Os reflexos de três eliminações

Posted: 24/04/2012 in Uncategorized

No último final de semana Corinthians, Palmeiras e Flamengo foram eliminados em seus estaduais, todos pelo placar de 3×2.

Tirante o fato de que ser eliminado nunca é bom, pois acredito que se o time entrou na competição é para vencer, vou tentar analisar os reflexos das três eliminações para as equipes na seqüência da temporada.

Corinthians:

Talvez a eliminação mais supreendente de todas, afinal pouquíssimos “especialistas” apostariam na Ponte Preta, em pleno Pacaembú, ainda mais da forma que foi (quem viu o jogo sabe que se tivesse terminado 4×0 para a Ponte no primeiro tempo não seria nenhum absurdo), a eliminação do Timão pode até ser encarada como uma coisa boa.

Explico: além daquela velha balela de se focar somente na Libertadores, a derrota no domingo serviu para o Corinthians e para muuuitos Corinthianos verem que, apesar de Campeão Brasileiro e de ter terminado a primeira fase do Paulista na primeira colocação, o time do Corinthians não é esse super-time que se vem falando.

A derrota veio para colocar as coisas nos eixos, mostrar que o time de Tite terá muito o que lutar se quiser vencer sua primeira Libertadores e que o Timão não é tão invencível como muitos achavam. Se o Corinthians tem um bom elenco, táticamente vem jogando muito bem e tem uma defesa bem sólida, a derrota de domingo mostrou que falta ao Alvinegro aquele algo mais, aquela diferença que só um craque pode fazer, aquela jogada inspirada que só um ótimo jogador pode criar e que falta ao time Corinthiano.

Não é o fim do mundo, mas acendeu uma luz de alerta a todos no Timão.

Flamengo:

Ser eliminado por um arqui-rival, em um clássico estadual, por mais que doa, pode acontecer. É previsível…

O problema é que essa eliminação veio logo após uma outra eliminação, muito mais doída, na primeira fase da Libertadores e, agora, só restará ao Mengo o Brasileirão.

30 dias de férias forçadas podem até fazer bem ao Fla. O problema é toda insatisfação que vem desde o começo do ano com alguns medalhões do elenco Rubro-negro. E como o Flamengo gosta de investir nesses velhos medalhões do futebol, né? Além de todos que lá já estão, ainda tem a possibilidade de Adriano pintar pela Gávea novamente… vai gostar de encrenca assim lá longe!

Guardadas as devidas proporções, em 2002 um outro time grande, só que de SP, foi eliminado de duas competições no primeiro semestre e, como era ano de Copa do Mundo, eles ficaram parados por mais de dois meses. O que aconteceu? Esse time era o Santos, aproveitou o tempo para reformular o elenco, lançou muitos jogadores da base (entre eles Robinho e Diego) e foram campeões Brasileiros daquele ano e colhem os frutos daquela geração até hoje.

Se te deram um limão, faça uma limonada!

Palmeiras:

Esse talvez seja o caso mais interessante para ser estudado no futebol nacional atualmente.

O Palmeiras além de ter sido eliminado, vem jogando muito, mas muito mal. O time que até outro dia ostentava vinte e não sei quantos jogos invictos, foi eliminado pelo Guarani, jogando em Campinas, e agora só resta a Copa do Brasil (além do Brasileirão, em Maio).

Pode ser que o time de Felipão se recupere, passe de fase na Copa do Brasil e até vença o torneio, o que eu acho improvável, mas alguém aí sabe me dizer o que ocorre com o Palmeiras?

É humanamente impossível falar dessa eliminação Palmeirense sem citar os longos anos de pouco brilho no futebol Alviverde. Desde o título da Libertadores/99, o Palmeiras teve um vice na competição continental em 2000, ficou na semifinal de 2001 e nas quartas em 2009. No Brasileirão o time de Parque Antártica ficou em 4o. lugar em 2004, 2005 e 2008 (quando liderava até as últimas rodadas), e nada mais. Título mesmo só do Paulistão de 2008.

É muito pouco para uma instituição do tamanho do Palmeiras. É muito pouco para a apaixonada torcida Alviverde!

O Palmeiras precisa de títulos. Mesmo que seja dos famigerados estaduais, a torcida Alviverde precisa de títulos.

Pior que, com esse elenco, nem torcida, nem imprensa, e acho que nem a diretoria e os próprios jogadores estão confiantes que os títulos venham. Essa eliminação precoce no estadual, além do mal futebol apresentado, vai botar mais pressão no time de Felipão. Será que o time do Palmeiras está preparado para agüentar essa pressão?

Essa pressão tem tudo para atrapalhar o Palmeiras na seqüência da Copa do Brasil. O Palmeiras tem que passar, e bem, pelo Paraná, pois na próxima fase a pedreira vai ser grande. Ou Cruzeiro ou Atlético-PR estão no caminho do Alviverde.

Dureza, e com pouco tempo para reconstruir o que vinha sendo feito antes de perder a invencibilidade.

Comente esse post: