E o Ibope, Tiago?

Posted: 30/05/2012 in Uncategorized

Há algum tempo eu vi no Youtube uma palestra do apresentador e editor-chefe do Globo Esporte SP, Tiago Leifert, um cara que eu admiro muito pelo seu trabalho e pela inovação que ele conseguiu implantar no jornalismo esportivo da maior e mais conservadora rede de TV do país.

A palestra, do ano passado, foi em uma faculdade de SP e, apesar de longa, é muito, muito interessante. Tiago fala de diversos assuntos, desde a seu início de carreira, passando por sua ascensão na TV, até assuntos do cotidiano do futebol.

Como disse, é uma palestra muito interessante (clique aqui para ver a primeira parte do vídeo e se vire com as demais).

Em determinado momento o apresentador toca num assunto polêmico e diversas vezes debatido na mídia: o horário do futebol nas noites de quarta-feira.

Tiago diz, com certa razão, que a TV aberta é a ditadura da maioria. Que, se um determinado programa dá mais “Ibope” do que outro, não há razão de passar o segundo em detrimento ao primeiro. Termina justificando que o Brasil é o país da novela, e não do futebol, pois as novelas Globais dão muito mais audiência do que muitas partidas do futebol brasileiro. E que a Globo, e todos os outros canais de TV abertos, vivem dos anunciantes, que pagam mais quanto maior for a audiência.

Perfeito! Um argumento bem interessante para tal questão.

Hoje é quarta-feira e não tem rodada do Brasileirão, ou da Libertadores e nem da Copa do Brasil.

Hoje tem jogo da Seleção Brasileira.

Às 21h07min.

Sim, isso que você leu. Nem 21h, nem 21h10min.

E passará, ao vivo, na Globo.

Que teve que mexer com toda sua grade por causa do jogo. Um amistoso, um simples amistoso.

Que, aposto com quem quiser, terá menos audiência do que teve o jogo Corinthians x Vasco, na quarta-feira passada.

Sinal claro de que, quando não é ela que manda, a Globo move montanhas para passar o tal do futebol.

E, mais claro ainda, de que existe sim como passar os jogos cotidianos num horário mais aceitável. Concordo que passar às 21 horas pode atrapalhar demais a programação Global, mas será que não daria para iniciar os jogos um pouco mais cedo, tipo 21h20min?

Um jogo de futebol, principalmente os mais decisivos, mexe com a população inteira da cidade. Nos arredores do estádio, obviamente, por causa da movimentação de pessoas e carros. Sem contar que muitos vão aos jogos de transporte público, que tem hora para parar de funcionar.

Além disso, os tais jogos decisivos geralmente geram gritaria nos condomínios país afora, sem contar um sem número de fogos de artifício estourados à exaustão.

Se dá para fazer com um amistoso sem a mínima graça, daria para fazer também com as demais partidas. Basta querer.

Quanto ao jogo:

Brasil x Estados Unidos é um teste interessante para a Seleção olímpica e também para a principal. Os americanos melhoraram consideravelmente depois da Copa de 94 e prometem endurecer o jogo de hoje.

Como a maioria dos brasileiros eu tenho cá minhas desconfianças com a Seleção de Mano Menezes. Não vi o último jogo, contra a Dinamarca, mas ouvi falar bem do desempenho do time canarinho.

Apesar das desconfianças sou torcedor da Seleção Brasileira e, como tal, irei parar para acompanhar e torcer para a amarelinha hoje à noite.

Comentários
  1. Anonymous diz:

    Otimo texto, parabens Marcelo.

  2. Guilherme diz:

    Não faz sentido.Primeiro voce mostrou o argumento do Tiago dizendo que a Globo passa o futebol em tal horário por OPÇÃO.Depois você argumenta que hoje ela foi forçada a mudar o horário e que poderia fazer mais vezes então. Mas você já não tinha deixado claro que ela não o faz por opção?

  3. Marcelo diz:

    Sim Guilherme, e é exatamente esse o sentido do texto.Se ela optasse por transmitir os jogos em um horário um pouco, eu digo um pouco mais cedo seria melhor para todos, você não acha?A Globo põe os jogos de quarta-feira às 22 horas por opção única e exclusiva dela, por causa da audiência ou sei lá o quê. O que eu comparei foi que, quando ela não teve opção, foi obrigada a passar o futebol num horário melhor, que não acabasse tão tarde. E ela o fez, mesmo tendo que alterar toda sua grade de programação.Se dá para fazer quando não se tem opção, porquê não fazer por escolha própria?Abraços.

  4. Olá, Marcelo!Amigo, fiquei impressionado com os textos encontrados aqui no seu blog, textos bem escritos e com uma opinião de primeira qualidade, por exemplo, esse que comento. Gostei muito de sua análise, em relação ao horário de jogo às quarta-feira, concordo com você plenamente… Se a tal emissora, conseguiu mudar o horário, a programação, em um amistoso do Brasil, por quê não, em jogos decisivos ou mesmo em todas as partidas? Fica no ar a pergunta… Pois se "ela" quiser, a mesma faz!Aproveitando a ocasião, gostaria de lhe pedir seu contato/e-mail, para lhe enviar um convite, uma proposta de colaboração… Ou mesmo, para conversamos mais sobre esse esporte que move nações, o FUTEBOL!Abraços,Geano Sousawww.voceabolaeeu.com

Comente esse post: