Lógico que o tema central desse post não poderia ser outro. Afinal, o “mundo esportivo brasileiro” está falando da guerra campal ocorrida no modesto estádio de Joinville, no interior da Santa e Bela Catarina.

Mas, o blogueiro aqui pergunta, qual é a novidade nisso tudo?

Duas torcidas tensas, pouco policiamento e nenhum, registre-se, nenhum sentimento de medo da lei daqueles que transformaram um simples jogo de futebol em notícia do caderno de polícia dos principais jornais do país.

Já dá até para prever o futuro: agora os ministérios públicos vão pedir a extinção das torcidas organizadas de Vasco e Atlético Paranaense, os políticos vão usar suas belas e velhas bravatas contra a violência nos estádios (até a presidente do país já o fez), o Tribunal de Justiça Desportiva vai punir “exemplarmente” os clubes, mas depois vai despunir (e essa palavra eu acabei de inventar) por conta dos recursos impetrados, a sociedade vai ficar indignada por um tempo, mas logo passa porquê o Natal já está chegando e é preciso deixar um clima de confraternização mundial no ar, e blá, blá, blá…

E, confesso, eu hesitei muito em escrever tudo isso (e olha que eu escrevi muito pouco sobre o fato), até porquê respeito meus poucos leitores e tento ser, ao menos, um pouco original no meu blog.

E, aí meus amigos, eu lhes digo: por essas e por outras que já faz mais de 4 anos que eu não ponho meus micosentos pés em nenhum estádiozinho sequer.

Brasileirão 2013:

À sombra dos acontecimentos de Joinville, que é uma bela e aprazível cidade por sinal, o Campeonato Brasileiro de 2013 acabou de maneira inédita.

Inédita porquê foi a primeira vez que dois times grandes de um mesmo estado foram rebaixados à Série B do ano seguinte, e inédito porquê pela primeira vez o atual campeão foi rebaixado no Brasileirão.

E, curiosamente, ontem eu estava assistindo ao Sportv e vi que a equipe do Tá na Área fez um levantamento de quantas vezes no futebol mundial, principais e menores campeonatos nacionais, isso havia ocorrido. Eu não me lembro o número, mas era algo impressionantemente raro.

Bem, além do rebaixamento do Vasco e do Fluminense, tivemos a confirmação do vice-campeonato do Grêmio e da 3a colocação do Atlético Paranaense, ambos garantidos na Libertadores de 2014.

Quem não está garantido, mas pode chegar lá, é o Botafogo, que depende do desfecho da Taça Sul-Americana para saber se irá ou não para a competição continental. Caso dê Ponte na próxima quarta-feira, quem ocupará essa vaga será o time de Campinas.

No mais, além do claro destaque de termos três times considerados médios entre os seis primeiros colocados do campeonato (é a primeira vez que isso acontece na era dos pontos corridos), uma grande decepção para os times de São Paulo, onde seu melhor colocado, o Santos, terminou em 7o lugar.

Ranking:

Com a classificação final, veja a pontuação que os dez primeiros colocados angariaram em nosso Ranking:

Classificação final Brasileirão 2013

A atualização do Ranking de 2013 ocorrerá após o final da Taça Sul-Americana, ainda nessa semana.

Aposta:

Os que acompanham o blog desde o início do Brasileirão sabem que eu fiz uma brincadeira com um amigo torcedor do Atlético Paranaense, onde ele iria participar de um bolão e pediu, no início do campeonato, para que eu descrevesse como eu acreditaria que iria terminar o Brasileirão 2013.

Veja abaixo o quadro comparativo, com a tabela da direita com as colocações finais do Brasileirão e a da esquerda com o meu palpite:

Os palpites desse blogueiro não foram tão bons assim.

Os palpites desse blogueiro não foram tão bons assim.

Acertei apenas o Grêmio no G4 e a quada de Vasco da Gama e Náutico.

Espero que meu amigo não tenha se baseado nos meus palpites.

Amanhã teremos a atualização das páginas dos dez primeiros colocados do Brasileirão.

Comente esse post: