O começo do que realmente importa! (e a depreciação do Ranking)

Posted: 24/01/2012 in Uncategorized

Amanhã começa, de verdade, a temporada de 2012 para o futebol brasileiro. Dois times iniciarão nessa quarta-feira a disputa pela Taça Libertadores de América, ainda na sua fase denominada Pré-Libertadores.

Flamengo e Internacional entram em campo não só para não repetir o vexame dado pelo Corinthians no início de 2011, quando foi eliminado pelo Tolima nessa fase, como para garantir seus lugares na fase de grupos e partirem em busca do título.

Flamengo contra a altitude de Potosí e o Real local e o Inter contra o já tradicional (e campeão em 2004) Once Caldas duelam como favoritos na opinião desse blogueiro e devem passar para a fase seguinte da Libertadores.

O blogueiro também já quer arriscar seu palpite e aposta em três equipes como sendo favoritas ao título continental: o Santos, atual Campeão do torneio e Vice Mundial; o Boca Juniors por toda sua tradição no campeonato; e o Universidad de Chile, que terminou o ano passado jogando o melhor futebol na América do Sul e conquistando o título da Sul-Americana.

Além desses times temos os já tradicionais Peñarol e Nacional, do Uruguai, Olímpia do Paraguai, Vélez da Argentina, fora os brasileiros Inter, Vasco e Flamengo (todos já campeões ao menos uma vez).

O leitor amigo pode questionar: “ué, não vai colocar o seu Corinthians como favorito?”. Apesar de torcer como sempre para que o Timão seja campeão da Libertadores, não acredito, ao menos, que ele entre na lista de principais postulantes ao título. Podemos dizer que o Corinthians é o azarão desse ano.

Depreciando o Ranking:

No período de férias, e com muito tempo livre, fiz uma análise da depreciação que cada equipe vai sofrer ao longo do ano em nosso Ranking. O resultado não surpreendeu muito, pelo menos com relação ao time que mais depreciará esse ano: Santos Futebol Clube.

O Alvinegro Praiano perderá a bagatela de 2.321 pontos no decorrer do ano. Ou seja, caso o Santástico não pontue em nenhum campeonato que disputar (alguém aí acredita que isso possa acontecer?) o Santos terminará o ano com 15.863,75 pontos, exatamente 2.321 pontos a menos do que inicia a temporada.

O resultado já era esperado, uma vez que o Santos foi o time que, de longe, mais pontuou em 2011.

A lista com as maiores depreciações segue com:

2. – Internacional: -1.732,13 pontos;
3. – Corinthians: -1.266,63 pontos;
4. – São Paulo: -1.206,38 pontos;
5. – Flamengo: -1.120,50 pontos;
6. – Cruzeiro: -1.107,13 pontos;
7. – Vasco da Gama: -951,13 pontos;
8. – Grêmio: -889,00 pontos;
9. – Fluminense: -855,75 pontos;
10. – Palmeiras: -665,88 pontos.

A depreciação dos pontos no Ranking serve como estímulo para que aqueles que foram bem em um ano tentem se manter bem no ano seguinte e para evitar que times que surgem “do nada” e se dêem bem durante uma ou duas temporadas tenham o mesmo reconhecimento daqueles que estão sempre disputando os títulos, entrando para ganhar.

Caso o leitor tenha interesse em saber como funciona a depreciação, clique no link “Como Funciona o Ranking” no menu ao lado.

Comente esse post: