Agora quem dá a bola é o Barça

Posted: 19/12/2011 in Uncategorized

Foi um massacre o jogo de ontem!

Eu iria escrever ontem mesmo sobre o que aconteceu no estádio em Yokohama, mas preferi esfriar a cabeça, assistir aos melhores momentos novamente e, com calma, escrever sobre a decisão do título mundial.

Sobre o jogo em si não há muito o que falar. O Barcelona mostrou porquê é a base da Seleção Campeã Mundial e Européia, e porquê é considerado como uma nova Laranja Mecânica, ou algo que o valha.

Ao Santos coube o papel de espectador privilegiado de um jogo que prometia ser emocionante, mas que foi sim uma fácil e traqüila goleada.

Mas, analisemos, por quê que esse jogo se transformou nessa fácil goleada. Não era o Santos o melhor time das Américas, aquele que encantou o futebol brasileiro nos últimos dois anos?

Não, não era. É! O Santos é o melhor time das Américas, ainda tem aquele futebol maravilhoso e sim, Neymar ainda é um puta craque.

Porém o Barcelona está revolucionando o futebol mundial, não tem apenas um craque e estava numa noite inspirada, coisa que o Santos não estava.

Temos também o fato do Mundial ser disputado no final da nossa temporada e no meio da temporada deles. Nossos jogadores chegam ao Mundial esgotados, talvez sem poder render tudo aquilo que renderia normalmente. Ou você acha que o Santos esqueceu de jogar bola? E se esse jogo fosse logo após a definição dos campeões da Libertadores e da Champions League, será que o jogo seria decidido tão facilmente?

Além disso, não sei porquê, mas o Muricy resolveu mudar o time sem nem antes treinar a formação que ele colocou em campo. Pra que fazer isso? Por quê não colocou o time com a sua formação clássica, no 4-4-2 com o Elano ajudando o Ganso na armação? Por falar em Ganso, onde ele esteve nanoite de ontem (nossa manhã)? O cara praticamente não entrou em campo…

E, pra finalizar, eu sei que é um risco você colocar seu time titular para disputar todos os jogos do Brasileirão, e risco maior ainda é entrar nesses jogos para ganhar. Mas será que isso não faz falta? O Santos, desde que ganhou a Libertadores, entrou de férias para esperar o Mundial. Fez alguns jogos muito bons no Brasileirão, principalmente contra o Flamengo na Vila, mas na grande maioria das vezes o time entrou apático, sem vontade.

Esse é um grande mal do futebol brasileiro. O time que garante sua vaga na Libertadores do próximo ano, ou no Mundial do mesmo ano, pára de jogar como se nada mais importasse. Há excessões, como o Vasco nesse ano, mas a regra é geralmente essa. Será que isso não fez falta ao time da Vila?

De qualquer forma, pelo o que vimos no campo, seria humanamente impossível parar aquele Barcelona. A pergunta que fica é: quem vai pará-lo?

Com o vice-campeonato Mundial o Santos soma mais 2500 pontos em nosso Ranking e chegamos ao final de mais uma temporada do futebol brasileiro.

Amanhã irei postar um resumo dos principais clubes e a atualização do Ranking com a pontuação do Mundial.

Comente esse post: