São Paulo, o eterno líder?

Posted: 18/05/2013 in Uncategorized
Etiquetas:, , ,

No sábado que antecede a decisão do título de diversos campeonatos estaduais, o blogueiro aqui resolveu atualizar a planilha que calcula a pontuação dos times no Ranking que este blog detém.

E, ao analisar a depreciação de cada time para esse ano, pude reparar que após a precoce eliminação do Corinthians na Libertadores desse ano, dificilmente o São Paulo vá perder a liderança do Ranking quando fecharmos todas as pontuações em dezembro.

Curiosamente, desde 2009, ano em que eu consolidei a primeira versão do Ranking, o Tricolor do Morumbi aparece como líder do Ranking, e sempre com larga vantagem para os times que chegaram à segunda colocação. Você pode acompanhar a evolução da pontuação de cada time no menu acima – Ranking do Futebol Brasileiro – escolhendo abaixo dele o ano em que você deseja ver a pontuação final.

Obviamente que tal liderança também já estava explícita quando eu publiquei o Ranking do Futebol Brasileiro pela primeira vez, há quase dois anos.

O time que chegou mais perto do Tricolor foi o próprio Corinthians, no final do ano passado, com a conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes. E mesmo assim, esse mais perto ainda foi bem distante: a diferença do São Paulo para o Corinthians era de quase 3.000 pontos.

E quando eu escrevi três parágrafos acima que a precoce eliminação Corinthiana na Libertadores 2013 provavelmente manterá o Tricolor na ponta do Ranking por mais um ano, é porque o Timão era o único time que tinha a possibilidade de, com uma nova conquista continental, ultrapassar o Time da Fé.

Essa possibilidade ainda existe, porém é remota. Para o Timão conseguir tal feito precisaria conquistar o título dos quatro campeonatos que ainda vai disputar, a começar pelo Paulista que terá seu jogo final amanhã, passando por Brasileiro, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil e ainda torcer para o São Paulo fazer, no máximo 400 pontos. O Tricolor ainda tem pela frente, além do Brasileirão, a disputa da Sul-Americana e a própria Recopa, contra o Corinthians.

Ou seja, é praticamente impossível acontecer tudo isso e o Corinthians fechar 2013 na frente do São Paulo, né?

Pra falar a verdade o intuito da formulação do Ranking é exatamente esse. Não manter o São Paulo propriamente como líder, não. Mas dar àquele time que mantém uma maior regularidade durante os anos, uma posição de destaque no cenário do futebol brasileiro, através da sua colocação no Ranking.

E de regularidade, o São Paulo entende.

Nos últimos dez anos, só para que o amigo perceba tal regularidade, o Tricolor do Morumbi aparece 19 vezes nas mais variadas posições que pontuam no Ranking. Lógico que nessas aparições São Paulinas estão consideradas os títulos do Mundial de Clubes e da Libertadores de 2005 e as três conquistas consecutivas do Brasileirão, entre 2006 e 2008.

E, no nosso Ranking, o que evidencia essa regularidade que um time possa vir a ter é a depreciação da pontuação. A cada ano, ao final de cada campeonato, a pontuação daquele campeonato sofre uma depreciação nos anos anteriores, fazendo com que apenas o atual campeão de cada título disputado tenha 100% dos pontos.

Ao que parece teremos ainda por muito tempo o time do Morumbi como líder do nosso Ranking. Só resta saber até quando essa liderança será eterna…

Comente esse post: