O meia Tinga, alvo de racismo na noite de ontem.

O meia Tinga, alvo de racismo na noite de ontem.

A noite de ontem, para o Futebol em Terras Brasilis, foi negra, com muito orgulho.

Negra, não em referência às duas derrotas que nossos times sofreram em suas estréias na Libertadores.

Mas negra em referência ao orgulho que todos, ao menos, deveríamos sentir, e nesse todos eu incluo também os peruanos, de sermos tão miscigenados, tão misturados, tão índios, tão brancos, tão negros.

Porquê doce é a ilusão de qualquer sul-americano ao achar que temos o “direito” de sermos racistas. Nós, todos nós, somos a raça que sofre pela discriminação.

É tão tolo, sem sentido e hipócrita consigo mesmo um sul-americano demonstrar racismo a outro sul-americano quanto seria, na época do nazismo, um alemão demonstrar superioridade racial a outro.

E enquanto as autoridades policiais, jurídicas e esportivas não tomarem as devidas providências, nada nesse triste cenário mudará.

Vamos aos jogos:

Não vi nada dos jogos de ontem pela Libertadores. O do Cruzeiro não passou em nenhum canal do meu pacote de TV a cabo, e o do Flamengo, que estava passando na Sportv, eu não pude ver por problemas de sinal.

Mas, além da triste notícia já comentada acima, fiquei sabendo dos resultados negativos das duas equipes.

Nenhuma das derrotas pode ser considerada catastrófica, mas a do Cruzeiro, por estar num grupo um pouco mais forte, pode ser considerada como um resultado pior do que a do Flamengo.

Nada que o atual campeão brasileiro não consiga reverter e, assim como o atual campeão do Brasil, não possa terminar na primeira colocação do seu grupo.

É só o primeiro jogo da fase.

Como terão, também, os primeiros jogos hoje o Atlético Paranaense, pelo grupo 1, recebendo o horrível time boliviano do The Strongest, e o Grêmio, pelo grupo 6, indo visitar o Nacional, no seu vizinho Uruguai.

Chance de goleada na Vila Capanema e possibilidade de ao menos um empate em Montevidéu.

Copa Verde:

Cinco jogos deram continuidade na Copa Verde na noite de ontem.

O atual campeão amazonense, Princesa do Solimões, recebeu e venceu o atual campeão amapaense, o Santos, por 1×0. Agora o time amazonense tem a vantagem do empate no jogo de volta.

0x0 foram os placares de Plácido de Castro-AC x Nacional-AM, Brasília-DF x CENE-MS e Desportiva Ferroviária-ES x Cuiabá-MT. Nacional, CENE e Cuiabá jogam o próximo jogo em casa e qualquer empate com gols classifica os visitantes.

O Brasiliense foi ao Tocantins e venceu o Interporto por 2×0, e agora pode até perder por um gol de diferença, em casa (olha uma boa chance de colocar um bom público no “elefante branco Mané Garrincha”) que se classificará.

Fecha a rodada a goleada imposta pelo Vilhena-RO por 4×1 em cima do Mixto-MT. Agora o time mato-grossense tem que vencer por 3×0 para garantir a classificação.

Comente esse post: