A nova Copa do Brasil e o começo do Mundia de Clubes

Posted: 07/12/2011 in Uncategorized

Na semana passada foi veiculada na mídia, com certa discrição, a notícia que a Copa do Brasil será disputada em um novo formato, passando a ser disputada de março à novembro e incluindo os times que estiverem disputando a Taça Libertadores no mesmo ano.

Sensacional a notícia, embora seja apenas à partir de 2013.

Além disso, no novo formato a Copa do Brasil passará a contar com 86 equipes participantes, o quê, certamente, dará mais oportunidades aos clubes menos tradicionais, que geralmente aparecem bem nesse tipo de campeonato “mata-mata”, como por exemplo os casos de Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista de Jundiaí (2005).

O inchaço se justifica para que, ao final da Libertadores, os seis clubes que estiverem em sua disputa possam somar com os 10 que vierem já disputando a Copa do Brasil e assim formarem oito chaves para a disputa das Oitavas de Final.

Essa decisão corrige um erro histórico e de calendário que ocorre no futebol brasileiro desde o início desse século, onde por uma questão de conflito de datas a solução encontrada na época fora a exclusão dos times classificados à Libertadores da Copa do Brasil.

É como punir alguém por algo que ele tenha feito de bom. Desde então nenhum time teve a possibilidade de conquistar a Copa do Brasil duas vezes seguidas (ou seja, ser bicampeão).

A única questão que ficou sem entendimento da minha parte é se tivermos apenas cinco equipes classificadas para a Libertadores, quem irá preencher essa sexta vaga das oitavas? O presidente da CBF disse na sua entrevista que ela será preenchida pelo clube melhor colocado no Ranking CBF (eles poderiam usar o nosso ranking, que é bem mais completo). Veremos como ficará isso na prática.

A princípio gostei da notícia!

O Mundial começou:

Começou hoje com o jogo entre o campeão japonês Kashiwa Reysol eliminando por 2×0 o campeão da Oceania, Auckland City. Agora o campeão japonês irá enfrentar o representante da Concacaf, o Monterrey do México.

Interessante que muitos torcedores questionam a validade da participação do Corinthians no Mundial de 2000, onde o clube paulista foi campeão, pois o mesmo entrou como representante do país sede, campeão do campeonato nacional do ano anterior. E o mesmo critério que levou à participação do Kashiwa Reysol nessa edição do Mundial.

Apesar da ínfima possibilidade, torceremos para que o time da casa não seja campeão, pois assim terá o seu título questionado também.

O Santos já se encontra em solo japonês, coisa que seu maior adversário ainda não fez. É sempre assim, os times europeus chegam dando pouca importância, pouco destaque, mas no fundo sabem que é um título gostoso de se ganhar.

Esse blogueiro acredita numa final histórica entre Santos e Barcelona e gostaria de ver o título do Alvinegro Praiano, embora não confie na capacidade da defesa Santista em parar o ataque catalão.

Vamos ver.

Se vencer o Mundial o time do técnico Muricy Ramalho somará mais 5.000 pontos em nosso Ranking e terminará o ano na segunda colocação, atrás apenas do Tricolor do Morumbi.

Um feito para quem começou 2011 em oitavo.

Comente esse post: