Jogadores da Ponte comemoram a vitória sobre o Ceará.

Jogadores da Ponte comemoram a vitória sobre o Ceará.

Como dediquei meu post de ontem a analisar apenas a Série A do Brasileirão, mais precisamente o desempenho dos sete primeiros colocados na principal divisão do futebol no país, hoje resolvi passear pelas demais divisões e ver o que exatamente está pegando nas Séries B, C e D do nacional.

A começar pela Série B, que nesse final de semana viu a Ponte Preta assumir, pela primeira vez, a liderança da competição após vencer o até então time sensação do campeonato, o Ceará, por 3×1 em Campinas. É a quinta vitória seguida do time do técnico Guto Ferreira.

A Macaca continua empatada em número de pontos com o Avaí, que subiu para a segunda colocação após vencer o Boa Esporte Clube por 2×0, na Ressacada (Santa Catarina), mas mantém a liderança no terceiro critério de desempate, o número de gols marcados.

Quem era o líder até a última rodada e agora caiu para a terceira colocação é o Joinville, que perdeu para o Vasco da Gama por 2×0 e se mantém à frente do time carioca apenas pelo número de vitórias (14 contra 12).

Interessante é ver que o Gigante da Colina, mesmo estando há sete jogos sem perder, não consegue assumir a liderança da Série B por nada nesse mundo. Até agora a melhor colocação do Vascão nessas 26 rodadas foi a segunda colocação, que o time Cruzmaltino ocupou entre a 14ª e a 18ª rodadas.

E só.

É muito pouco para um time do tamanho e da grandeza do Vasco, que parece se satisfazer apenas em subir para a Série A, esquecendo-se da obrigação que tem de fazer valer o peso de sua camisa na disputa da Série B.

O G4 da Série B parece ter se desgarrado dos demais clubes, estando agora a 4 pontos do quinto colocado da competição, o Ceará.

Na outra ponta vemos três clubes tradicionais em seus estados agonizarem a caminho da Série C.

O que está na lanterna, mas que tem totais condições de sair da ZR até o final do campeonato, é o América Mineiro, que teve 21 pontos subtraídos pela escalação irregular do lateral Eduardo em quatro partidas.

O Coelho tem time para sair dessa incômoda posição, e ainda pode recorrer ao circo do STJD (que pune para depois despunir).

Logo acima do time mineiro, e aí sim em situação agonizante, vemos a Portuguesa e o Vila Nova-GO, com 20 pontos e a 6 pontos do primeiro clube fora da ZR.

É lamentável ver a situação desses dois clubes, que já foram campeões em seus estados (no caso da Lusa já chegou ao vice-campeonato brasileiro).

Pela Série C, três jogos acontecerão hoje para o fechamento da 17ª rodada, a penúltima da primeira fase.

Guarani e Caxias fazem duelo decisivo hoje, pela Série C.

Guarani e Caxias fazem duelo decisivo hoje, pela Série C.

No grupo A já temos classificado para a próxima fase, como primeiro colocado do grupo, o Fortaleza.

Salgueiro-PE (27 pts), ASA-AL (25 pts), Botafogo-PB (25 pts), CRB-AL (24 pts), Cuiabá (23 pts) e Paysandu (20 pts) estão ainda na luta pelas três vagas que restam no grupo, sendo que o Paysandu ainda tem o jogo de hoje (válido pela rodada 17) e o do próximo final de semana.

No grupo B já temos três clubes classificados, restando apenas definir suas colocações e o quarto time a ir à próxima fase.

Tupi-MG, Mogi Mirim e Madureira são os clubes que já estão nas quartas de final, sendo que Macaé (23 pts), Guaratinguetá, Caxias e Juventude (todos c/ 22 pts) e Guarani (20 pts e um jogo a menos) lutam pela quarta vaga.

A situação do Guarani, curiosamente, é bem interessante.

O time campineiro vai até Caxias do Sul hoje enfrentar o Caxias e, dependendo do resultado, fará o último jogo no próximo final de semana podendo ou disputar uma vaga na próxima fase, ou lutar para não ser rebaixado.

Caso o Bugre vença o Caxias, vai para 23 pontos e poderá, dependendo do resultado do Macaé na próxima rodada, se classificar por essa quarta vaga.

Agora, caso perca, o time de Campinas irá disputar indiretamente com o São Caetano para ver quem se manterá na Série C de 2015.

O que seria interessante se observarmos que essa situação envolvem dois clubes que já foram, respectivamente, campeão brasileiro e vice-campeão da Libertadores.

O que seria um triste fim para dois times que, em suas épocas, foram considerados as novas forças do futebol paulista.

Jogadores do Brasiliense comemoram vitória contra o Remo, no Mangueirão.

Jogadores do Brasiliense comemoram vitória contra o Remo, no Mangueirão.

Pela última divisão do Campeonato Brasileiro já estão rolando os jogos conhecidos como mata-mata, ou se estivéssemos na América do Norte, os play-offs.

16 times estão disputando as oitavas de final e os resultados do primeiro jogo da fase, ocorridos ontem, foram os seguintes:

Central-PE 0x1 Confiança-SE;

Metropolitano-SC 1×1 Tombense-MG;

Santos-AP 0x1 Londrina-PR;

Anapolina-GO 1×1 Rio Branco-AC;

Ituano-SP 1×0 Moto Club-MA;

Remo-PA 1×2 Brasiliense-DF;

Operário-MT 0x0 Brasil de Pelotas-RS;

Globo-RN 1×3 Jacupiense-BA.

Os times que estão à direita da lista farão o próximo jogo em casa, definido pelas campanhas na primeira fase da mesma forma que o regulamento da Libertadores faz (melhor primeiro vs. pior segundo, e assim por diante).

Esse foi o passeio rápido pelas três divisões de acesso do Brasileirão.

Amanhã teremos um post sobre as oitavas de final da Sul-Americana.

 

Comente esse post: