As quartas de final

Posted: 08/06/2014 in Uncategorized
Etiquetas:,
Roberto Carlos

Esse post não passa de um belo chute, como esse do lateral-esquerdo Roberto Carlos, autor de um dos gols mais magníficos que eu já vi pela Seleção.

Depois de ter escrito o que o Blog FTB acha que vai dar em cada um dos oito grupos da Copa do Mundo (leia aqui, aqui, aqui e aqui), chegou a hora de tentarmos acertar quem vai para as quartas de final.

E, como em todos os lugares que vimos ou lemos sobre quem vai ganhar a Copa, o nosso palpite é baseado em teorias estatísticas, desempenho histórico e, principalmente, no fator mais preponderante do futebol: o imponderável.

Então, tudo o que você ler aqui não passará de mero chute, baseado mais naquilo em que o blogueiro aqui imagina que possa acontecer, do que necessariamente no que diz alguma estatística ou qualquer outra teoria por aí existente.

E você pode até se perguntar por quê eu não ouso palpitar sobre os quatro semifinalistas, como muita gente por aí faz. Primeiro, porque se eu escrever que acho que vai dar Brasil x Alemanha e Argentina x Espanha, além de chover no molhado, vou desconsiderar o tal do imponderável, que sempre aparece nas Copas do Mundo.

Brasil, Alemanha, Argentina e Espanha são sim os principais postulantes ao título. Mas vai dizer isso para um jogador italiano, uruguaio, inglês ou francês (para ficar apenas nos que já conquistaram a Copa do Mundo). Vai lá e diz isso pra eles.

Portanto, arriscar até as quartas, além de mais fácil, é também mais coerente por parte desse blogueiro que vos escreve.

Então vamos lá.

O primeiro jogo das quartas é entre o vencedor dos jogos 1 e 3 das oitavas de final. No jogo um teremos de um lado o 1º do Grupo A, Brasil na opinião desse blog, contra o 2º do Grupo B, que eu acredito que dê o mais provável com a Holanda.

E aí já teremos o primeiro grande desafio da Seleção nessa Copa.  É jogo para mineiro e brasileiro nenhum botar defeito.

Confronto eliminatório que ocorreu nada menos do que em 3 das últimas 5 edições do mundial. E se repetirá o resultado das duas primeiras, com o Brasil eliminando a Holanda e passando para as quartas.

Para pegar o Uruguai, que deve se classificar em segundo no seu grupo (D) e passar tranqüilamente pelo primeiro do grupo C, formado por Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão.

No segundo jogo das quartas temos os vencedores dos jogos 5 e 7 das oitavas de final.

Jogo 5 entre o primeiro do grupo E, contra o segundo do grupo F. Temos, então, teoricamente uma oitavas entre França e Nigéria.

Duas seleções questionáveis, ainda mais agora que a França perdeu seu astro Ribéry. Mas acho que o imponderável entrará em campo e, com certa dor no coração (pois acho o uniforme francês o mais belo da Copa), a Nigéria estará nas quartas de final, pela primeira vez em sua história.

Para enfrentar o vencedor do jogo 7, que será entre o 1º colocado do grupo G contra o 2º do H. Na opinião desse blogueiro, Alemanha x Bélgica.

E aí, como gosto de sempre pensar, entrará mais uma vez o tal do imponderável, ou zebra mesmo se você preferir, e teremos a Bélgica eliminando os Alemães, em plena Porto Alegre (para tristeza da colônia local), nos pênaltis.

O terceiro jogo das quartas será entre o vencedor do jogo 2 contra o vencedor do jogo 4 das oitavas.

Jogo 2 será entre o segundo colocado do grupo A, contra o primeiro do B, que é até fácil de se prever: Espanha.

O difícil está em escolher quem ficará no segundo lugar do grupo do Brasil. Mas vamos colocar a Croácia, ou os Camarões. Ou talvez o México.

Sei lá, tanto faz. Nenhum deles vai para as quartas de final mesmo.

A Espanha vai pegar o vencedor de Itália (1ª do D) contra o 2º do C. Aí cabe um parêntese.

Acredito que se a Costa do Marfim se classificar em 2º colocado em seu grupo, pode sim complicar para a Itália.

Mas como eu acho que os africanos ficarão em primeiro, a Itália deve pegar Grécia ou Japão. E passar para as quartas, para enfrentar a Espanha na reedição da última final de Eurocopa.

Para fechar as quartas, o último jogo dessa fase será entre os vencedores dos jogos 6 e 8 das oitavas.

Jogo 6 entre Argentina (1º do F) x Suíça (2º do E), que deve dar os hermanos mesmo.

E o jogo 8 entre o 1º do grupo H, contra o segundo do grupo G. Na opinião desse blogueiro, Rússia x Portugal.

E as quartas será mesmo entre Messi e Cristiano Ronaldo, para fazer tremer o chão do Planalto Central.

Então, em resumo, eis aqui os quatro jogos da fase de quartas de final que o blogueiro chuta que dará:

Jogo A – dia 04/7 – Fortaleza: Brasil x Uruguai;

Jogo B – dia 04/7 – Rio de Janeiro: Nigéria x Bélgica;

Jogo C – dia 05/7 – Salvador: Espanha x Itália;

Jogo D – dia 05/7 – Brasília: Argentina x Portugal.

E aí, será que o blog vai acertar ao menos a metade disso?

Comente esse post: