Os estaduais começando a ficar interessantes

Posted: 16/04/2012 in Uncategorized

Depois de quase três meses com pouca ou nenhuma emoção, eis que os estaduais começam a ganhar um pouco de interesse à partir de agora.

Segue abaixo um resumo dos principais(?) campeonatos:

Paulista:

Depois de uma fase longa e extremamente sem graça, oito times lutam pelo título: Corinthians, São Paulo, Santos, Guarani, Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino e Ponte Preta se classificaram, nessa ordem, para as finais.

Finais essa que serão disputadas em três fases: quartas de final, em jogo único e caso de empate disputa por pênaltis, semi-finais, também em jogo único e disputa por pênaltis em caso de igualdade e a grande final, jogada em duas partidas e com o time que fizer a melhor campanha até as semi-finais com a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Chance de ter dois clássicos na semi-final: Corinthians x Palmeiras e São Paulo x Santos. Aparentemente esses serão os confrontos, porém há muita desconfiança com relação à classificação do Palmeiras que, depois da derrota para o Corinthians no clássico da primeira fase, vive péssimo momento no campeonato e chega desacreditado às finais.

Vergonha mesmo foi da Portuguesa que conseguiu ser rebaixada para a Série A2 do Paulistinha pouco mais de quatro meses depois de ganhar brilhantemente a Série B do Brasileirão. Vai entender…

Carioca:

Classificados para as semi-finais da Taça Rio Bangú, Botafogo, Vasco e Flamengo duelam para ver quem enfrentará o Fluminense na final do estadual.

O estadual do Rio quase vive uma situação inusitada: o Bangú poderia ser rebaixado e ainda sim disputar o título. Para isso, bastava o time Alvi-rubro empatar seu último jogo, contra o Resende (resultado foi 3×0 para o Bangu) e o Fluminense não vencer o seu jogo contra o Olaria (Flu ganhou por 5×1) que o time do Bangu ser matematicamente rebaixado e, pelo regulamento esdrúxulo, ainda sim se classificar para as finais da Taça Rio.

Sorte que nada disso aconteceu e o time do interior irá enfrentar o Botafogo em uma das semi-finais. Na outra teremos o Clássico dos Milhões, entre Vasco e Flamengo. Chance do time Cruzmaltino afundar de vez o rival Rubro-Negro, ou do Fla se recuperar e tentar salvar o primeiro semestre com o título Carioca.

Mineiro:

Atlético x Tupi, Cruzeiro x América serão as semi-finais do torneio estadual com a menos pior forma de disputa. 12 times iniciaram o campeonato jogando em turno único e os quatro primeiros se classificam para fazer as semi-finais e as finais em jogos de ida e volta.

Atlético e Cruzeiro jogam pela vantagem de dois empates para passarem às finais.

Apesar de ter o menos pior regulamento é visível que nada de tão novo acontecerá nas Minas Gerais.

Gaúcho:

Na mesma toada do Carioca, o Gaúcho está ainda decidindo o segundo turno, para só depois ver quem é o campeão estadual. Internacional x Veranópolis e Grêmio x Canoas fazem a semi-final da Taça Farroupilha e, se der a lógica, teremos um Gre-Nal na final do segundo turno.

Quem está de olho e só esperando para disputar a final do estadual é o Caxias, que venceu a Taça Piratini (1o. Turno) e aguarda o vencedor desse turno para a grande decisão.

Ao menos no Gaúcho desse ano é possível que tenhamos algum time pequeno se consagrando.

Bahiano:

Vitória da Conquista x Bahia e Feirense x Vitória serão as semi-finais do estadual da Boa Terra. O atual campeão, Bahia de Feira de Santana, não conseguiu sua classificação para a fase final, não terá a chance de defender seu título e ainda terá que torcer contra seu rival de cidade (Feirense) na fase final.

Tirando alguma catástrofe possívelmente teremos mais um Ba-Vi na final do Campeonato Bahiano. Que novidade!

Paranaense:

Ainda disputando o returno, o Coxa segue líder com o Furacão na segunda colocação. Caso o Atlético vença esse turno será considerado o Campeão Paranaense, pois venceu o primeiro turno.

Faltam duas rodadas para o final do returno e a diferença que era de 4 pontos à favor do Coritiba diminuiu para dois pontos nessa última rodada e o próximo jogo é o decisivo clássico entre Coxa e Furacão, no Couto Pereira. Uma vitória dos donos da casa põe o Coritiba na final contra seu arqui-rival. Um empate ou uma vitória do Atlético leva a decisão do turno, e do campeonato, para a última rodada.

Goiano:

Depois de mais uma estúpida morte por causa de futebol, o Campeonato Goiano conheceu nesse final de semana seus quatro semi-finalistas: Goiás, Atlético (ambos com muuuita antecedência), CRAC e Vila Nova se classificaram para a fase final e disputarão em jogos de ida e volta as próximas duas fases.

Os quatro semi-finalistas já foram campeões estaduais e o time do Atlético Goianiense tentará seu tri-campeonato.

Nas semi-finais o Goiás fará o clássico contra o Vila Nova, enquanto que o Atlético e CRAC fazem a outra semi.

Pernambucano:

Náutico x Sport e Salgueiro x Santa Cruz são as semi-finais do estadual de Pernambuco. Depois da primeira fase disputada em turno e returno, Sport e Santa Cruz jogam pela vantagem do empate nessa fase e fazem o segundo jogo em seus estádios.

Promessa de grandes públicos e muita emoção daqui por diante no Pernambucano.

Catarinense:

Semi-finais e finais em dois jogos decidirão o campeão do Catarinense nesse ano: Joinville x Figueirense e Avaí x Chapecoense são os duelos da fase semi-final.

O Chapecoense é o atual campeão e defende seu título, enquanto que o Figueirense defente sua liderança em nosso Ranking por Campeoantos.

Cearense:

Se você chegou até aqui pôde comprovar como os estaduais são chatos e sem quase novidade alguma.

No cearense não é nada diferente: depois de uma primeira fase longa, com 22 jogos, Tiradentes x Ceará e Horizonte x Fortaleza fazem as semi-finais do Cearense 2012. Vantagem de resultados iguais para os grandes da capital, que provavelmente decidirão mais um estadual do Ceará.

Comente esse post: