imagesA rodada 10 do Campeonato Brasileiro começa hoje. E não termina nessa semana.

A rodada que deveria ter 10 jogos terá apenas 8, por causa das excursões de São Paulo e Santos ao exterior.

E assim serão as próximas também. Incompletas.

E, geralmente, nesses casos nós vemos aquela boa e velha discussão sobre adequar, ou não, o calendário do futebol brasileiro ao europeu, a fim de possibilitar aos times brasileiros participar com maior freqüência desses amistosos internacionais.

O que não será o intuito desse post, embora o blogueiro aqui já tenha deixado claro no passado que discorda dessa necessidade e que, com algumas mudanças no calendário, daria sim para os times brasileiros participarem desses amistosos sem tal adequação.

Com relação à rodada, que começa com aquele que pode ser o seu melhor jogo, quando o Fluminense (de novo técnico e velhos problemas), às 19hs30min, recebe o líder da competição, o Cruzeiro.

Vanderlei Luxemburgo, que assumiu o Tricolor ontem, tem essa dura missão logo de saída. Jogo para um bom público no Maracanã, apesar da fase do Flu não ser lá tão empolgante.

Também às 19hs30min o time titular do Atlético Mineiro vai à campo para enfrentar o seu xará Paranaense, no Independência. Hora dos torcedores reencontrarem os campeões da Libertadores no Horto, para continuar sua invencibilidade e começar a se afastar da zona do rebaixamento.

Ainda nesse horário a Portuguesa recebe o Criciúma no Canindé. Dois mega-master-bláster candidatos ao rebaixamento num jogo que, indiretamente, interessa à torcida São Paulina, visto que a Lusa é uma das duas equipes que estão abaixo do Tricolor na tabela.

Às 21 horas, no Couto Pereira, o Coxa recebe a Ponte Preta com olhos na ponta da tabela. Com o meia Alex jogando o fino da bola, o Coritiba vem se destacando nesse quarto inicial do Campeonato e pode, quem sabe, até beliscar uma vaga para a Libertadores.

Às 21hs50min dois jogos envolvendo as maiores torcidas do país.

Na Fonte Nova, o Bahia recebe o Flamengo para um jogo de papéis invertidos. Por enquanto é o Tricolor que busca se aproximar do G4, enquanto que o Rubro Negro luta para se afastar do ZR4. Jogo complicadíssimo para o time do técnico Mano Menezes, que se voltar com um ponto já pode se considerar vencedor.

E no Pacaembu o time da melhor defesa, e do pior ataque, recebe o Grêmio. O Timão, que ainda não se firmou nesse Brasileirão, vem para o jogo com seus atacantes em xeque, enquanto que o Tricolor Imortal busca a segunda vitória seguida para encostar ainda mais no G4.

Jogo duro para ambos os Mosqueteiros.

Amanhã:

Dois jogos “completam” a rodada amanhã.

Botafogo e Vitória farão um jogo de seis pontos no Maracanã, que também deve receber um bom público para este jogo. O Alvinegro, em terceiro na tabela, conta com o craque Seedorf, além de torcer por um tropeço do Cruzeiro na noite de hoje, para reassumir a liderança. Já o Rubro-Negro sabe que qualquer pontinho será muito bem vindo, e deve jogar na retranca.

E teremos também Goiás e Vasco, jogo de times de meio da tabela que buscam muito mais se afastar da zona de rebaixamento do que aspirar uma vaga por Libertadores, por exemplo.

Série B:

Tivemos rodada cheia na Série B ontem, com destaque para as goleadas de Palmeiras e América-MG sobre Icasa e Sport, respectivamente.

Beneficiado pela derrota do (ou da, nunca sei) Chapecoense para o Ceará, o Palmeiras volta à liderança do campeonato, ainda que com um jogo a mais do que o time catarinense.

O Palmeiras certamente vai levar essa Série B no bico, devendo priorizar, nesse segundo semestre, a Copa do Brasil, tendo em vista que essa é a única porta de entrada para a Libertadores para o time Alviverde.

Conseguir o acesso deve ser a meta, mas não importando se em primeiro ou em quarto lugar.

Comente esse post: