Eu tô avisando, vai ser vergonhoso!

Posted: 10/06/2013 in Uncategorized
Etiquetas:, ,

Não me refiro, ao menos dessa vez, à organização do evento ou ao futebol que nossa Seleção irá apresentar.

Não me refiro ao alto custo dos estádios, ou aos problemas de infraestrutura logística que o país certamente vai apresentar até a Copa do Mundo, passando obviamente pela Copa das Confederações que iniciará na próxima semana. Isso também já é um discurso que até minha filha, com pouco menos que 2 anos, já tem na ponta da língua.

Há pouco mais de dois anos, pra ser mais exato no dia 8 de junho de 2011 eu publiquei na minha página do Facebook um texto sobre o mesmo assunto: a torcida brasileira.

Esse texto, que talvez tenha sido o percursor desse blog que você tem o prazer de ler e acompanhar, dizia exatamente isso aqui:

“A torcida brasileira num jogo da seleção é uma piada… Quero ver quando chegar a Copa do Mundo, é bem capaz que a seleção perca por causa da torcida, ou que em alguns jogos pareça que estamos jogando na Argentina, ou na Itália! Ontem, em determinado momento do jogo, a torcida gritava Timão êo, Timão êo. Vergonhoso! Além de vaiar quase sempre (fazia três anos que a seleção não jogava no país e foi vaiada nos dois jogos que fez), só sabe cantar duas músiquinhas falidas (“Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” e “Le, leleo, leleo, leleo Brasil!”) e a cantoria dura, no máximo, até os 20 minutos do primeiro tempo. Enquanto as torcidas de clubes dão um show à parte (gosto muito das torcidas do Corinthians, por fazer parte dela, Palmeiras, Coritiba, Fluminense, Inter, Grêmio, Sport e Flamengo), com belas músicas de incentivo, muitas vezes entendendo que seu time, apesar de estar jogando contra outro mais fraco, está enfrentando dificuldades para vencer e por isso o apóia até o final da partida, quando se trata de tocer para a seleção é a falta de criatividade e a impaciência que imperam! Por quê? Ser cinco vezes campeão mundial não obriga ninguém a jogar bonito sempre. Veja o São Paulo: seis vezes campeão brasileiro, três libertadores e mundiais, nem por isso a torcida vaia o time no primeiro passe errado, na primeira conclusão para fora do gol. Falar que em jogo da seleção o público é outro, mais eletizado talvez, também não é desculpa, porquê não é só pobre que tem criatividade e amor ao futebol. Então, por quê? A solução, talvez, seria criar uma torcida organizada da seleção brasileira? Será que não seriam apenas mais alguns vândalos mamando nas tetas da CBF, como as torcidas organizadas fazem com seus clubes? Sei lá… sei que é decepcionante assistir a um jogo do Brasil em terras-brasilis.”

Você pode perceber que, apesar de ainda não ter a cara dos textos do meu blog, a ideia central é uma crítica ao comportamento da torcida em jogos da Seleção Brasileira. Comportamento que, dois anos depois, continua o mesmo.

A Copa das Confederações está chegando e você ainda não está participando do nosso bolão? Clique aqui e inscreva-se agora!

A única diferença é que estamos há 4 dias da Copa das Confederações e há pouco mais de um ano da Copa do Mundo, e nada mudou. E não mudará até lá.

Ontem até que nem tanto, mas quem viu o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã reformado, pôde perceber que por muitos momentos a torcida inglesa fazia mais barulho do que a brasileira.

Na boa vitória da Seleção ontem, ao contrário do jogo no Maracanã, o que se ouviu por muitas vezes foi um completo e quase que absoluto silêncio, como se estivéssemos em uma ópera, ou coisa que o valha. Chegamos ao absurdo de ouvir a torcida vaiando o meia Oscar, só porquê o jogo era no estádio do Grêmio e ele jogou um tempo pelo Inter.

E será assim que nossa torcida se comportará nos jogos da Copa das Confederações, que por nossa sorte só vai contar com uma das seleções com as torcidas mais barulhentas (a do Uruguai). Mas e na Copa do Mundo, como será?

Como será se nossa Seleção tiver que jogar contra Inglaterra, Alemanha, Argentina, Uruguai ou até mesmo Paraguai?

Vamos continuar com o “brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” por 5 minutos e depois mais nada, né?

Bem, como diria meu velho pai: fazer o quê, né?

Infelizmente os torcedores brasileiros perderam a identificação com a Seleção Nacional, fazendo com que os clubes tenham conquistado muito mais a atenção daqueles que gostam do futebol e tornando a camisa canarinho cada vez mais distante das arquibancadas.

A culpa dessa falta de identificação está, claramente, nas mãos de quem comanda a Seleção, que por muitas vezes preferiu atender apenas aos interesses comerciais e afastar a Seleção do nosso país (na época do post acima fazia três anos que a Seleção não jogava em nossos campos) e dos clubes, incapazes que foram por muito tempo de segurar os principais jogadores em seus plantéis.

E, se nada for feito isso continuará assim nas Copas de 2018, 2022, 2026…

Comentários
  1. Fabio AUgusto diz:

    será pq isso acontece né marcelão? será que é por causa que por tráz da nossa seleção se escondem um monte de bandidos,onde todos que ocupam um cargo de diretoria fica devendo alguma coisa pra alguém( o caso do Dunga por exemplo,que foi uma dívida paga,por ele ter se calado na copa de 98) ou seja quem é fanático pelo seu time do coração,assiste um jogo da seleção por assistir..,no meu caso é assim,assisto pelo simples fato de amar futebol!!!

Comente esse post: