A primeira de Felipão

Posted: 22/01/2013 in Uncategorized
Etiquetas:

Imagem

Na tarde de hoje o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, fez a sua primeira convocação após retornar ao comando do escrete canarinho.

E, como de costume para os ocupantes desse cargo, não agradou a todos.

Mas isso não é o mais importante, uma vez que é sabido que ele não iria mesmo agradar a todos. O importante é analisar a mistura entre antiga e nova geração que o técnico fez em sua primeira convocação.

Me surpreendeu o nome de Ronaldinho Gaúcho. Como disse o técnico, se o jogador jogar o que sabe ele realmente merece uma vaga. Mas, apesar de ter jogado bem no Brasileirão do ano passado, Ronaldo ainda não jogou, na sua volta ao Brasil, nem metade do que já jogara em tempos áureos.

Em sua defesa tem o argumento: e teria alguém melhor do que ele? Não sei.

A surpresa da lista, e geralmente os técnicos da Seleção possuem uma surpresa na lista, fica por conta do desconhecido zagueiro Dante, do Bayern de Munique. Esse é mais um daqueles casos de jogador que sai novíssimo do Brasil para algum time desconhecido da Europa  e lá faz sua carreira. Imagino como seria a reação da impressa se fosse o Mano que tivesse convocado o zagueirão…

Para o meio de campo o técnico convocou um trio de volantes de pouca marcação, o que demonstra uma diferença na Seleção de 2002, quando Gilberto Silva funcionava praticamente como um cão de guarda da defesa. E, mesmo tendo se passado 11 anos daquela Copa, será praticamente impossível não comparar as convocações de Felipão daqui pra frente com aquela Seleção campeã do Mundo.

E para o ataque não vejo nomes melhores. Neymar é inquestionável, Luis Fabiano e Fred são dois homens de referência e goleadores. Fica por conta do reserva Hulk o único nome questionável para esse setor.

Com essa escalação, Felipão faz o que Dunga deveria ter feito na Copa de 2010, e o que Mano inevitavelmente iria acabar fazendo: uma mescla de juventude e experiência. E a troca na presidência da CBF, e consequente troca no comando da Seleção, apontavam já para esse caminho.

Pena que, ainda dessa vez, teremos que acompanhar o jogo apenas pela televisão. Um Brasil x Inglaterra seria para lotar qualquer estádio (novo ou velho) das Terras Brasilis.

Comente esse post: