Semi-finais da PAZ no Paulistão

Posted: 13/04/2012 in Uncategorized

Não sou muito à favor dos campeonatos estaduais por vários motivos, mas para resumir acho que o tamanho comercial que o futebol tomou no nosso país não suporta mais campeonatos com tão baixo nível técnico e tão pouco apelo emocional como a maioria dos estaduais tem demonstrado.

Por isso que pouco escrevo sobre os resultados de suas partidas, ou sobre qualquer coisa que os envolva. Prefiro deixar chegar mais próximo das finais, onde aperece um pouco de emoção, para poder falar sobre eles.

Dessa vez vou abrir uma exceção, por conta de uma idéia que me passou pela cabeça depois de mais duas mortes no dia do clássico Corinthians x Palmeiras, coisas dessas que um ser humano de bem não pode conceber, como não concebo, e que há mais de vinte anos vem sendo tratado com pouco caso pelas autoridades, tanto policiais, quanto aquelas que organizam o espetáculo.

Futebol não é guerra! Não deveria morrer ninguém, seja Palmeirense, Corinthiano, Santista, São Paulino ou qualquer outra agremiação que a pessoa possa torcer…

Como é presumível, acredito que os quatro times grandes do estado irão fazer as semifinais do campeonato, assim como foi no ano passado. Caso isso ocorra, e apenas se esse favoritismo se confirmar, proponho aos dirigentes e autoridades de segurança pública uma idéia bastante possível de ser realizada: as Semifinais da Paz!

Consistiria no seguinte: os dois jogos ocorreriam no mesmo dia, no mesmo estádio (no Morumbi seria o mais óbvio), um às 16 horas e outro às 18hs30min. Pô, mas aí que teria morte pra caramba, você pode dizer.

Sim, mas não seria só essa medida: dentro do estádio não teria divisão de torcidas e ninguém, fora os jogadores e membros da comissão técnica, absolutamente ninguém poderá entrar no estádio portanto qualquer identificação clubística: seja camisa, shorts, lenço, blusa, bandeira, meia… nada, absolutamente nada que te identifique como Corinthiano, Palmeirense, São Paulino ou Santista.

Além disso, os portões do estádio se fechariam às 16hs20min, e após esse horário ninguém poderia entrar mais, para evitar uma possível identificação do torcedor que ficar esperando fora do estádio.

Na minha idéia os ingressos para essa semi-finais custariam o mesmo preço para todos os setores do estádio, só poderiam ser comprados via internet (para evitar que bandidagem organizada tenha acesso mais fácil aos ingressos) e homens entre 16 e 50 anos só entrariam acompanhados de uma mulher ou uma criança (para caso de homens com mais de 18 anos).

E ainda proponho mais: como seriam jogos em celebração à paz, todos deveriam ir de branco ao estádio (única cor comum aos quatro grandes times).

E então, que tal? O que o amigo leitor acha? Possível, impossível, improvável?

Cada um tem sua opinião à respeito, mas se você concordar compartilhe essa idéia… Como faltam duas semanas para a disputa das semi-finais, talvez consigamos fazer barulho suficiente para mudar alguma coisa.

Chega de mortes no futebol! É possível conviver em harmonia torcendo para times diferentes. Meus melhores amigos não torcem para o mesmo time que eu…

Comentários
  1. Anonymous diz:

    Olha amigo, sua busca por paz é algo que todos deveriam fazer, mas não acredito que so isso faça diferença. Proibir as camisas não irá impedir que os torcedores gritem e apoiem seus times e isso, naturalmente, faria a divisão do público, causando uma enorme confusão. O problema nos estádios não é a identificação, mas uma coisa maior que vem de fora = impunidade e falta de segurança pública. Juntar todos entrando e saindo do MESMO estádio seria EXTREMA LOUCURA.

  2. Marcelo diz:

    Pois é amigo Anônimo, não tiro sua razão. Apenas uma observação, entrar sem camisa não impedirá ninguém de gritar, mas dificultará na formação de grupos, ainda mais grupos distintos com vontade de brigar no mesmo setor do estádio.Dificultará, mas certamente não impossibilitará.

Comente esse post: