Atualizando e finalizando o Ranking de 2011

Posted: 20/12/2011 in Uncategorized

O ano já acabou para o futebol brasileiro e agora é hora de atualizarmos e publicarmos o Ranking Final de 2011, fazendo uma breve análise do desempenho dos 12 maiores clubes brasileiros e apontando alguns outros destaques do ano no futebol nacional.

Antes de mais nada quero agradecer aos amigos que por aqui estiveram, que leram e se interessaram pelo meu novo hobby. A idéia desse Ranking surgiu em 2008 e só esse ano finalizei e publiquei. Mesmo após publicar ainda houveram algumas alterações que os leitores puderam acompanhar e, agora, espero estar com a versão definitiva, embora saiba que não há nada definitivo em nossas vidas.

Após essa publicação o blog entrará em férias, retornando com o início das disputas em 2012 (estaduais e pré-libertadores), acompanhando, sempre que possível, as notícias do mundo do futebol.

Vamos lá, ver quem melhor se saiu em 2011!!!

Desempenho dos 12 grandes:

Vou analisar por ordem de pontuação conquistada (ou menor pontuação perdida) no ano que passou:

Santos FC: O grande campeão do ano. Apesar da histórica goleada sofrida na final do Mundial de Clubes, o Santos foi, sem dúvida alguma, o melhor time do futebol brasileiro no ano. Conquistou o bi paulista, sua terceira Libertadores e de quebra pontuou no Brasileirão e foi vice Mundial. Um ano quase perfeito que rendeu ao Santos 6.200 pontos que, subtraindo-se a depreciação dos anos anteriores, equivaleu a 5.060,5 pontos a mais em relação a 2010. Um dos melhores desempenhos em um único ano, que fez com que o time da Vila mais famosa fosse da 8a. colocação em 2010 para a 3a. posição nesse ano.

Vasco da Gama: Outro grande vitorioso no ano, o Vasco fez o que poucos clubes se atrevem a fazer: apesar de ter ganho a Copa do Brasil e garantido sua vaga na Libertadores de 2012 já no primeiro semestre, disputou o Brasileirão até a última rodada e acabou sendo vice campeão nacional. Além disso por pouco não pontou também na Sul-Americana, onde chegou à semi final e acabou eliminado pela La U. Pra quem vinha de uma década pífia, foi um ano e tanto para os Cruzmaltinos. Com isso o Vasco somou 2.350 pontos e, descontando a depreciação dos anos anteriores, ficou com 1.942,63 pontos a mais que no ano passado.

Corinthians: O campeão brasileiro de 2011 teve um começo de ano horroroso após ser eliminado pelo Tolima na fase pré-libertadores e após isso só teve dois campeonatos para se preocupar: o Paulista, onde foi vice, e o Brasileirão. Um bom desempenho, embora se esperava mais da equipe que no começo do ano contava com Ronaldo e Roberto Carlos e depois contratou Alex e Adriano. O Timão somou 2000 pontos no ano e agregou 1.016,13 descontando-se a depreciação. O Timão perdeu uma posição no Ranking, caindo de 5o. para 6o. lugar.

Internacional: Campeão gaúcho e da Recopa Sul Americana de 2011, o Inter teve um ano cheio de altos e baixos, mas com um resultado muito bom. Se o time decepcionou na Libertadores e no Brasileirão, ao menos manteve-se em segundo em nosso Ranking, ganhando 2000 pontos e garantiu vaga na Libertadores de 2012 com a 5a. colocação no Brasileirão. Por ter depreciado muitos pontos da Libertadores do ano passado, onde foi campeão, o Inter somou apenas 90 pontos à pontuação de 2010.

Flamengo: O campeão Carioca de 2011 chegou como favorito ao Brasileirão, principalmente pelo elenco recheado de estrelas e pelo início invicto de mais de 15 rodadas. Mas perdeu o gás no meio do campeonato nacional e ficou na 4a. colocação, ao menos garantindo vaga na Libertadores de 2012. O Mengão ganhou 1.200 pontos, sendo que desses apenas 126,5 foram somados à pontuação do ano anterior. O Fla caiu da 6a. para a 7a. posição no Ranking.

Fluminense: O Tricolor das Laranjeiras foi a grande sensação do segundo turno do Brasileirão e só. Não foi bem na Libertadores, onde foi eliminado nas oitavas de final, e no Carioca conseguiu ser eliminado pelo Boa Vista na semifinal do primeiro turno. Ao menos garantiu a terceira colocação no nacional e a conseqüente vaga na Libertadores de 2012. Os 900 pontos ganhos no Brasileirão não impediram que o desempenho do Fluzão fosse negativo e o time perdesse 134,75 pontos em relação ao ano passado. Termina o ano na mesma colocação do ano passado, em 10o.

São Paulo: O time do Morumbi foi o terceiro time que mais perdeu pontos nesse ano. A fraca campanha na Copa do Brasil, a eliminação na semi-final do Paulista e a 6a. colocação do Tricolor no Brasileirão não impediram que o time perdesse 907,38 pontos em relação ao ano passado. Mesmo assim, o São Paulo continua líder do Ranking com mais de 6000 pontos a frente do segundo colocado e completou o sexto ano seguido que aparece entre os 10 melhores do Brasileirão.

Botafogo: O time carioca somou 300 pontos com a 9a. colocação no Brasileirão e perdeu 250,75 em relação ao ano passado. Segue sendo o pior entre os 12 maiores clubes nacionais e viu sua vantagem para o 13o. colocado do Ranking cair de quase 1800 pontos para pouco mais de 1500 pontos.

Cruzeiro: Quase rebaixado para a Série B do Brasileirão desse ano, a Raposa somou 200 pontos da conquista do Mineiro no início do ano e mais nada. Eliminado nas oitavas da Libertadores, onde era tido como um dos favoritos, teve um desempenho horroroso no Brasileirão e foi o time que mais pontos perdeu no Ranking desse ano: 1227,63. Caiu da quarta para a quinta colocação e viu o Corinthians, sexto colocado, encostar.

Três times não conqusitaram pontos esse ano e tiveram apenas a depreciação dos anos anteriores movimentando sua pontuação:

Grêmio: Segundo time que mais perdeu pontos no ano, 1193,25 no total, o Tricolor Gaúcho perdeu também a terceira colocação no Ranking para o Santos e viu seu arqui-rival distanciar-se mais ainda na liderança do Ranking estadual.

Palmeiras: Perdeu 867,88 pontos esse ano e viu seus rivais estaduais distanciarem mais ainda. O Palestra vem de uma década muito ruim, salva apenas por algumas aparições entre os 10 melhores do Brasileirão e em algumas edições da Libertadores e pelo título Paulista de 2008. Muito pouco para um time desse porte.

Atlético Mineiro: Apesar de perder 419,75 pontos e de não conquistar nem o estadual desse ano a torcida Atleticana tem mais motivos para rir do que para chorar. Se seu time não foi bem novamente nesse ano, seu rival também não foi nenhuma maravilha e escapou do rebaixamento apenas na última rodada. O Galo permanece na 11a. colocação do Ranking em 2011.

Outros destaques:

O maior destaque dos times considerados menores foi o Coritiba. O Coxa ganhou 1.225 pontos nesse ano e somou mais de 900 à pontuação do ano passado. Desde o vice-campeonato do Furacão na Libertadores de 2005 que um time Paranaense não somava tantos pontos. Com essa campanha o Coritiba subiu da 15a. para a 13a. colocação no Ranking, desbancando o seu rival Atlético do posto de melhor clube fora do G12.

Outros desques ficam por conta do Figueirense, com uma ótima campanha no Brasileirão de 2011, e com o Ceará e Avaí que, apesar de rebaixados no Nacional, foram semi-finalistas da Copa do Brasil (e o Vozão ainda ganhou o estadual) e ambos tiveram um ano acima de suas expectativas.

Uma menção honrosa também para o Bahia de Feira de Santana – BA, o Real-RR, o Independente do Pará e o Espigão de Rondônia, que conquistaram seus estaduais pela primeira vez ganharam seus estaduais e apareceram em nosso Ranking.

Para ver o Ranking completo clique aqui. Temos também agora o Ranking por Competições, onde mostramos o desempenho de cada clube separadamente por campeonato. Para visualizar o Ranking por Competições Internacionais e Nacionais clique aqui e aqui para ver o desempenho nos Estaduais.

Comente esse post: