A luta pela Copa

Posted: 03/04/2013 in Uncategorized
Etiquetas:,

copadobrasil-149x300

Na noite dessa quarta-feira terá início, com 13 partidas, a vigésima quinta edição da Copa do Brasil.

Um torneio que esse blogueiro particularmente gosta, principalmente agora, pois possibilita que times do Norte ao Sul do país tenham a mesmíssima chance de conquista.

Um torneio que já teve entre seus campeões times como o Criciúma, de Santa Catarina, o Paulista e o Santo André de São Paulo, todos enfrentando e vencendo grandes times do futebol brasileiro na final. A Copa tem como seus maiores vencedores o Grêmio e o Cruzeiro, com quatro conquistas cada e apenas três dos grandes clubes do país ainda não conseguiram conquistá-la: São Paulo, Botafogo e Atlético Mineiro.

Esse ano marca a correção de um erro histórico da Copa, com a volta à disputa dos times que jogam a Libertadores desse ano. Para isso o torneio sofreu um grande inchaço e passou a ser disputado durante o ano inteiro.

Até o dia 27 de novembro teremos esse delicioso torneio para acompanhar. E isso é muito bom.

É bom porque vai diminuir pela metade, ou até zerar, o número de times que entram no segundo semestre jogando o Brasileirão apenas para cumprir tabela, afinal a vaga na Libertadores do ano que vem já está garantida. Não é ótimo isso?

Com exceção ao São Paulo, que irá disputar a Copa Sul-Americana por ser o seu campeão atual, teremos todos esses times que estão aí disputando a Libertadores 2013 entrando direto na fase de oitavas de final da Copa do Brasil, lá para agosto.

Juntando-se a eles estarão os dez times que passarão por essas três fases iniciais. Nas duas primeiras fases ainda valerá o critério da vitória por 2 ou mais gols de diferença fora de casa eliminar o jogo da volta  e os participantes brasileiros da Copa Sul-Americana desse ano (com exceção ao Tricolor Paulista) sairão dos times que forem eliminados na terceira fase do torneio.

Essa escolha dos times que representarão o país na Sul-Americana é que eu acho que poderia ser melhorada. Mas, para esse ano, é isso o que temos.

É certo que nessa primeira fase teremos muitos “joguinhos”, mas vale prestar atenção em como é a realidade do futebol brasileiro longe dos grandes centros, das grandes cidades. Jogos como Águia de Marabá-PA vs. Nacional-AM ou Luverdense-MT vs. Tupi-MG escancaram como o nosso esporte é, e poderia ser cada vez mais, nacional. Talvez o confronto mais interessante dessa primeira fase seja entre Remo e Flamengo, hoje à noite na capital do Pará.

Ainda é difícil fazer qualquer tipo de previsão e as possíveis zebras dessa primeira fase poderiam soar como catástrofes futebolísticas para alguns clubes grandes brasileiros que não estão tão bem das pernas assim.

Agora serão 86 clubes na luta. Na luta pela Copa do Brasil…

Comente esse post: