Campeonato Min(Brasil)eiro

Posted: 25/06/2012 in Uncategorized

Ao final de mais uma rodada do Brasileirão de 2012 podemos começar a chamá-lo de Campeonato Basimineiro ou Mineibrasileiro.

Os dois representantes do estado das Minas Gerais ocupam, nesse momento, as duas primeiras colocações da tabela.

O Cruzeiro, que surpreendeu e ganho do então líder e invicto Vasco da Gama no Rio de Janeiro, lidera a competição com 14 pontos e é um dos únicos invictos (junto com ele o Fluminense também não perdeu).

O Atlético Mineiro não surpreendeu ninguém e goleou o fraco Náutico por 5×1 e, com a derrota do Vasco, assumiu a segunda colocação com os mesmos 13 pontos do time Cruzmaltino, mas com vantagem no saldo de gols.

Será esse o efeito dos times Mineiros voltarem a jogar em sua capital, Belo Horizonte?

O Vascão vem em terceiro, como se pôde pressupor no parágrafo acima.

E em quarto, e fechando o grupo que se denomina G4 do Brasileirão (os quatro que garantem classificação para a Libertadores 2013), o Grêmio que venceu o combalido Flamengo, no Olímpico, por 2×0.

Dos resultados do final de semana o mais surpreendente, talvez, tenha sido a vitória da Ponte Preta sobre o Botafogo, em pleno e vazio Engenhão. Foi a primeira vez em sua história que a Macaca venceu algum time carioca, em solo carioca.

Nos dois clássicos paulistas, primeiro no sábado, a Portuguesa venceu e aumentou a crise do São Paulo, no Canindé, por 1×0. No domingo time reserva do Corinthians venceu de virada os titulares do Palmeiras, por 2×1, gols da promessa Romarinho que o Timão trouxe do Bragantino.

Em Goiás e no Recife os visitantes venceram, com Fluminense e Internacional, respectivamente, contra Atlético e Sport. O Atlético Goianiense caminha a passos largos para a Série B, ainda mais que, aparentemente, a fonte secou.

E, para finalizar a rodada, o Coritiba arrancou um bom empate do Santos (com os titulares), na Vila Belmiro e Figueirense e Bahia também empataram no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Das situações atuais de tabela a única que me surpreende e preocupa é a do Palmeiras. O Alviverde de Parque Antártica ainda não venceu e, mesmo com a desculpa de estar focado na Copa do Brasil, me questiono se terá forças para uma reabilitação após o final da Copa (com ou sem título).

Diferente de Corinthians e Santos, para o Palmeiras esses pontos perdidos farão muita falta lá na frente.

Série B:

Criciúma, Américas (Mineiro e Potiguar) e Vitória são os líderes e aqueles que subiriam para a Série A de 2013, caso terminasse agora a competição.

As campanhas de três desses times têm me surpreendido: dos dois Américas e do líder Criciúma. Particularmente desse último, com seis vitórias e uma derrota em sete jogos, um belo desempenho que nem o mais otimista dos torcedores do Tigrão esperavam para esse começo de competição.

Preocupante tem sido a situação de dois campeões brasileiros: Atlético Paranaense e Guarani. O Furacão está na incômoda 13a. colocação, muito aquém do que se imaginava. Será que a Arena está fazendo falta ao Furacão? Em situação um pouco mais preocupante está o Bugre, que ocupa a 17a. colocação e está na zona de rebaixamento para a Série C. Pior que o time campineiro não pode nem usar a desculpa que seu estádio está se preparando para a Copa do Mundo, pois não está.

Série C e D:

Continua o imbróglio, palhaçada ou o circo (chame como você preferir).

O importante é que as semanas vão passando e nada acontece. O futebol não acontece!

E assim caminhamos para organizar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada logo na seqüência.

Comente esse post: