Corinthians a dois pontos do título

Posted: 18/11/2013 in Uncategorized
Etiquetas:, ,
Titebilidade ou empaTite, qual será a imagem que ficará do treinador no Timão?

Titebilidade ou empaTite, qual será a imagem que ficará do treinador no Timão?

O Corinthians ainda tem três jogos para tentar conquistar mais um título na temporada 2013.

E, certamente, não estamos falando do título de campeão do Brasileiro, pois este já está bem guardado na Toca da Raposa.

Faltando apenas nove pontos a serem conquistados o Timão não conseguirá nem, por exemplo, uma vaga no G4, que possibilitaria a ida à Libertadores de 2014. Para conseguir essa vaga tem que haver uma combinação de resultados tão grande (não só no Brasileirão), que é melhor nem escrever sobre ela.

Mas o time do até então técnico Tite está a dois empates de mais um título, ou melhor, um recorde: o de ser o time com mais empates no Brasileirão.

Se o 0x0 com o Vasco, na tarde de ontem no Pacaembu, já garantiu o título de time com o maior número de igualdades sem gols da história dos pontos corridos (desde 2003), o mesmo placar deixou o Timão a um empate de igualar a marca conquistada por quatro times desde 2006, quando o campeonato passou a ter 38 rodadas.

Na tabela abaixo você pode ver os líderes no quesito número de empates, considerando apenas os campeonatos disputados em formato idêntico ao atual (pontos corridos com 38 rodadas):

Os campeões do empate!

Os campeões do empate!

O Corinthians de 2013, destacado em vermelho, já está na segunda colocação entre os que mais empataram no Brasileirão nesse período, empatado (que irônico!) com o Vasco de 2010 (que terminou a competição em 11o lugar) e com o Flamengo de 2011 (que terminou em 4o colocado).

Aliás, é impressionante como o Flamengo aparece entre os que mais empataram. Além da já citada campanha de 2011, o Flamengo é um dos recordistas nesse quesito com a sua campanha de 2010 (17 empates), e aparece também com a campanha de 2012, com 14 empates.

Os líderes, como o leitor pode ver na tabela acima, são, além do já citado Flamengo de 2010, Botafogo e Ceará, também em 2010, e o Palmeiras, com a campanha de 2011, todos tendo conquistados 17 empates em 38 jogos.

O Timão de Tite, Pato e companhia, está há um empate de igualar o recorde dos quatro líderes, ou a dois empates de se tornar o campeão no número de empates em uma única temporada. Dos três jogos que restam ao Timão nesse Brasileirão, dois são fora de casa (contra Flamengo e Náutico) e um em casa (contra Internacional).

O duro é saber que, dos três jogos faltantes, dois são completamente “empatáveis” para o Timão.

Desde 2003:

Se incluirmos os anos de 2003, 2004 e 2005, quando o Brasileirão fora disputado por pontos corridos mas com 46, 46 e 42 rodadas respectivamente, os campeões do empate seriam a Ponte Preta de 2003 e o Botafogo de 2004, ambos com 18 empates.

Porém, se levarmos em consideração o número de jogos disputados, os 18 empates de Ponte e Bota nos primeiros anos de Brasileirão por pontos corridos equivalem a 39,1% dos jogos disputados, enquanto que os 17 empates dos quatro líderes desde 2006 equivale a 44,7% dos jogos disputados.

Imagem:

Aí o blogueiro aqui vai se valer de uma máxima que um professor de marketing meu se utilizava, que dizia que não é a primeira imagem que fica, mas sim a última, em alusão ao velho ditado popular que afirma ser “a primeira imagem é a que fica”.

Será que a segunda passagem de Tite no comando do Timão vai ser futuramente lembrada pelos muitos títulos conquistados pelo treinador no Parque São Jorge, ou pela campanha do Brasileirão de 2013, que apelidou o treinador de empaTite?

Libertadores ou rebaixamento:

A briga nas duas extremidades da tabela continua assim, digamos, excitante.

O Goiás entrou de vez na luta por uma vaga na Libertadores de 2014 e já está na terceira colocação do Brasileirão, atrás de Cruzeiro e Grêmio. O time Esmeraldino é a grande surpresa dessa reta final de campeonato!

Aliás, o único que garantiu sua vaga na competição continental pelo Brasileirão, até agora, foi o Cruzeiro.

Grêmio, Goiás, Atlético Paranaense (em duas frentes) e Botafogo lutam para se manter no G4, e torcem desesperadamente contra São Paulo ou Ponte Preta na Taça Sul-Americana (que pode tirar a quarta vaga do Brasileirão, como no ano passado).

Já na ponta de baixo da tabela, quem parece ter surpreendido é o Criciúma, que venceu o Coritiba na casa do adversário e se afastou da maldita ZR, tendo colocado o Coxa pela primeira vez nela (quem diria que isso iria acontecer quando o Coxa liderava o campeonato e o meia Alex jogava o fino da bola, lá pela 15a rodada?).

Além do Coxa, o Vasco da Gama e a Ponte Preta ainda luta para escapar da degola, mas o blogueiro aqui começa a desconfiar que ainda resta apenas uma vaga para a Série B de 2014, visto que Vasco e Ponte já estão com seus rebaixamentos muito bem encaminhados.

Série B:

A confirmação do segundo título da Série B do Palmeiras veio com a vitória sobre o Boa Esporte, no sábado, por 3×0.

Título conquistado e, como era esperado, pouco comemorado. Torcida de time grande tem que comemorar título grande! É justa a comemoração dos profissionais envolvidos na conquista, mas isso não deve, de forma alguma, passar para a torcida.

Também foi confirmado o acesso da Chapecoense, após o empate em 1×1 com o Bragantino.

Sport, Icasa e Ceará, todos com 59 pontos, são os que mais estão próximos das duas vagas restantes, mas podemos incluir também Figueirense e América-MG, com 56 pontos ganhos, ainda como postulantes a uma das vagas.

Parabéns aos campeões Palmeirenses, time ao qual eu me orgulho muito de ter como maior rival, e ao Chapecoense, pelo acesso conquistado oficialmente nesse final de semana.

Série C:

O Santa Cruz-PE conquistou, ao vencer novamente o Luverdense por 2×1, a vaga na final da Série C contra o Sampaio Corrêa.

Os dois jogos da final serão disputados nos dois próximos domingos, com o último e decisivo jogo ocorrendo num já lotado Arruda.

Comente esse post: