Fluminense e Atlético Mineiro entram em campo, hoje e amanhã respectivamente, para tentar repetir um feito que, coincidência ou não, ambos só conseguiram realizar uma única vez em suas histórias: o de avançar à fase semifinal da Taça Libertadores de América.

O Flu, que joga na noite dessa quarta-feira em Assunção, contra o poderoso Olímpia, conseguiu ir mais longe em 2008, quando ficou com o vice-campeonato após perder a decisão em pleno Maracanã nos pênaltis.

Na época, o time dirigido pelo técnico Renato Gaúcho (que sumiu do futebol nos últimos anos, né?) tinha conseguido reverter um placar amplamente desfavorável, ao vencer a LDU por 3×1, após ter perdido o primeiro jogo da decisão por 4×2.

Foi a famosa época do “Eu Acredito” da torcida Tricolor.

Para o jogo de hoje o time das Laranjeiras vai enfrentar um adversário forte jogando em casa, pois o Olímpia ainda não perdeu no Defensores Del Chaco, além de toda pressão externa vinda das arquibancadas, além de contar com a desconfiança da torcida, justificada pelo fraco desempenho no estadual e pela campanha irregular no torneio continental, até aqui.

Mas nem tudo é desgraça na vida Tricolor! Mesmo não tendo vencido o primeiro jogo, o Flu pode entrar em campo jogando por um empate, desde que seja com gols, que se classificará à sua segunda semifinal de Libertadores.

Novo empate em 0x0 leva a decisão para os pênaltis, e as vitórias, para qualquer lado, classifica o vencedor.

Particularmente eu estou pessimista com a classificação do Flu pra próxima fase e acho que o Atlético Mineiro será o único representante das Terras Brasilis na semifinal da Libertadores.

Galo que entrará em campo amanhã, podendo empatar em 0x0 ou em 1×1 para repetir o feito de 1978, e avançar para a fase semifinal da competição.

Tudo bem que naquela época essa fase era disputada em dois grupos com três equipes e o Galo obteve a pior campanha entre os seis que jogaram a fase. Mas não deixa de ser uma semifinal.

Participe do nosso Bolão para a Copa das Confederações!

Já o Atlético de hoje é amplamente favorito para a conquista da vaga, não apenas pelos resultados de empate que podem levar o time à próxima fase, mas por ser reconhecidamente o time com o melhor futebol no continente sul-americano desse primeiro semestre.

Além, é claro, de decidir a vaga no Horto e como diz a feliz e sorridente torcida do Galo: “Caiu no Horto tá morto”!!!

Acredito mais na classificação Atleticana do que na do Flu, embora futebol é jogado e tudo pode acontecer!

Campeonato Brasileiro:

A mais competente das federações nacionais do mundo conseguiu, e sempre consegue, a proeza de marcar a segunda rodada do Brasileirão exatamente na mesma semana que temos dois, e poderiam ser mais, times brasileiros decidindo a vaga na Libertadores.

É muita esperteza, né?

Mas vamos deixar isso pra lá, pois essa esperteza toda merecia não só um post inteiro, mas um blog inteiro para explorar esse assunto, o que não é nosso intuito desse post.

A rodada desse meio de semana, que não contará obviamente com a participação de Fluminense e Atlético Mineiro, também se caracteriza por uma situação um pouco diferente: o horário do jogo entre Atlético Paranaense e Cruzeiro.

O jogo está sendo realizado nesse momento devido à iluminação do estádio Vila Olímpica Boqueirão, pois a Arena da Baixada está em reformas e o estádio que o Furacão vinha usando em sua substituição, a Vila Campanema, também está sem condições de uso.

*Editado às 18 horas: o jogo entre Atlético Paranaense e Cruzeiro terminou empatado em 2×2.

Fora essa situação atípica, teremos na rodada de hoje, como destaque, dois clássicos do futebol brasileiro: São Paulo x Vasco e Botafogo x Santos, ambos fora do horário de televisão, já que esse tipo de clássico realmente não é interesse do público que acompanha o Brasileirão.

Nos mais, jogos que talvez atraiam pouco interesse, principalmente por serem disputados na segunda rodada do campeonato. São eles Flamengo x Ponte Preta, Bahia x Coritiba, Náutico x Vitória e Goiás x Corinthians.

Para fechar a rodada, amanhã teremos Internacional x Criciuma e no meio da disputa da Copa das Confederações os jogos Atlético Mineiro x Grêmio e Portuguesa x Fluminense.

Reflexo do sempre bem administrado Futebol em Terras Brasilis.

Comente esse post: