Pra quê serve o título da Taça Guanabara?

Posted: 27/02/2012 in Uncategorized

Como muitos de vocês já devem saber, ontem o Fluminense venceu o até então invicto Vasco da Gama, por 3 a 1 e conquistou o título da Taça Guanabara, depois de 19 anos sem conquistá-la.

Mas, caro leitor, pra quê mesmo serve essa conquista?

Além da já propagada vaga na final do campeonato e a possibilidade de nem disputar a final, caso o Tricolor vença também a Taça Rio, a conquista da Taça Guanabara de nada mais vale. Pra mais nada serve.

A confusa história do campeonato estadual do Rio de Janeiro se mistura com a própria história do estado e da Cidade Maravilhosa.

Antes da inaguração da Ilha da Fantasia (Brasília), o Campeonato Carioca era disputado apenas por times da cidade do Rio de Janeiro (vem daí o nome do estadual, uma vez que o gentílico de Rio de Janeiro estado é Fluminense). O estadual, no caso, era a tal Taça Guanabara, pois a cidade do Rio de Janeiro ficava no estado da Guanabara, que fazia mais o menos o papel que o Distrito Federal faz hoje.

Depois da fusão dos estados, da declaração da cidade do Rio como capital do estado (antes a capital do estado do Rio de Janeiro era Niterói), o campeonato estadual passou a integrar os times do interior e, como uma forma de separação, foi incluído no calendário a Taça Rio e os campeões de cada “Taça” decidiam o estadual.

Atualmente, apesar de não ser à favor da disputa dos campeonatos estaduais, acho que a fórmula mais interessante de disputa desses torneios é a do Campeonato Carioca. Por haver decisões de turnos, geralmente com clássicos entre as grandes equipes do estado, a emoção do torcedor e sua presença torna-se mais constante. Além disso, a possibilidade de uma dessas disputas ser na decisão por pênaltis (como foi a semi-final entre Flu e Botafogo), traz mais emoção ao campeonato.

Pena que por aqui o campeonato estadual tenha uma fórmula tão chata de disputa, que só traz alguma emoção no final do torneio.

Enquanto o Flu garantia o “título” da Taça Guanabara, o Grêmio conseguia perder sua classificação para a final do primeiro turno do estadual Gaúcho, para o Caxias, após ter eliminado seu arqui-rival na fase anterior, em pleno Beira-Rio.

Com isso o primeiro turno do estadual será decidido entre o Caxias (que já tem um título do estadual) e o Novo Hamburgo, e o vencedor do turno também garante vaga na final do estadual.

No estadual Paranaense o Atlético-PR conquistou o primeiro turno (jogado em pontos corridos) e garantiu a classificação para a final do estadual. Se conquistar o segundo turno garante o título sem necessidade de disputa da final.

O mesmo ocorreu no Catarinense, com a conquista do turno pelo Figueirense e, do mesmo modo, a vaga na final.

Em disputa parecida com dos estaduais Carioca e Gaúcho, o estadual do Rio Grande do Norte definiu seu campeão do primeiro turno nesse final de semana. O ABC de Natal foi o Campeão do turno e, como em todos os outros, garantiu sua vaga na final do estadual.

E para finalizar esse post, teve início nesse final de semana o importante campeonato de Tocantins, onde o Gurupi entra em campo para tentar o inédito Tri-Campeonato!

Comente esse post: