"O jogo da vida"

Posted: 20/06/2012 in Uncategorized

O titulo desse post está entre aspas não é à toa, não é sem propósito.

Sempre que um time grande está envolvido em alguma final, fase decisiva ou tem pela frente um jogo que pode decidir sua sorte num campeonato, vem alguém da imprensa com o famoso “jogo da vida” de tal clube! Quando são dois os times envolvidos, aí fica mais evidente o exagero.

Hoje à noite, no Pacaembú, teremos “o jogo da vida” de Corinthians e Santos. Mas, será que é mesmo o jogo da vida centenária desses clubes?

Pode ser, considerando muitas variáveis, que seja o confronto mais importante entre as duas equipes desde 1913. Mas, cá pra nós, nem sei se isso podemos considerar.

Pelo lado Corinthiano, vejamos: o jogo de hoje é mais importante do que a final do Paulista de 1977? Ou do que a final do Mundial de 2000? Se formos considerar só os jogos contra o Santos, o jogo de hoje é mais importante do que aquele em que se quebrou o famoso tabú de onze anos?

Pelo lado Santista nem precisamos recorrer à história mais antiga: o jogo de hoje é mais importante do que a final da Libertadores do ano passado? Ou do que os confrontos contra Milan e Benfica, com o fantástico Santástico em campo? Ou, reservando apenas os jogos contra o Corinthians, seria o jogo de hoje mais importante do que a final do Brasileirão de 2002?

Teremos nessa noite, sem dúvida alguma, um jogo que entrará para a história do confronto. De um lado o pragmatismo, de outro a técnica. De um lado a disciplina, de outro a irreverência. E dos dois lados a qualidade de quem chegou onde chegou.

Mas esse papo de jogo da vida dos dois clubes é puro exagero! Uma pequena forma de dizer “ei, leiam minha matéria, por favor!”.

Vamos ao jogo:

Corinthians e Santos fazem um jogo sem favoritos. Esqueçam a pequena vantagem que o Corinthians conseguiu no primeiro jogo. Certa vez eu fui no estádio do Pacaembú, com dois amigos Santistas, assistir a um clássico pelo Brasileirão de 2006 (se eu não me engano). O Corinthians vinha melhor do que o Santos e o começo do jogo do Timão foi arrasador, com bola na trave e tudo mais. Resultado? Santos 3 a 0.

A tarefa de nenhum dos dois será fácil. O Corinthians tem que parar o melhor ataque da competição. O Santos que furar a melhor defesa.  Ganhará aquele que errar menos, que estiver mais concentrado e melhor fisicamente (um jogo desse exige muito da parte física dos atletas).

Ao vencedor serão dadas as glórias e os louros da conquista, porém o vencido não deverá se sentir mal. Quem quer que perca a classificação hoje pode ter certeza que a perdeu para um grande clube, com um grande time.

O confronto que definirá qual time brasileiro irá para a final da Libertadores tem tudo para ser um jogão! Espero que tenhamos muita emoção, gols e pouca, ou nenhuma, violência (dentro e fora do campo).

Copa do Brasil:

Muito mais acostumado com decisões, o São Paulo vai a Curitiba enfrentar o Coritiba precisando de um empate, ou até podendo perder por um gol de diferença desde que marque gol para ir à final da Copa. Ambos correm atrás de seu primeiro título da Copa do Brasil.

O Tricolor tem mais experiência, mais time, mais camisa e até mais técnico do que o time paranaense, porém o time do Coxa não é nenhum pouco bobo e entra em campo credenciado por ter participado de três das últimas quatro semi-finais da Copa do Brasil, além, é claro, de contar com sua torcida para vencer o time paulista.

Promessa de um belo jogo que infelizmente não assistirei (olha o calendário nos atrapalhando aí novamente).

O placar conseguido na semana passada, da forma que foi conseguido, trouxe mais pressão e mais animação ao Tricolor do Morumbi. Pressão porquê muitos imaginavam um placar melhor do que o 1×0 e mais animação pois o único gol veio nos minutos finais (um golaço, diga-se de passagem) com um jogador a menos e correndo risco de perder em casa.

Confronto sem favoritos que pode dar de tudo, inclusive a disputa da vaga nos pênaltis.

Certeza de quê os São-Paulinos estarão focados no jogo do seu time e não reforçarão, ao menos na audiência, a torcida Santista na noite de hoje.

Palpites?

Sabendo que é loucura apostar alguma coisa nesses jogos reservo-me o direito de garantir que Corinthians e Coritiba serão os classificados para as finais!

Comente esse post: