A vigésima rodada do Brasileirão 2014 começa hoje e, com ela, incia-se também o segundo turno da competição.

Serão oito jogos na noite dessa quarta-feira e mais dois amanhã.

E a rodada começa já com um embate decisivo, aquele típico jogo de 6 pontos, entre Palmeiras e Criciúma, no Pacaembu, às 19hs30min.

Os dois times estão com os mesmos 18 pontos e lutando para fugir da zona de rebaixamento.

Com uma vitória a mais do que seu adversário, o anfitrião do confronto passou a virada do turno fora da “zona maldita”, enquanto que os visitantes ficou como o primeiro dos que seriam rebaixados à Série B.

Jogo para os Palmeirenses lotarem o Pacaembu, empurrarem seu time pra cima do adversário para se afastarem mais a ZR. Enquanto que ao Criciúma resta jogar por uma bola, por uma falta do eterno Paulo Baier, ou até mesmo pelo 0x0.

Os outros dois confrontos desse horário envolve times que estão lutando por uma vaga no Z4 contra times do meio da tabela.

O Grêmio recebe o Atlético Paranaense na Arena Grêmio, em Porto Alegre, na luta por diminuir a pequena diferença que o separa da quarta colocação, ocupada hoje pelo Corinthians.

Para isso o Tricolor Imortal tem que vencer e torcer o Fluminense, que fará o outro jogo desse horário contra o Figueirense, em Santa Catarina.

Os dois Tricolores estão com 31 pontos, dois a menos que o Timão, sendo que o Tricolor carioca leva vantagem sobre o gaúcho no segundo critério de desempate (saldo de gols).

Às 21 horas mais dois jogos, um sem muito apelo e outro que interessa diretamente à fuga do rebaixamento.

Na Arena Pernambuco o Sport receberá o Santos naquele que talvez seja o jogo mais sonolento da noite.

Já no Couto Pereira, Coritiba e Chapecoense se enfrentam em outro jogo de 6 pontos para fugir da zona da degola.

Os visitantes certamente vão passar mais uma rodada fora do ZR, pois com o confronto entre Palmeiras e Criciúma não há possibilidades de dois times ultrapassarem o Chapecoense na tabela de classificação nessa rodada.

Já os donos da casa, se quiserem dormir a primeira rodada fora da ZR vão ter que vencer e torcer por um empate no jogo do Pacaembu.

Às 22 horas teremos mais três confrontos.

Um que pouco vale para esse momento do campeonato, entre Goiás e Flamengo, 13º e 10º colocados respectivamente.

E dois que pode vir para dar mais emoção ao campeonato.

No Maracanã o Botafogo recebe o vice-líder São Paulo e no Barradão o Vitória recebe o 3º colocado Internacional.

Botafogo e Vitória vão à campo para também lutar, em maior ou menor grau, contra o fantasma do rebaixamento. Fantasma esse muito mais próximo do Barradão do que de General Severiano.

E dois dos principais postulantes ao título na opinião desse blogueiro vão jogar fora de casa, contra dois adversários complicados, na busca por diminuir a diferença imposta pelo líder Cruzeiro.

Diminuir não, né? Manter.

Porque amanhã o Cruzeiro pega o Bahia, no Mineirão, e eu duvido muito que o time Celeste perca pontos nesse confronto.

Se o São Paulo entende que o jogo contra o Cruzeiro, no Morumbi domingo, é crucial para se manter na disputa do título, tem que se lembrar que uma vitória hoje também é crucial para manter essa expectativa até o final da semana.

E o mesmo vale pro Inter que pegará o lanterna da competição.

Tanto o Tricolor Paulista quanto o Colorado necessitam da vitória na noite de hoje se quiserem continuar sonhando com o título do Brasileirão 2014.

Comente esse post: