Na contra-mão da história

Posted: 26/06/2012 in Uncategorized

O amigo leitor do blog que já teve curiosidade de acessar as páginas referentes ao Ranking que eu criei (bem aí do seu lado direito da tela) poderá perceber uma grande vantagem na liderança do Ranking do Futebol Nacional, que se mantém desde o primeiro ano de consolidação do Ranking, ou seja, desde 2009.

Essa vantagem é de um clube que sempre se destacou por estar na vanguarda do futebol brasileiro. Essa vantagem, que hoje é de mais de 5800 pontos, é do São Paulo, clube que conquistou muitos títulos nos últimos 20 anos (praticamente os todos os mais importantes de sua história).

Certamente o amigo leitor pode contestar os critérios do blogueiro quando eu fiz o Ranking, mas o que é incontestável, ao menos no meu ponto de vista, é que o Tricolor do Morumbi foi sim o grande vencedor do futebol nacional nas duas últimas décadas.

O Tricolor ganhou 3 títulos Mundias, 3 Libertadores, 3 Brasileiros (só nesse período), alguns Paulistas, sem contar os vice-campeonatos e a constante aparição na posições que pontuam no blog (clique aqui para saber como funciona o Ranking).

Sem contar que o São Paulo foi um dos primeiros, se não o primeiro, clubes a entender como funciona o marketing para o futebol, a explorá-lo e a ganhar dinheiro com ele. Além disso, nos últimos anos o clube do Morumbi soube como poucos aproveitar o enorme estádio que tem, melhorando suas instalações e explorando-o com camarotes, espaços para restaurantes, buffets, entre outros.

Podíamos exaltar também o processo eleitoral dentro do clube, sua democracia e a alternância de poder que havia no São Paulo Futebol Clube.

Havia, no passado, meu caro leitor.

Infelizmente nem o São Paulo escapou da sina de um presidente que se considera maior que o clube, melhor que qualquer outro e insubstituível no cargo.

Hoje, ao demitir mais um técnico (acho que o quarto ou quinto no periodo de 18 meses), o São Paulo demonstra estar na contra-mão da história, indo para um caminho no qual seus rivais estaduais, e muitos outros clubes pelo país afora, já passaram e não aprovaram.

Corinthians, Palmeiras e Santos já provaram desse veneno. Talvez o que se deu menos mal tenha sido o time da Vila Belmiro, pois conseguiu se livrar de seu “dono” antes que a coisa degringolasse de vez. Já os outros dois integrantes do chamado trio de ferro tiveram que amargar crises e até a queda para a Série B do Brasileirão, por causa dos imperadores que deles tomaram conta.

E o São Paulo trilha o mesmo caminho.

O Sr. Juvenal Juvêncio está no terceiro mandato consecutivo de três anos (antes dele os mandatos eram de dois anos) e o conseguiu depois de alterar o estatuto do clube, manobra muito comum nesse tipo de caso.

JJ, como é conhecido, tem uma história de sucesso no Morumbi. Depois de uma primeira passagem pela diretoria de futebol no final dos anos 90, ele voltou como diretor no mandato do presidente Marcelo Portugal Gouveia, em 2003 e liderou o Tricolor na campanha vitoriosa da Libertadores e do Mundial de 2005.

Foi eleito presidente em 2006 e também esteve à frente do time na campanha que culminou no inédito tri-campeonato Brasileiro, em 2006, 07 e 08.

Apesar da passagem vitoriosa, JJ também acumulou alguns fracassos. Perdeu a abertura da Copa do Mundo no Morumbi (não sei como, dizem que a política falou mais alto), afastou o São Paulo do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, brigou por uma taça que não era sua de direito (a famigerada Taça da Bolinhas) e tem amargado três anos e meio sem nenhuma conquista no futebol profissional, trocando de técnico como qualquer time pequeno faz, sem critério, entrando em concentração e tirando jogadores da mesma, entre outros.

Além disso tudo, pouco temos visto de campanhas de marketing Tricolores e o time do Morumbi tem ficado à sombra de Santos e Corinthians, que estão com muito mais exposição na mídia atualmente.

Fases ruins sempre vêm. Eu sei.

Mas estávamos acostumados a ver o Tricolor sempre disputando títulos, sempre entre os primeiros, sempre conquistando. E o fato disso não estar mais acontecendo é sinal de que as coisas não estão lá tão boas.

Será que não está na hora do Tricolor repensar sua administração? Será que a torcida são-paulina não vai agir?

Pedir a cabeça de técnico ou de algum jogador durante uma derrota é fácil. Além de fácil, é míope. É não enxergar o verdadeiro problema.

Está na hora da torcida Tricolor acordar e cobrar os verdadeiros responsáveis pela má fase do clube!

Caso contrário em pouco tempo o São Paulo deixará de ser líder no nosso Ranking. E isso é o de menos pior que pode acontecer…

Comente esse post: