Como escrevi recentemente, pouca atenção tenho dado para os demais assuntos do Futebol em Terras Brasilis além da Copa do Mundo, que está para começar.

Não por que eu não queira, mas porque não tem dado mesmo.

Mas também não poderia deixar de fazer um fechamento do que foi o primeiro semestre, principalmente analisando o que aconteceu no Brasileirão até a sua pausa e atualizando o Ranking com os pontos da Libertadores da América (conforme prometemos aqui) e com os títulos estaduais que ocorreram desde a nossa última atualização (em Abril).

Então vamos começar pelo mais importante.

Atualizando o Ranking:

O Ranking 2014 acabou de ser atualizado com a pontuação que o Cruzeiro conquistou na sua participação na Libertadores desse ano, quando chegou até as quartas-de-final, e com a depreciação dos pontos das edições passadas do torneio continental.

Como já escrevemos aqui, o time que mais perdeu com essa depreciação não poderia ser outro além do atual campeão da Libertadores, o Atlético Mineiro.

Também estão somados os pontos de 9 campeonatos estaduais que terminaram após a nossa última atualização do Ranking. Na tabelinha abaixo você verá quais são, os campeões e as informações sobre o título.

Tabela com os 9 campeões estaduais que tiveram sua pontuação atualizada no Ranking.

Tabela com os 9 campeões estaduais que tiveram sua pontuação atualizada no Ranking.

Aproveitamos para dar boas-vindas ao Luziânia, do Distrito Federal, que conquistou seu primeiro título estadual e aparece pela primeira vez em nosso Ranking, que agora contempla 260 times do Futebol em Terras Brasilis.

Ao todo 22 campeonatos estaduais já terminaram e os 5 restantes (Acre, Espírito Santo, Pará, Paraíba e Tocantins) deverão terminar até o início do Mundial.

A alteração mais importante na atualização do Ranking 2014 fica, sem dúvida alguma, por conta do time da Raposa, que volta a aparecer entre os quatro primeiros colocados do Ranking, algo que não ocorria desde o Ranking 2010.

Apenas lembrando que o Ranking ainda sofrerá muitas modificações daqui até o final do ano, com o término dos 5 estaduais que ainda estão sendo disputados, do Brasileirão, da Copa do Brasil e com a participação dos brasileiros na Recopa e na Copa Sul-Americana.

Ah, e como você bem sabe, se quiser ver o Ranking atualizado basta clicar onde estiver escrito Ranking 2014.

Brasileirão, Série A:

E não é que o Cruzeiro terminou essa primeira parte do Brasileirão como líder?

Se o campeonato terminasse aqui o blogueiro que vos escreve teria acertado o campeão, conforme escrevi no início do campeonato (veja aqui).

Tudo bem que eu apontei três favoritos, mas… vamos ser sinceros… os três que eu apontei como favoritos estão entre os cinco primeiros colocados do campeonato.

E ainda estou acertando o Fluminense como um candidato à Vaga na Liberta.

Até que não estou tão mal.

Ao menos por enquanto.

Fato é que essa parada enooorme no Brasileirão irá fazer dele dois campeonatos totalmente diferentes.

Tudo o que pode acontecer com os times brasileiros nessa parada, os jogadores que podem chegar ou sair (ainda teremos a janela de transferências da Europa que se encerrará apenas em 31 de agosto) transformam este no mais imprevisível campeonato do mundo.

Portanto, a única certeza que teremos quando o campeonato retornar é que o Cruzeiro vai reiniciá-lo com três pontos de vantagem sobre seus principais rivais na busca pelo título.

E que o Flamengo já começa com uma preocupação que não gostaria de ter.

Só e tudo isso.

Série B:

Mal tenho visto as notícias da Série B e, ontem, quando fui ver como estava sua classificação, me assustei.

Cadê o Vasco da Gama?

O Gigante da Colina está na desonrosa 12ª colocação!!!!

Catzo, o que tá acontecendo por São Januário??

Tudo bem que ainda tem uma rodada hoje, mas, no melhor dos casos, o time Cruzmaltino não termina essa primeira parte nem na 6ª posição…

Olha, os Vascaínos só não ficam mais preocupados do que os Lusitanos, que estão na penúltima colocação, com um belo caminho traçado para a Série C.

Que coisa, hein Portuguesa?

Tudo porque vocês escalaram um jogador irregular na última rodada do ano passado… como diria o famoso poeta: “sabe de nada, inocente”!!!

Na ponta da tabela desfilam Ceará, América-MG, Joinville e ABC-RN, com a Ponte Preta brigando para entrar nesse G4.

Série C:

Já pausada para a Copa, e como sempre dividida em dois grupos, a Série C já teve 6 rodadas disputadas (de um total de 18 na primeira fase) e conta com os seguintes clubes com as melhores campanhas: pelo grupo A (região Norte, Nordeste e Centro-oeste) estão o Fortaleza, o Botafogo-PB, o Cuiabá-MT e o Paysandu; pelo grupo B (região Sul e Sudeste) estão Mogi Mirim, Juventude, Caxias e Tupi.

Mas, da mesmíssima forma das duas primeiras divisões, ainda é muito cedo para se fazer qualquer tipo de projeção.

Comente esse post: