Essa segunda-feira amanheceu colorida pelo país afora.

No estado de São Paulo, bem como em Minas Gerais e no Ceará, o dia amanheceu preto e branco. As ruas das três capitais, e porquê não também de suas cidades do interior, o que mais se vê são as camisas Alvinegras de Corinthians, Atlético e Ceará, respectivamente.

Em São Paulo, após uma triste e precoce eliminação Corinthiana na Libertadores desse ano, as ruas voltaram a ter a beleza Alvinegra após a conquista do 27o. título estadual do clube do Parque São Jorge. Por tabela o Corinthians impediu que seu rival na final, o também Alvinegro Santos, conquistasse o quarto título consecutivo do estadual, e entrasse para a história como o único a conseguir tal feito na era profissional do futebol.

De quebra o Timão garantiu mais 500 pontos em nosso Ranking e atingiu a impressionante marca de 9.100 pontos acumulados em menos de um ano (já que a pontuação da Libertadores e do Mundial do ano passado ainda não foram depreciadas). Um recorde!

Já em Minas a alegria parece não ter data para terminar. O Atlético Mineiro conquistou, mesmo após a sua derrota, o bicampeonato do estadual, o quadragésimo segundo de sua história.

O título do Galo vem para coroar tudo o que esse impressionante time vem fazendo no futebol brasileiro no último ano e, apesar da conquista, é sempre muito bom lembrar que o Alvinegro mineiro tem a grande oportunidade de fazer história com esse time. Oportunidade para isso, principalmente após a eliminação de 4 brasileiros na fase de oitavas de final da Libertadores, o Galo tem. Basta aproveitá-la.

O título rendeu ao time do técnico Cuca 200 pontos em nosso Ranking.

No Ceará, de festa igualmente Alvinegra, o Vovô conquistou o tricampeonato, botando agora três campeonatos de vantagem sobre seu maior rival, o Tricolor Fortaleza. O título deu ao Ceará mais 50 pontos em nosso Ranking.

Já na Bahia, como vinha acontecendo desde segunda-feira passada, apesar de não oficialmente, a festa é Rubro-negra. Após a estrondosa goleada no primeiro jogo, o Barradão foi palco apenas da oficialização do 27o. título estadual do Vitória. Na Bahia a conquista do campeonato rende ao vencedor 100 pontos no Ranking.

Em Goiás, na final mais emocionante do domingão, a festa está em verde e branco ou, como se diz por lá, em Esmeraldino. O Goiás arrancou o empate que seria necessário ao título aos 41 minutos do segundo tempo, e garantiu seu 24o. título.

Azul e branco, ou alviceleste, são as cores da festa no Pará, primeiro estado da região Norte do país a conhecer seu campeão. O Paysandu conquistou sua 45a taça do estadual e, de quebra, mais 50 pontinhos em nosso Ranking.

Em Santa Catarina, apesar da derrota, o Criciúma garantiu seu 10o. título estadual e tingiu o estado de amarelo, preto e branco. A conquista do Tricolo Predestinado rendeu ao clube mais 100 pontos em nosso Ranking, além de aproximar o time da lista dos maiores vencedores estaduais.

Ainda tivemos festa em amarelo no Distrito Federal, com a conquista do Brasiliense, festa em vermelho e branco nas Alagoas (no sábado), pela conquista do CRB, em Grená pelo título da Desportiva Ferroviária, no Espírito Santo, em azul pela conquista do Parnahyba, no campeonato piauiense e em alvirrubro pela taça levantada pelo Potiguar de Mossoró, no campeonato potiguar.

Todos esses conquistando 50 pontos a mais em nosso Ranking.

Parabéns aos campeões! Em breve postaremos a página do Ranking Atualizado 2013.

Agora, graças à Deus, vamos à disputa do Brasileirão. E, para animar mais ainda o blog Futebol em Terras Brasilis, o Brasileirão desse ano será acompanhado de uma novidade para os leitores do blog. Aguardem!

Comente esse post: