O único Corinthians x Palmeiras?

Posted: 16/02/2013 in Uncategorized
Etiquetas:, ,

Imagem

Amanhã teremos, no estádio do Pacaembu, talvez o único Derby Paulistano desse ano. 

Talvez porquê, dependendo dos resultados e do chaveamento, os dois times podem se encontrar numa fase eliminatória da Libertadores, da Copa do Brasil ou da fase final do Paulista.

Mas, jogo previamente marcado, que teremos a certeza de ver, esse será o único de 2013.

O que é uma pena, principalmente quando imaginamos que esse único jogo acontecerá exatamente porque um dos dois não participará da Série A do Brasileirão. 

Eu, como Corinthiano que sou, adoro assistir aos Corinthians x Palmeiras. É o meu clássico preferido. É o meu rival preferido.

E quando escrevo aqui rival, não significa em nenhum momento inimigo.

Corinthians x Palmeiras é um jogo diferente, no meu ponto de vista. Em dia de Derby eu acordo tenso, pensando apenas no jogo em si (mesmo nesses de meio de tabela do Campeonato Paulista), e temendo que o resultado seja negativo para o meu time.

Clássico, pra mim, é contra o Palmeiras.

Isso não significa que eu desprezo o São Paulo e o Santos como rivais. Não, não é isso. Mas com o Palmeiras é diferente. Há toda uma história, passada de pai para filho, há toda uma tradição.

Não sei bem onde essa rivalidade começou, mas no meu caso em particular, certamente foi na doída final do Paulista de 1993, quando o Palmeiras destruiu o Corinthians, ganhando o jogo por 3×0 e a prorrogação por 1×0.

À partir daquele dia eu decidi que esse seria o meu maior rival.

E, de lá pra cá, vivi e vi jogos históricos, maravilhosos, marcantes para quem sempre amou o futebol.

Desses posso destacar dois: a final do Paulistão de 1995 e o segundo jogo das quartas de final da Libertadores de 1999.

No primeiro, meu time saiu vencedor mesmo tendo um elenco inferior, e se tornou campeão estadual depois de 7 anos de jejum. Além disso, aquele jogo foi para lavar a alma de todo e qualquer Corinthiano, que sofria desde 1993 seguidas perdas de título para o arqui-rival.

Com um time infinitamente melhor, o Palmeiras era tido como favorito para mais aquela final, mas com um gol de Elivélton, há dois minutos do fim da prorrogação, o grito do gol do título ecoou fortemente na garganta dos, assim como eu, sofredores Corinthianos.

No segundo jogo a sorte esteve do outro lado, mas isso não impede que o mesmo tenha sido marcante pra mim. E olha que eu não estou escrevendo aqui só para agradar a imensa torcida Palmeirense que eu conheço (esposa, primos e amigos). Não.

Aquele foi um jogo sensacional. Depois de ter perdido a primeira partida por 2×0, o Corinthians precisava vencer por três gols de diferença para avançar à semi-final da competição. Com 10 minutos do segundo tempo o Timão já estava vencendo pelo mesmo placar da primeira partida e um gol, para qualquer lado, certamente decidiria a classificação.

À partir dali foi um dos melhores jogos de futebol que eu já vi na minha vida. Ataque para os dois lados, e, como todos sabem, a decisão foi para os pênaltis, com vitória Palmeirense e, duas fases depois, conquista do título continental.

E não se engane amigo torcedor: não foi nessa decisão que o Marcos defendeu o pênalti do Marcelinho Carioca.

Mas, apesar da derrota, eu sabia que havia visto um jogo marcante e que dificilmente viria outro igual àquele.

No estádio também acompanhei muito o clássico. Vi o “São” Marcos defender o pênalti que o consagrou como santo, vi o Oséas cabecear com capricho contra as próprias redes, vi o Pantera Donizete e o pai do vendo Mirandinha infernizarem o goleiro Veloso nos 5×2 de 1997 e vi também Edmundo e cia. ilimitada calarem o Pacaembu no Rio-São Paulo de 1993. 

E são esses tipos de jogos que fazem do Dérby, o maior clássico paulista na minha opinião.

E é por isso que eu acho uma pena ter a certeza de que em 2013 só verei o jogo de amanhã. Deus queira que, independente dos resultados, Corinthians e Palmeiras se encontrem nas fases decisivas do Paulista, da Libertadores e da Copa do Brasil.

Corinthians x Palmeiras nunca é demais. Nunca!

Amanhã:

Para o jogo de amanhã pouco posso falar, ou opinar.

Clássico é clássico e vice-versa, como diria Dadá Maravilha e, apesar de estar em um momento pior, não seria de se espantar com uma vitória Alviverde amanhã.

Só torço para que não tenhamos nenhum tipo de notícias tristes que geralmente acompanham o clássico por conta da ignorância de muitos dos seus torcedores.

E que vença o melhor. E que o melhor seja o Corinthians!

Comente esse post: