltando ao sistema ida e volta o Cruzeiro bateu o River Plate em 1998 e foi o terceiro time a levantar a taça da Recopa Sul-Americana.

Nesse século o Internacional foi o único clube brasileiro a ganhar a Recopa, fazendo isso por duas vezes. Em 2007 o Inter bateu o Pachuca do México (apesar do México não ser da América do Sul, o Pachuca foi sim o campeão da Sul-Americana de 2006) e agora em 2011 repetiu o feito contra o Independiente.

Curiosidade é o fato de que todos os brasileiros que ganharam a Recopa foram campeões da Libertadores no ano anterior e nunca da Sul-Americana (ou Supercopa até 1998).

Além desses títulos fomos vices em 1992/93 com o Cruzeiro, 1994 com o Botafogo, 2006 com o São Paulo e 2009 com o Internacional.

A Recopa no Ranking:

A conquista da Recopa Sul-Americana valerá ao campeão 1.000 pontos no ano de sua conquista e sofrerá o mesmo critério de depreciação dos demais títulos. Por se tratar de um título disputado apenas entre duas equipes, em dois jogos, o vice campeonato não será premiado com pontuação.

A pontuação foi definida obedecendo o critério de importância da competição e status da conquista para o torcedor em geral.

A inclusão desse torneio não alterou as posições dos clubes no Ranking Geral, permanecendo o São Paulo em primeiro, agora com 24.832,25 pontos, Internacional em segundo com 19.440,13 pontos e o Grêmio em terceiro com 17.609,13 pontos.

Comente esse post: