Começa a festa dos campeões

Posted: 07/04/2014 in Uncategorized
Etiquetas:, ,

O Futebol em Terras Brasilis é assim: mal começou a temporada e já temos torcida comemorando título!

Nesse final de semana dois estaduais chegaram ao fim e duas torcidas passaram uma segunda-feira sorrindo, sorrindo…

Sampaio_CorrêaComo geralmente sorri a torcida do Sampaio Corrêa, do Maranhão, tamanho é o domínio do Tricolor de Aço na terra dos Sarneys, e que conquistou no final da tarde desse domingo seu 32º título estadual, o 25º válido para o nosso Ranking.

A conquista veio após o time de São Luís vencer o segundo turno do Campeonato Maranhense e, como já havia vencido o primeiro, ter descartado a necessidade de dois jogos finais.

Curioso é que o Sampaio Corrêa ganhou os dois turnos do seu maior rival, o Moto Club, que coincidentemente é o segundo no estado (tanto em nosso Ranking, quanto no número de títulos).

Festa também no Campeonato Mato-grossense, onde o Cuiabá derrotou o Luverdense nos dois jogos da final, ambos por 1×0, e 140px-Cuiabá_Esporte_Clubeconquistou o seu 5º título estadual.

O clube, fundado pelo ex-atacante Gaúcho, é um dos mais novos no cenário nacional e, com a conquista, passou a ser o clube mato-grossense com a maior pontuação em nosso Ranking (152 pontos), deixando para trás times tradicionais do estado como Mixto e Operário.

Parabéns aos dois primeiros campeões do nosso futebol!

Demais decisões:

Mais nove estados iniciaram as disputas das finais dos estaduais nesse último final de semana. E em 6 deles a disputa está nas mãos de quem se antevia que estivesse lá.

Mas, como final é final e vice-versa, vamos a elas.

Na Bahia o Tricolor venceu a primeira partida das finais, por 2×0, e agora pode até perder para o Vitória que conquistará seu 45o título estadual. Ao Rubro-Negro resta vencer por dois gols de diferença para conquistar o caneco, jogando ao lado da sua torcida.

Já em Goiás tivemos um empate em 0x0 no primeiro jogo da decisão entre Atlético Goianiense e Goiás. Para conquistarem o título os Esmeraldinos precisam apenas de um empate, enquanto que os Rubro-Negros jogam por uma vitória simples na próxima partida. Tudo aberto no Goiano de 2014.

O Campeonato Sul-mato-grossense também teve seu primeiro jogo final nesse domingo, com a vitória do Águia Negra por 2×1 em cima do Cene, que fará o próximo jogo em casa. O time de Rio Brilhante joga por um empate para conquistar seu terceiro título estadual, enquanto que ao Cene basta uma vitória simples.

O Mineiro teve seu primeiro jogo da final e, como obviedade pouca é bobagem, Atlético Mineiro e Cruzeiro empataram em 0x0 depois de longas e exaustivas viagens pela Libertadores, esse sim um torneio que realmente importa. Os Cruzeirenses jogam por um empate no segundo jogo, no Mineirão completamente azul e branco, enquanto que os Atleticanos tem que vencer para tentar calar tal Mineirão.

Ah, e até lá ambos terão jogos pela Libertadores. E viva os estaduais!

No Paraná, por incompetência (??) dos dois grandes, estamos vivenciando uma decisão inédita entre Maringá e Londrina. O primeiro jogo, em Londrina, terminou empatado em 2×2, e agora precisará vencer em Maringá para conquistar seu quarto título estadual. Já o time do Maringá, que tenta seu primeiro título em sua curta história (fundado em 2010) também precisa vencer, porque se terminar com um segundo empate a decisão será nos pênaltis.

O Carioca teve seu primeiro confronto entre Vasco e Flamengo empatado em 1×1, com um gol em cada tempo, e com o Mengão podendo empatar novamente para conquistar novamente o título Carioca. Já o Vasco, que não conquista um estadual desde 2003, terá que vencer para levantar o caneco 11 anos após sua última conquista.

No Gaúcho, mais uma obviedade, o Inter venceu no final de semana passado (nesse final de semana teve a linda inauguração do novo Beira Rio) o Grêmio por 2×1, e agora poderá até perder no Beira Rio para conquistar o primeiro título no novíssimo estádio. Ao Tricolor Imortal apenas a vitória por 2 ou mais gols de diferença é que vale.

Em Santa Catarina, no estadual menos previsível do país, o Joinville venceu o Figueirense por 2×1, em Joinville, e poderá jogar por um empate na última e decisiva partida. Já o Alvinegro precisa de uma vitória simples para ampliar ainda mais a sua predominância no estado da Santa e Bela Catarina.

Já no Paulista, também por incompetência de alguns grandes, o Santos está decidindo o título contra o Ituano e encontrou mais dificuldades do que imaginava, ao perder a primeira partida por 1×0 em pleno Pacaembu cheio de Santistas. O Alvinegro Praiano deve, para conquistar o título sem disputa de pênaltis, vencer por 2 ou mais gols de diferença. Ao time de Itú o empate basta para levantar o segundo caneco da sua história.

Na opinião do blogueiro serão campeões Bahia, Atlético Goianiense, Águia Negra, Atlético Mineiro, Londrina, Flamengo, Internacional, Joinville e Santos.

E a atualização do Ranking será após sabermos se eu estou, ou não, com a mira afiada nos palpites.

Comente esse post: