O foco agora é ele

Posted: 26/07/2013 in Uncategorized
Etiquetas:,

focoApesar de ter começado em maio, apenas agora, no final de julho, é que todas as atenções se voltarão ao Campeonato Brasileiro.

Ele é o campeonato mais importante à partir de agora.

O foco agora é ele.

Eu sei que ainda teremos a disputa das fases finais da Copa do Brasil, além do início da Sul-Americana. Esses torneios contarão com a participação de quase todos os integrantes da Série A do Brasileirão.

Mas apesar desses campeonatos também darem aos seus campeões uma vaga na Libertadores do ano que vem, como se isso fosse a única coisa que importasse, o fato dos torneios eliminatórios terminarem praticamente junto com o Brasileirão faz com que os times não possam priorizar apenas uma competição, exatamente por não terem certeza de que a ganharão.

A exceção aí fica por conta do Atlético Mineiro, que certamente vai dar aqueeeela relaxada no Brasileirão e se preparar, com justa razão, para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, no final do ano em Marrocos.

Mas, antes disso, até o Galo terá que viver o Brasileirão.

Então vamos a ele!

A rodada desse final de semana, a 9a. para a maioria dos clubes, representa praticamente o primeiro quarto da competição. À partir daqui teremos uma noção maior do que cada clube vai disputar daqui pra frente.

E essa será uma rodada cheia de clássicos regionais!

A começar pelo mais interessante deles, entre o atual campeão da Libertadores contra o time com o melhor ataque do Brasileirão. Cruzeiro e Atlético entrarão em campo domingo no Mineirão com ambições bem parecidas, que extrapolam a de pontuar no torneio. O Cruzeiro certamente vai querer carimbar a faixa de campeão do Galo, enquanto que este vai querer comemorar o título em cima da Raposa.

Acho que esse será o melhor jogo da rodada!

No Pacaembú, também no domingo, teremos a reedição da Recopa Sul-Americana desse ano, com o Corinthians recebendo o São Paulo para se recuperar no campeonato. O Timão, que vem de um empate com o Atlético Paranaense, tem que começar a pontuar com mais freqüência se quiser disputar, ao menos, uma vaga na Libertadores do ano que vem. Já o Tricolor, que na segunda-feira viajará em excursão ao exterior, precisa muito dessa vitória, para tentar afastar uma ameaça que já começa a rondá-lo. A do rebaixamento.

O outro clássico regional, no Maracanã, envolve o Flamengo e o Botafogo, que voltam ao estádio municipal depois da reforma para a Copa do Mundo. Enquanto que o Alvinegro busca retomar a ponta do campeonato, o Fla tenta manter uma estabilidade ainda não conseguida, e com isso se afastar do pelotão de baixo da tabela. Esse deve ser um jogo movimentado, com muitos gols e, obedecendo meu feelling, com uma boa apresentação do holandês Seedorf.

Outro clássico, só que dessa vez um clássico nacional, vai acontecer no sul. O Grêmio recebe o Fluminense, num jogo entre Tricolores que buscam ainda encontrar seus caminhos dentro da competição. O Tricolor Gaúcho, com 12 pontos, técnico novo e um elenco cheio de estrelas, busca se firmar com uma vitória e começar a subir na tábua de classificação, enquanto que o seu adversário de domingo, o atual campeão Brasileiro, também vem de uma campanha irregular e quer fugir do pelotão de baixo da tabela.

Nos demais jogos, no sábado o Vasco recebe o Criciúma para tentar escapar mais da zona de rebaixamento, Portuguesa e Atlético Paranaense fazem o duelo da zona de rebaixamento, e a Ponte Preta recebe o embalado time de garotos do Santos.

No domingo ainda temos o lanterna Náutico recebendo, em seu moderno porém afastado estádio, o líder Internacional, que tem dois pontos e um jogo a mais que Botafogo e Coritiba. Pelo o que está jogando esse time, dá para apostar numa vitória Colorada nesse jogo. Teremos também o Bahia contra o Goiás, com os dois tentando encostarem mais no G4, e o Coritiba recebendo o Vitória, onde um tentará se manter e o outro entrar no G4.

Emoção para todos os gostos, sabores e cores.

Comente esse post: