Alguns dos principais times do país terão um belo desafio nesse meio de semana.

Seja pela Copa do Brasil, seja pela Taça Sul-Americana, todos que estavam focados na disputa do Brasileirão terão que, como dizem no jargão do futebol, mudar a chave e passar a se focar nas competições “mata-mata”.

Hoje já tem jogo, válido pelas oitavas de final da Sul-Americana, onde o Coritiba enfrenta o desconhecido Itagüi, do Paraguai, no Couto Pereira.

Na quarta, também pela competição continental, o Sport vai à Assunção, para enfrentar o Libertad, esse já é um pouco mais conhecido dos brasileiros. Já a Ponte Preta recebe o Deportivo Pasto (deportivo quem?), da Colômbia. Não, não é que o time joga num campo que parece mais um pasto. A cidade que tem esse nome.

Na quinta dois Tricolores vão à campo também pela Sul-Americana. O Bahia vai a Medelín, enfrentar o Nacional, e o São Paulo, atual campeão do torneio, recebe o Universidad Católica, do Chile.

A Sul-Americana é aquela coisa, né: por enquanto os clubes vão com times mistos a campo, dizendo que o mais importante mesmo é o nacional. Se chega numa semi-final o discurso muda, e a prioridade passa a ser a competição continental.

Copa do Brasil:

Começa amanhã a fase mais longa da nossa Copinha.

Longa não no número de jogos, mas no tempo que levaremos entre o primeiro e o segundo jogo.

Quando foram definidos os classificados para essa fase, eu fiquei de analisar quais teriam maior possibilidade de chegar à semi-final. Pois bem, mesmo sabendo que o longo mês que separa um jogo do outro pode interferir, e muito, no resultado final, lá vai os meus palpites:

Corinthians x Grêmio: primeiro jogo no Pacaembu, decisão na Arena. Pelo atual momento dos dois, nenhum se classificaria, mas não posso me deixar levar por esse atual momento, né? Acho que aqui temos um empate técnico, mas com ligeira, veja bem, ligeira vantagem para o Mosqueteiro do Parque São Jorge. 51% pro Timão, 49% pro Imortal.

Internacional x Atlético Paranaense: outro confronto bem equilibrado entre os atuais 3o e 5o colocados do Brasileirão. A fase do Furacão é bem melhor do que a do Colorado, mas este tem mais jogadores com capacidade de decidir uma partida, e até uma classificação, em um lance isolado. Como o segundo jogo é na casa do Furacão, e sua fase é mais consistente, vou colocar 51% pro Atlético e 49% pro Inter.

Goiás x Vasco da Gama: confronto nivelado por baixo. No atual momento o time do gordinho Valter é a melhor aposta, mas não podemos desconsiderar o fato do Vascão decidir em casa. Nesse confronto acho que o primeiro jogo pode ser mais decisivo, e por isso vou colocar o Goiás com 60% de chances de classificação, contra 40% do Gigante da Colina.

Botafogo x Flamengo: confronto entre dois gigantes cariocas, com clara vantagem para o Alvinegro. Mesmo assim, por clássico ser clássico e vice-versa, não podemos nunca desconsiderar a possibilidade do Mengão passar às semi-finais. Eu daria 55% pro Bota, principalmente por ter mais consistência do que o rival, e 45% pro Flamengo.

Todos esses palpites levam em conta o longo período entre um jogo e outro, e tudo o que nele pode ocorrer.

Comente esse post: