As contas para o título

Posted: 23/09/2013 in Uncategorized
Etiquetas:, ,
O postêr de Campeão Brasileiro de 2003 logo mais vai ganhar companhia na parede dos Cruzeirenses.

O pôster de Campeão Brasileiro de 2003 logo mais vai ganhar companhia na parede dos Cruzeirenses.

Com 23 jogos disputados, e faltando apenas 15 para o término do Brasileirão 2013, parece que a principal pergunta agora é quando que o Cruzeiro vai confirmar a conquista do seu segundo título do nacional.

Com o empate de ontem diante do Corinthians, no Pacaembu, e a derrota do seu rival mais próximo, o Botafogo, jogando em casa, para o Bahia, os deuses dos estádios parecem mesmo ter estendido suas mãos aos torcedores Cruzeirenses, principalmente porque seu maior rival regional conquistou nesse ano o título mais importante de sua história.

E, se o ano passado o estado de São Paulo praticamente dominou o cenário do Futebol em Terras Brasilis (não tendo vencido apenas o Brasileirão), esse ano parece que é o estado de Minas Gerais que vai impor tamanho domínio.

Bem, mas vamos lá.

Vamos às contas.

Desde que passamos a ter o Brasileirão por pontos corridos com 20 equipes, em 2006, a média de pontos conquistados pelos campeões é de 73 pontos (na verdade 72,714). O time que foi campeão com o maior número de pontos foi o São Paulo, em 2006 conquistando 78 pontos, e  o com o menor número de pontos foi o Flamengo, em 2009 com 67.

Mas vamos considerar a média, de 73 pontos, para parametrizar as nossas contas.

A Raposa já conquistou 50 pontos, com um belo aproveitamento de 72,5%. Além disso, abriu na última rodada 8 pontos para o segundo colocado e já tem 16 pontos para o quinto, praticamente se garantindo na Libertadores de 2014.

Teoricamente faltam 23 pontos para o Cruzeiro conquistar o seu título.

Dos 15 jogos faltantes o Cruzeiro realizará 8 fora de casa e 7 no Mineirão, onde está invicto desde a sua reinauguração, no início desse ano.

Em casa o Cruzeiro enfrentará Portuguesa, São Paulo, Fluminense, Criciúma, Grêmio, Ponte Preta e Bahia. Desses, atualmente apenas Grêmio (4o colocado) e Bahia (10o) estão entre os dez primeiros do Brasileirão.

Fora de casa a coisa complica um pouco mais. O Cruzeiro enfrentará o Internacional já na próxima rodada, depois pega o Náutico, Atlético Mineiro (provavelmente no Independência), Coritiba, Santos, Vitória, Vasco e encerra o Brasileirão contra o Flamengo.

Mesmo assim, suponhamos que o time mineiro conquiste 9 pontos fora de casa (o que não é nenhum pouco impossível, visto o impressionante aproveitamento do time Azul Celeste como visitante, tendo feito 18 dos 24 pontos que disputou na casa do adversário), vencendo os dois times que estão na zona de rebaixamento (Náutico e Vasco) e conseguindo ali três empates contra Inter, Santos e Flamengo.

Faltariam apenas 14 pontos para serem conquistados em 7 jogos dentro de casa. 14 pontos para serem conquistados contra times que estão longe, mas muito longe do Cruzeiro nesse momento (tanto em pontos, quanto no futebol apresentado).

É amigos, parece que o campeão do Brasileirão desse ano vai tomando corpo, forma e rosto.

E tudo indica que essa forma, esse corpo e esse rosto pertencem a uma feliz e ligeira Raposa!

Comentários
  1. Davy Nogueira diz:

    Esse seria o terceiro título do Brasileirão conquistado pelo Cruzeiro 1966/2003/2013 e não o segundo como diz a reportagem

Comente esse post: