Blitzkrieg

Posted: 08/07/2014 in Uncategorized
Etiquetas:, , , ,
Os artilheiros germânicos responsáveis pela Blitzkrieg do Mineirão.

Os artilheiros germânicos responsáveis pela Blitzkrieg do Mineirão.

Na nossa cultura futebolística geralmente utilizamos alguns termos relacionados à guerra, ou às forças armadas, para descrever algo.

É assim com aquele cara que marca mais gols em um jogo, ou campeonato, que fica conhecido como Artilheiro.

O chute forte é uma bomba.

O técnico pode ser chamado de Comandante, apesar de ser mais usual ultimamente o “professor”.

E por aí vai.

E, na vã tentativa de entender e escrever o que aconteceu na tarde/noite dessa terça-feira no Mineirão, apenas um termo vem à minha cabeça.

O que intitula esse post.

Blitzkrieg.

Foi exatamente isso que aconteceu em Belo Horizonte.

Apesar de não ter sido surpresa, afinal quando o juiz apitou o início do jogo todos sabíamos que a Alemanha também atacaria, o ataque alemão foi avassalador.

Não tivemos forças para organizar nossa defesa, principalmente após o gol de Klose, o segundo da artilharia germânica, quando o pior dos pesadelos se abateu sobre os onze jogadores brasileiros em campo.

2, 3, 4, 5.

O pesadelo parecia não ter fim.

Atônito assisti aos trinta primeiros minutos de jogo com uma estranha sensação, algo pueril de minha consciência, onde eu pensava: “bom, agora podemos começar o jogo de verdade e torcer pela Seleção”.

Não, o jogo já havia começado e, para nossa tristeza, terminado.

E o sonho de ver o Brasil conquistar um título mundial em sua casa acabou-se.

Ao menos para mim.

Ao menos para minha geração.

Talvez, quem sabe, daqui uns 64 anos a FIFA resolva nos presentear novamente com o seu evento (e que desta vez sua organização não seja tão questionável) e aí minha filha, já velhinha, e meus netos possam realizar esse meu sonho.

Confesso que, apesar de saber levar na esportiva, fiquei chateado.

E vou dormir, ou tentar, assim.

Os alemães ressuscitaram a sua Blitzkrieg, dessa vez bem menos trágica (é claro), e pra cima de nós.

Que possamos aprender algo com isso.

Ps.: para aqueles que não conhecem o termo, Blitzkrieg foi um método, uma tática ou uma estratégia de guerra que consistia em ataques rápidos e de surpresa ao inimigo, que o exército do III Reich aplicou no início da II Guerra Mundial. Para saber mais, clique aqui

Comente esse post: