O Brasileirão de ressaca

Posted: 21/05/2012 in Uncategorized

Apesar de ser o mais importante campeonato do país, o Brasileirão 2012 começou, como vem sendo regra nos últimos anos, sem nenhum alarde, quase que sem importância.

Tanto que os três principais candidatos ao título entraram em campo com seus times reservas, ou mistos, demonstrando que esse início de campeonato não tem para eles a mesma importância dos outros torneios que estão disputando.

Obviamente se percebe um grande erro de marketing, no mínimo, da organização do certame nacional. Com a desculpa de que há outros interesses mais importantes, que o campeonato é longo, que o prejuízo pode ser amenizado no restante das 37 rodadas, os times que estão disputando a Libertadores (e às vezes os da Copa do Brasil), todo ano preterem o Brasileirão, como se ele fosse apenas uma passagem para a Liberadores, e mais nada.

E a culpa desse pensamento dos clubes é, em sua grande parte, responsabilidade de quem organiza a competição.

Óbvio: se você marca o início de um torneio enquanto outros torneios estão na sua fase mais empolgante, é lógico que os envolvidos nos outros torneios não vão dar a mínima para o seu. Junte a isso a ressaca de muitos participantes por conta dos títulos estaduais conquistados na última semana, e teremos o total desinteresse no campeonato nacional.

Por isso que, apesar de ser um dos mais disputados do mundo, o Brasileirão pouco atraí os olhares de quem é de fora do país, e só empolga mesmo lá para o seu final, quando as brigas por título e descenso ficam mais claras.

Se eu fosse o presidente da CBF, meu campeonato principal nunca começaria no meio da disputa das quartas de final da Libertadores. Pra falar a verdade ele começaria lá para fevereiro e duraria o ano inteiro. Mas isso é assunto para um outro post, num outro dia.

De destaque mesmo nessa primeira rodada só a goleada do Botafogo sobre o São Paulo por 4×2, com três gols do argentino Herrera. De resto nada muito empolgante, nada muito interessante.

Série B:

Nesse final de semana também iniciou-se a disputa pela Série B do Brasileirão.

Dos 20 clubes participantes os mais tradicionais são: Atlético-PR, Goiás, Guarani, Vitória, Criciúma e América-RN. Da mesma forma são esses os candidatos mais fortes ao acesso à Série A de 2013.

Na primeira rodada dois foram os destaques. A goleada do Furacão sobre o Joinville, em terras catarinenses, por 4×1 e a goleada do América-RN sobre o Goiás, em Natal, por 5×2.

Prometo que esse ano tentarei seguir mais de perto o desenrolar da Série B.

“É Campeão!”:

O Itabaiana conquistou o Campeonato Sergipano, mesmo com a derrota para o Confiança por 1×0, na tarde desse domingo. É o 10o. título do Tricolor da Serra, que não conquistava o troféu desde 2005.

Com o título o Itabaiana consolidou-se na terceira colocação do Ranking Sergipano e subiu para a 71a. posição no Ranking Geral (provisória).

É mais uma torcida conquistando seu estado, e comemorando como se tivesse conquistado o mundo!

Estão atualizados os Rankings 2012por Estados e por Competições Estaduais.

Comente esse post: