Seis times e um sonho!

Posted: 07/02/2012 in Uncategorized

Hoje, sem nenhum alarde, sem nenhuma campanha publicitária, como se fosse mais um dia comum ao futebol sulamericano, começa de fato a disputa da Taça Libertadores de América 2012. Um pecado do ponto de vista comercial e de marketing que a Conmebol insiste em repetir.

Possívelmente os torcedores mais desavisados nem perceberam que hoje começa a disputa do sonho dourado de conquistar a América. Tudo por conta da falta de profissionalização na administração do produto Libertadores.

Bem, mas isso é, em geral, regra na América do Sul e não é a intenção desse post.

Hoje, às 22 horas, o Tricolor Carioca entra em campo no Engenhão para enfrentar o Arsenal da argentina (que, diferente do homônimo inglês, não bota medo em ninguém). Amanhã é a vez do Vasco receber o tradicional Nacional do Uruguai e na quinta é a vez do Inter pegar o Juan Aurich, do Perú, no Beira-Rio.

Flu e Corinthians buscam seu primeiro título. Vasco e Flamengo lutam pelo bi. Internacional quer seu terceiro título (seria um feito conquistar três vezes em menos de dez anos) e o Santos, atual campeão, luta para ser o maior brasileiro na Libertadores e conquistar seu quarto título.

À favor dos brasileiros está o fato de, das últimas 20 edições do torneio, termos participado de 17 finais, e tendo conquistado 10 títulos. Além disso desde 2005 ao menos um time nacional disputou a final, sendo que em 2005 e 2006 fizemos campeão e vice!

Contra os brasileiros existe o fator Boca Jrs., além, é claro, dos outros times argentinos. Nos últimos doze anos o Boca foi campeão do torneio 4 vezes, um feito que se torna maior ainda se lembrarmos que o time xeneize não participou das últimas duas edições da Libertadores. Além disso o time de Ramón Riquelme é um velho algoz de brasileiros (que o digam o Santos de 2003 e o Palmeiras de 2000).

Como já postei anteriormente, pra mim são três times os grandes favoritos ao título desse ano: o próprio Boca Jrs., que entrou na edição desse ano por ter sido campeão invicto do torneio Apertura; O Universidad de Chile, que terminou 2011 jogando um belo futebol e conquistando a Copa Sul-Americana de forma invicta; e o Santos, atual dono do título continental e o melhor time sul-americano do ano passado.

Em terras brasilis seis torcidas acompanharão, torcerão, sofrerão e, quem sabe, uma delas gritará “É Campeão!” em julho. Como diria o velho ditado, a Libertadores separa homens de meninos…

Um pouco sobre os estaduais:

No último final de semana tivemos os primeiros clássicos do ano. Apesar de ainda estarmos num clima de pré-temporada, os campeonatos estaduais mexeram pela primeira vez com o brio de suas maiores torcidas. Inter 2×2 Grêmio, Palmeiras 2×1 Santos (num jogo morno que só esquentou quando a temperatura ambiente amornou), Flamengo 0x0 Botafogo, Atlético-GO 0x1 Goiás, Operário 0x2 Nacional (Amazonas) e Náutico 2×2 Santa Cruz foram os primeiros clássicos disputados nesse ano.

Nenhum resultado surpreendente, nada que fosse digno de nota, mas que vale apenas para constar como um jogo potencialmente atrativo e importante se torna, na maioria dos casos, um jogo qualquer. Excetuando-se da lista acima o jogo entre Operário e Nacional, pelo campeonato Amazonense, os outros jogos se tornariam mais importantes, mais atrativos, se houvessem menos confrontos entre os times participantes durante o ano.

É aquela velha história, por quê grande parte dos torcedores vão a um Santos x Palmeiras que nada vale, se poderiam ir a um que valesse de verdade!

Comente esse post: