Imagem

Nessa quarta-feira de cinzas, sinônimo de ressaca para uns e de verdadeiro início de ano para outros, começa a fase de grupos da Taça Libertadores de América de 2013 para os times brasileiros.

Seis torcidas em quatro estados estarão acompanhando atentamente jogo a jogo, disputa a disputa do maior torneio de clubes desse lado do Atlântico.

Os clubes brasileiros buscam um feito inédito para o Futebol em Terras Brasilis na história da competição: conseguir o quarto título consecutivo para o país.

Internacional em 2010, Santos em 2011 e Corinthians em 2012 conseguiram o que  Cruzeiro, Vasco da Gama e Palmeiras fizeram na década de 90, trazendo três títulos seguidos e preparando o terreno para o futebol brasileiro declarar, de vez, sua hegemonia no continente.

Os brasileiros têm plenas condições de garantir esse feito inédito, pois não vejo nos adversários estrangeiros nenhum que entre como grande favorito. Temos que respeitar sempre a tradição e a camisa de times como Peñarol do Uruguai, Boca Júniors e Vélez Sarsfield da Argentina e Cerro Porteño e Olímpia do Paraguai, mas não acho que, em uma análise fria, time por time, esses times são superiores que os brasileiros.

Pelo lado tupiniquim os dois maiores favoritos são Corinthians, atual campeão continental e mundial, e Fluminense, atual campeão brasileiro. Não podemos negar a qualidade desses times, sua estrutura e que a manutenção de seus elencos são fatores importantíssimos para esse favoritismo.

Além deles, e por terem terminado o ano passado bem e se reforçado para essa temporada, São Paulo e Grêmio também aparecem como boas apostas na briga pelo título. O Tricolor Paulista tem um time bem montado e uma comissão técnica que está cada vez mais ganhando a confiança de sua exigente torcida, enquanto que o Gaúcho trabalhou muito bem no reforço do elenco do ano passado e tem uma camisa que sempre pesa nesse tipo de competição.

Acredito que o fator Luxemburgo possa pesar um pouco contra o Imortal Tricolor, uma vez que esse não é o tipo de torneio que o técnico seja especialista.

Palmeiras e Atlético Mineiro correm por fora e são, no ponto de vista desse blogueiro, os times brasileiros que ficarão pelo caminho já na segunda fase (no máximo).

Jogos dessa semana:

Nessa noite, os três brasileiros que entrarão em campo também buscam feitos inéditos no torneio. 

Pelo Grupo 3, Atlético Mineiro e São Paulo se enfrentam em Belo Horizonte, no acanhado estádio da Independência, onde o Galo se sente e é tratado como dono da casa, e onde o time Alvinegro vem de uma incrível série de mais de 30 jogos invictos.

Promessa de jogaço, pois trata-se nada menos do confronto entre os atuais vice-campeão Brasileiro e campeão da Sul-Americana, do duelo entre Ronaldinho Gaúcho e Bernard contra Rogério Ceni e Luís Fabiano. 

O Galo busca seu primeiro e inédito título na competição. Sua melhor colocação foi em 1978, quando chegou à semi-final da competição. Já o Tricolor busca ser o primeiro time brasileiro a conquistar por quatro vezes a Taça Libertadores.

Hoje dá São Paulo com uma vitória apertada.

Também na noite de hoje o Tricolor carioca vai à Caracas, na Venezuela, enfrentar o Caracas em jogo válido pelo Grupo 8 da competição.

Apesar do bom momento do futebol venezuelano, não acredito em surpresas no jogo de hoje e o atual Campeão Brasileiro deve vir com uma boa vitória da terra de Hugo Chávez.

O Flu também entra em campo em busca do título inédito na competição. Título que bateu à porta Tricolor em 2008, quando o time comandado por Renato Gaúcho perdeu, nos pênaltis, a decisão em pleno Maracanã.

Já na noite de amanhã, na sua nova arena, o Grêmio estréia na fase de grupos da competição, também jogando pelo Grupo 8, contra o poderoso time do Huachipato. Bem, eu nunca tinha ouvido falar desse time chileno.

Vitória certa do Tricolor.

A vitória que não será assim tão certa é a do Palmeiras sobre o Sporting Cristal, em jogo válido pelo Grupo 2 da competição.

O time Alviverde é, sem dúvida alguma, o grande azarão brasileiro na competição. Depois da queda do time para a Série B do Campeonato Brasileiro, a troca na presidência e um novo projeto para o time profissional, o time do Palmeiras ainda está sendo montado e já se pôde perceber que o grande objetivo é a volta para a Série A do nacional.

Por essas, e por outras (como a confusa transação envolvendo o argentino Barcos) que o Palmeiras entra como azarão. Pode ser que amanhã, no estádio do Pacaembú, até a vitória venha, mas é difícil que ela seja o início da caminhada ao título.

Até porque, se o título vier, seria também inédito ver a Libertadores de América sendo conquistada por um time que está na Série B do Brasileirão.

 

Comente esse post: