Coeficiente de chatice

Posted: 28/01/2014 in Uncategorized
Etiquetas:, ,

Com o intuito de comprovar a chatice que é a grande maioria dos estaduais, o blogueiro aqui decidiu fazer uma brincadeira tendo como base o Ranking do Blog FTB.

A brincadeira consiste em comparar a pontuação dos principais times de cada estado em nosso Ranking, com relação a pontuação dos demais times do mesmo estado. Por exemplo, relacionar a pontuação de Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras contra todos os outros times de São Paulo que já pontuaram no nosso Ranking.

Como todos os times que disputam seus campeonatos estaduais são capazes, ou teoricamente teriam condições de, conquistar ao menos algum título, entendemos que esse coeficiente encontrado pode ser um retrato mais fiel do que esperar de cada um dos estaduais analisados.

Ao resultado dessa divisão daremos o nome de Coeficiente da Chatice.

Ou seja, quanto maior o resultado, maior a chatice do campeonato em questão (mais fácil será, por exemplo, de se prever quais times têm mais chances de serem campeões).

Quanto mais próximo de 1 for o coeficiente, menos chato é o campeonato.

Como principais times de cada estadual eu separei os seguintes:

Campeonato Baiano: Bahia e Vitória;

Campeonato Cearense: Ceará e Fortaleza;

Campeonato Goiano: Goiás;

Campeonato Mineiro: Atlético Mineiro e Cruzeiro;

Campeonato Paraense: Paysandu e Remo;

Campeonato Paranaense: Atlético Paranaense e Coritiba;

Campeonato Pernambucano: Náutico, Santa Cruz e Sport;

Campeonato Carioca: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama;

Campeonato Gaúcho: Internacional e Grêmio;

Campeonato Catarinense: Avaí, Criciúma e Figueirense;

Campeonato Paulista: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

E, para que o leitor possa ter um efeito maior de comparação, a mesma conta foi realizada isolando a pontuação de cada time nas competições nacionais (Brasileirão e Copa do Brasil) e comparando os doze principais clubes do Futebol em Terras Brasilis com relação aos demais 65 times que já pontuaram nesses campeonatos.

E o Coeficiente das competições nacionais foi de 3,22.

Algo bem próximo de 1.

Veja no quadro abaixo qual é o Coeficiente de Chatice dos 11 principais campeonatos estaduais:

Coeficiente da ChaticeAqui vai uma atenção especial para o Campeonato Pernambucano.

De 1959 até o ano passado, o estadual de Pernambuco ficou na mão de apenas três times: Sport (22 vezes), Santa Cruz (19 vezes) e Náutico (14 vezes). Da mesma forma, apenas esses três times pontuaram em quaisquer outras competições que o nosso Ranking contempla.

Como é impossível se dividir algo por zero, colocamos o numeral 100 no Coeficiente de Chatice do Campeonato Pernambucano para representá-lo como o mais chato entre os onze torneios analisados.

Afinal, desde 1959 sabemos que o título ficará ou com Sport, ou com Santa Cruz ou, quem sabe, com o Náutico.

Logo depois do Pernambucano, vem o Campeonato Carioca e em terceiro colocado o Campeonato Mineiro.

Dois campeonatos que qualquer criança sabe que vai terminar na mão de um dos seis grandes.

Entre os campeonatos “menos chatos”, o que não significa dizer que são legais, estão o Paulista, o Paranaense e, aquele que mais se aproxima das competições nacionais, o Catarinense.

Santa Catarina, inclusive, é o estado que mais campeões diferentes produziu de 1959 até 2013 (entre os onze estaduais listados). Lá, nada menos do que 15 equipes conquistaram o título estadual ao menos uma vez nesse período.

O que, se não transforma o Catarinense num campeonato de encher os olhos, ao menos não parece ser tão óbvio o seu resultado final quanto outros campeonatos por aí.

Comentários
  1. fabio diz:

    Iae marcelo,Atletico goianiense,seria uma boa pedida,pra nao deixar o Goiás sozinho,sem falar que no ultimo brasileiro eles deram trabalho pra muito time grande!!!

  2. Bebeto diz:

    Os campeonatos estaduais estão saturados e sem mercado, enquanto q o brasileiro e inviável…

    O ideal e a criação de 6 ligas regionais, cada uma com seu campeonato em pontos corridos, com 12 a 16 times por divisão, com os melhores se classificando ao nacional, os intermediários a uma repescagem, ambos valendo vaga no torneio decisivo e os piores a uma divisão intermediária, juntamente com os da segunda divisão, e os demais jogando copas estaduais, valendo vaga em um torneio seletivo com os campeões das copas estaduais e os times do bloco do meio da divisão intermediária…
    Campeão de cada regional na sulamericana, e classificação pra libertadores pelo nacional, e campeão do torneio decisivo campeão brasileiro e com vaga na libertadores, e vice campeão com vaga na sulamericana…

    O Brasil e do tamanho da Europa, e não temos um campeonato por pontos corridos, em turno e returno, na Europa… Imaginem colocar um CSKA no campeonato espanhol, por exemplo…. Inviável.. E a msm coisa querer q o Remo jogue um campeonato contra times do Sul e sudeste…..

    Por isso vejo essa como a solução do futebol brasileiro….

Comente esse post: