E aí Palmeirense, você quer o Wesley no seu time?

Posted: 28/02/2012 in Uncategorized

Nesse último final de semana o assunto que mais me chamou a atenção no futebol paulista foi a campanha lançada pelo Palmeiras para a contratação do volante Wesley, ex Santos e Atlético Paranaense.

O fato inusitado dessa campanha é a convocação da torcida para participar com dinheiro na contratação do jogador. Algo um tanto inusitado, inovador e estranho à primeira vista.

A campanha é realizada por um site chamado MOP (My Own Player, ou Meu Próprio Jogador) e não é uma exclusividade Palmeirense, uma vez que tanto Corinthians (no caso Christian) quanto São Paulo (no caso Nilmar) tentaram negociar com esse mesmo site.

Mas nenhum dos outros grandes do chamado Trio de Ferro Paulista havia lançado oficialmente a campanha. O Palmeiras lançou!

Lançou e já arrecadou mais de vinte mil reais, uma quantia quase irrisória perto do valor necessário para a compra (mais de R$ 20 milhões), mas que representa mais de duzentas cotas de cem reais vendidas.

Mas, e aí torcedor, você compraria uma cota dessa?

Eu, particularmente, sou contra esse tipo de campanha e não participaria. Primeiro porquê ao comprar a cota eu não recebo nada em troca, ou seja, não é um investimento como, por exemplo, investir em ações. Quando o jogador for vendido, se for, quem comprou sua cota não receberá um centavo sequer de volta. O dinheiro vai todo para os cofres Palestrinos, ou sabe-se lá para a mão de quem.

Mas, mesmo que essa cota fosse uma participação dos direitos federativos do jogador, ainda assim não sei se eu compraria. Imagina se o infeliz sofre uma série de lesões, não consegue boas seqüências e sai do Palmeiras direto para o XV de Piracicaba??? Tô fora…

Outra pergunta ao fanático torcedor Palmeirense: você gostou dessa campanha do seu time?

Apesar do apelo popular, de invocar o amor do torcedor pelo seu time, não acredito que esse tipo de campanha seja positiva, nem para o clube, nem para o futebol brasileiro.

O clube tem diversas formas de arrecadar dinheiro, desde cotas de patrocínio, bilheteria, cotas de TV, até uma infinidade de produtos que são consumidos com voracidade por muitos torcedores. Pedir esmolas para os torcedores, definitivamente não é a forma mais inteligente e mais esperta para se arrecadar.

Além disso, estamos falando do Wesley, um volante que até teve um certo destaque naquele timaço do Santos de 2010, mas só.

Pô, se a campanha fosse pra trazer um craque de primeira linha, nem digo um Messi ou um C. Ronaldo, não é isso, mas para fazer uma mobilização dessa teria que ser um craque de renome, alguém com passagens por sua seleção (seja Brasileira, Alemã, Espanhola, Argentina) e que chegasse para resolver, não apenas para somar.

Estamos falando do Palmeiras, um dos maiores clubes de futebol do Brasil, da América do Sul, e certamente um dos mais tradicionais do Mundo. Um clube que representa o amor de mais de 7 milhões de torcedores, muitos deles chatos pra caramba, é verdade, mas que não pode se deixar lançar uma campanha dessa por um jogador tão normal.

Sei lá, se fosse o Corinthians no caso Christian, ou o São Paulo no caso Nilmar eu teria a mesma opinião, pois esses também são clubes gigantes e jogadores normais.

Comente esse post: