Qual o tamanho da sua?

Posted: 27/03/2013 in Uncategorized
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Periodicamente vemos na imprensa esportiva brasileira algumas pesquisas sobre o tamanho das torcidas dos principais clubes de futebol.

Para os torcedores esse é sempre um tema polêmico, pois nunca queremos ver o nosso time atrás daquele rival, seja na tabela de classificação do campeonato, seja num Ranking, seja numa pesquisa sobre torcidas.

E, nesse último aspecto em especial, a conversa de bar esquenta quando um torcedor tira sarro de outro por estar na frente em tal pesquisa.

Mas, para o futebol em si, qual é a importância dessas pesquisas?

Bem, da forma que elas são realizadas eu acredito que os seus resultados não possuem quase que importância nenhuma.

Na última pesquisa, por exemplo, realizada por uma empresa de consultoria esportiva, o fator que mais chamou a atenção da mídia e das redes sociais foi o fato do Palmeiras ter sido ultrapassado pelo Vasco da Gama no posto de quarta maior torcida.

E?

Exatamente qual é o impacto disso para um clube? Qual o impacto para o Palmeiras ou para o Vasco?

Nessa pesquisa, em que novamente é mostrado que o percentual de pessoas que não torcem para nenhum time é maior do que o percentual da maior torcida (a do Flamengo), a abrangência foi boa, tendo alcançado 146 municípios brasileiros e pouco mais de 21 mil torcedores acima dos 16 anos.

Mas ainda é muito pouco se compararmos ao tamanho do país e, principalmente, aos interesses dos clubes.

Para tirar informações importantes de uma pesquisa como essa, e todos que já estudaram ou trabalham com marketing sabem que é muito importante saber e conhecer cada vez mais sobre o seu público atual e alvo, essas pesquisas deveriam ser mais completas e abrangentes, buscando a fundo as informações que mais importam nesse caso.

Os maiores clubes brasileiros poderiam, por exemplo, contratarem juntos um instituto de pesquisa para mapear não só o tamanho das torcidas, mas qual a sua relação com os clubes.

Por exemplo: de nada adianta ao Flamengo ter 30 milhões de torcedores se apenas 5 milhões consomem produtos e serviços relacionados ao clube. Essa vantagem no número não se reflete na qualidade dos seus torcedores.

Juntando os maiores clubes seria possível financiar uma pesquisa que abrangesse, pelo menos, 0,1% da população brasileira, algo em torno de 200 mil entrevistados, perguntando  não só o time de coração bem como qual o tipo de relação que se mantém com esse time.

Distribua essa pesquisa proporcionalmente, de acordo com o percentual de população das, sei lá, 200 maiores cidades do país, tentando identificar essa massa de consumidores não só nas capitais, mas também no interior do Brasil.

Perguntas do tipo: qual o seu nível de relacionamento com seu time? Qual o seu gasto mensal com produtos e serviços relacionados ao seu time? Que tipo de produtos você gostaria de ter acesso e não tem? Caso você não torça para nenhum time, qual o motivo dessa opção?

As pesquisas da forma que são feitas atualmente pouco atendem às necessidades de gestão de marketing dos clubes. Trazem números e mais nada.

Da forma que estão elas só servem para ver quem tem a maior… torcida, caros leitores, maior torcida!

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