Avanti à bagunça

Posted: 28/05/2013 in Uncategorized
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Depois de uma presença pífia de seus torcedores na primeira partida do time pela Série B do Campeonato Brasileiro, o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, veio à público hoje informar que o clube reviu sua política de preços para os ingressos dos próximos jogos como mandante.

Se você concorda com essa atitude do clube Alviverde pode parar de ler esse post por aqui.

O presidente justificou a alta nos preços dos ingressos por conta do elevado número de torcedores que compram ingressos para a partida se utilizando do direito de meia entrada, como idosos e estudantes, por exemplo.

E, além disso, os preços elevados tinham por objetivo atrair sócios para o programa de sócio-torcedor do clube, o Avanti, onde quem se torna sócio tem como principal atrativo a compra de ingressos com, pasme, 50% de desconto!!!

Ou a comunicação do presidente Alviverde não foi clara, ou eu que não entendi direito.

Além disso o programa de sócio-torcedor Palmeirense dá descontos na compra de produtos das marcas ligadas ao Programa Por Um Futebol Melhor, encabeçado pela Ambev em uma negociação com diversas outras empresas e que envolve diversos outros times também.

E só.

O Palmeiras, que insiste em falar que ainda está trabalhando no projeto de seu programa de sócio-torcedor, desde 2009 quando lançou a primeira edição desse programa, não oferece mais nenhum outro benefício aos seus torcedores além dos que eu citei acima.

E isso é um erro num programa desse gênero.

Eu não sei bem a história da criação desse tipo de programa, mas é facilmente perceptível que os clubes brasileiros abriram os olhos para essa “mina de dinheiro” há pouco tempo, mais exatamente depois que o Internacional, em meados da década passada, lançou o seu programa e conseguiu, através dele, atrair a atenção de mídia, torcida e rivais.

Além da conquista dos principais títulos da história Colorada.

Mas, oferecer apenas o desconto no preço abusivo de um ingresso (R$ 200 para ver seu time enfrentar o Atlético Goianiense, em Itu, pela primeira rodada do campeonato é extremamente abusivo) não é o suficiente nesse tipo de programa.

Principalmente quando os demais clubes oferecem outros atrativos, como descontos na compra de produtos oficiais, vasta rede de lojas personalizadas e possibilidade de compra de ingressos pela internet.

O que o torcedor quer e o clube deve fornecer através desses programas de sócio-torcedor é uma forma de relacionamento muito mais ampla do quê a simples venda de ingressos com desconto.

O torcedor Palmeirense, que é caracterizado pela enorme paixão e gigante vontade de consumir cada vez mais produtos e serviços ligados ao Palmeiras, certamente espera muito mais do Avanti.

Desconto em outros produtos/serviços, lançamento de produtos e serviços exclusivos aos sócios-torcedores e, principalmente, usar esse canal como uma forma de fidelizar e conhecer cada vez mais o seu público deveriam ser as premissas básicas para um programa desse porte, em um clube desse porte.

A diretoria do clube Alviverde deveria fazer um planejamento diferente, uma vez que a torcida não reagiu, como fora no passado, de forma positiva à queda de divisão do time. Além disso o Palmeiras está cumprindo uma punição e tendo que jogar fora da capital do estado, o que já dificulta e muito na presença do público.

Colocar um preço tão exorbitante esperando aumentar o número de sócios-torcedores e mudar tudo após o claro fracasso de público da primeira rodada demonstra uma falta de planejamento que eu não imaginava ver dessa diretoria.

Ao menos não por enquanto…

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