Para mudar o futebol

Posted: 23/02/2013 in Uncategorized
Etiquetas:, ,

Se existe um clube no Brasil que pode mudar como as coisas são feitas por aqui, esse clube é o Corinthians.

Dono da maior torcida na região mais rica do país, o Corinthians também conta com a vantagem de essa ser A mais fanática das torcidas! E isso não é pouco.

Depois que o clube passou a ser bem administrado, vendendo muito bem o seu produto ao fanatismo dessa torcida, o Corinthians passou a ser o time de futebol mais visto do país, figurando recentemente na lista dos 20 clubes que mais faturaram no futebol mundial em 2012. E, de quebra, de lá pra cá ganhou dois títulos nacionais e dois internacionais, tendo acabado de vez com o estigma de time caseiro.

Tendo literalmente o mundo aos seus pés, o Corinthians teve nessa semana a grande oportunidade de mostrar não só a sua grandiosidade, mas também a sua grandeza. E, ao que parece, vai deixar essa oportunidade passar.

Ao ser punido preventivamente pela Conmebol pelo assassinato do garoto boliviano ocorrido na partida da última quarta-feira, o Corinthians teve a grande oportunidade de mostrar ao mundo do futebol, ao menos ao mundo do futebol sul-americano, que além de grande, é grandioso.

Uma tragédia da proporção a que ocorreu em Oruro merece ser punida de forma exemplar. E o Corinthians, responsável ou não pela presença daquele infeliz no estádio, deve aceitar sim que esse caso sirva de exemplo, que sirva como um divisor de águas dentro do nosso continente.

Porquê se na Europa o futebol inglês como um todo teve que servir de exemplo, sendo impedido de participar dos torneios continentais por 5 anos, porquê não o Timão deixar de receber sua torcida por 3 ou 4 jogos.

E infelizmente o Corinthians entrou com recurso à punição. E, para piorar, eu li hoje que o Timão ameaça sair da Libertadores caso seu recurso seja negado.

Essa ameaça eu acredito que não será cumprida. Até porque seria pior economicamente para o clube sair da competição do que cumprir com a punição imposta. Ao sair, supostamente, do Libertadores, o Timão seria obrigado a pagar multa para a Conmebol e para os três clubes do grupo que ele pertence, além disso seria impedido a participar da competição novamente por três vezes em que ele conquistasse a vaga.

E isso é muito.

Enquanto que, ao cumprir com a punição, o Timão teria apenas que devolver aos torcedores que já compraram seus ingressos o valor pago, e continuaria a disputar o torneio, tendo jogos transmitidos em TV aberta e fechada e garantindo a exposição que seus patrocinadores querem.

Aceitando a punição, o Corinthians ficará marcado não só pelo ato imbecil de um fulano qualquer, mas também por ter sido o clube que, humildemente, aceitou o fardo de ser um marco na história do futebol Sul-Americano.

Comente esse post: