Passa a régua e fecha 2014

Posted: 09/12/2014 in Uncategorized
Etiquetas:, ,
Mineiros dominam o ano, mas paulistas ainda dominam o Ranking. O Blog FTB orgulhosamente apresenta o Ranking 2014 de Clubes Brasileiros.

Pois é, chegou o aguardado momento.

Depois de um ano em que o Futebol em Terras Brasilis levou um choque de realidade em sua casa, e perdermos a grande chance que tínhamos em vingar 1950, eis que o nosso calendário chega ao fim.

Curioso ver que a surra que levamos da Alemanha foi no mesmo palco que dominou as atenções, e títulos, dos principais campeonatos do país.

Cruzeiro e Atlético Mineiro foram os campeões, respectivamente, dos dois mais importantes campeonatos nacionais: o Brasileirão e a Copa do Brasil.

Também foram os times que melhor representaram o nosso futebol no continente, tendo o Cruzeiro chegado às quartas de final da Libertadores, e o Galo tendo sido campeão da Recopa.

No quesito internacional, podemos também citar a boa campanha do São Paulo na Copa Sul-Americana, que acabou sendo eliminado nos pênaltis na fase semifinal.

Mas, ainda internacionalmente falando, foi pouco. Muito pouco.

Até porque estávamos acostumados, nos quatro anos anteriores, a ver nossos times conquistando o principal torneio de clubes do continente, e ainda beliscando um título da Recopa ou da Sul-Americana.

Mas, então, quais foram os clubes que mais pontuaram em 2014?

Quem está na liderança do Ranking?

Quem mais perdeu pontos com a depreciação?

Tudo isso, amigos leitores, podemos ver na tabela abaixo, onde coloco todos os times que pontuaram em nosso ranking e completo com aqueles que mais pontos perderam com o final desse ano.

Pontuação Final 2014E não é que, em uma disputa digna de final de campeonato, os times mineiros aparecem como os dois que mais pontuaram?

Ligeira vantagem para o Cruzeiro, que além do título do Brasileirão, ainda conquistou o Campeonato Mineiro e pontuou também na Copa do Brasil e na Libertadores.

O Galo, segundo time que mais pontuou esse ano, conta com os já citados títulos da Recopa Sul-Americana, da Copa do Brasil, e ainda beliscou uns pontinhos pela 5ª colocação no Brasileirão.

É a segunda vez consecutiva que os times de Minas Gerais se alternam entre os dois que mais pontuam no ano. Ano passado o Atlético foi quem mais pontuou e o Cruzeiro ficou em segundo nesse quesito.

Em terceiro, fechando o pódio, temos o Internacional.

Coincidentemente na mesma colocação em que o Colorado terminou o Brasileirão, o Inter pontuou também pela conquista do Gaúcho desse ano.

O quarto lugar ficou com o vice-campeão Brasileiro, São Paulo, que somou 1100 pontos e a quinta colocação é do Flamengo, que somou pontos em três dos quatro campeonatos que disputou.

Destaque para o nome do Ituano, campeão Paulista desse ano, aparecendo entre os 10 que mais pontuaram na temporada.

Quem mais perdeu pontos, novamente, foi o Corinthians, que ainda sofre pela depreciação das conquistas da Libertadores e do Mundial de 2012, e com uma temporada bem abaixo do que vinha tendo, somou apenas 800 pontos.

Com isso, o Timão perdeu 1.581 pontos no Ranking.

Situação parecida com a do Timão viveu o Santos, que apesar de ter sido semifinalista da Copa do Brasil e de ter pontuado também pelo Brasileirão, tinha muitos pontos a depreciar e acabou perdendo 1.037,5 pontos.

O terceiro que mais perdeu, e esse não somou nenhum ponto essa temporada, foi o Vasco da Gama.

Sem acrescentar nada, só depreciando, o Gigante da Colina perdeu 806,25 pontos.

50 primeiros

Ranking:

Mas e aí, como fica a classificação do Ranking 2014?

Você já pôde observar, na planilha acima, quais colocações os 45 clubes listados estão ocupando.

Também pode ver, ao lado, o top 50 do Ranking 2014.

Mas nosso Ranking contempla 261 equipes (entre ativas ou inativas) e para ver a lista completa é só clicar aqui.

A liderança do Ranking continua nas mãos do São Paulo.

Com o término dessa temporada, o Tricolor viu abrir a vantagem que tinha sobre o segundo colocado para mais de 4.000 pontos.

E, a não ser que os dois que estão logo abaixo do time do Morumbi façam uma temporada perfeita, possivelmente o Tricolor vá continuar na liderança do Ranking por mais algum tempo.

Em segundo lugar continua o Corinthians, agora mais ameaçado por ver a distância para o terceiro colocado cair consideravelmente.

Terceira colocação que tem, agora, um novo dono.

Se fechamos 2013 com o Grêmio nessa posição, ela agora pertence ao atual bicampeão Brasileiro, o Cruzeiro.

A Raposa volta a ocupar a posição que era dela na primeira edição do Ranking, de 2009.

O Internacional se manteve na quarta colocação, mas esse ano com um sabor especial: terminou à frente de seu maior rival, o Grêmio.

Como o Tricolor Imortal perdeu mais pontos do quê ganhou, acabou caindo para a quinta colocação.

Quem subiu, uma posição, foi o Atlético Mineiro, que ultrapassou o Palmeiras e agora está na 8ª colocação.

Queria chamar a atenção do leitor para algo interessante que pode vir a acontecer já em 2015.

Os 12 primeiros colocados do Ranking são, e sempre foram, os 12 maiores clubes do país.

Detalhe é que, pela primeira vez, a diferença do 12º para o 13º está um pouco menos de 1.000 pontos.

E estamos falando do Botafogo, que ocupa a 12ª.

E que não jogará a Série A no ano que vem.

E que vive um momento de crise tão intensa, que mal se sabe como vai ser esse ano que vem para o Glorioso.

É bom o Fogão abrir os olhos, se não pode perder o posto de “grande” clube para um Furacão que vem babando na 13ª colocação a dois anos.

Parece que o Atlético Paranaense deixou de lado a briga com o seu arqui-rival Coritiba, pela 13ª colocação, pra trás e agora quer se dedicar a incomodar o Glorioso.

Outra briga bem interessante do Ranking está na disputa pelo posto de melhor time nordestino.

Se no ano passado o Vitória desbancou o Sport, que se mantinha nesse posto desde a consolidação do Ranking, em 2009, esse ano foi a vez dos pernambucanos darem o troco.

Como nenhum deles pontuou nas competições nacionais e o Leão da Ilha foi campeão estadual, o Sport voltou a ocupar a 16ª posição do Ranking.

Interessante é ver que nenhum deles consegue incomodar o Goiás, dono da 15ª colocação desde sempre no nosso Ranking.

Atualizações:

Além do Ranking Final de 2014, também estão atualizadas as páginas dos vinte primeiros colocados do Ranking, que você pode ver no Menu Títulos por Equipe, acima.

Lógico que aqueles times que pontuaram dentro do G20 possuem mais atualizações para mostrar, como é o caso do Cruzeiro, do Atlético Mineiro, do Internacional, etc, etc….

Para ver a página de cada um deles, você pode clicar também sobre os nomes dos clubes, que já contém o link direto.

Férias:

Com poucos assuntos relativos ao nosso futebol pelos próximos dias, e com as férias profissionais chegando já na próxima semana (junto com Natal e Reveillon), o Blog Futebol em Terras Brasilis também vai entrar de férias.

Pode ser que, caso apareça algum assunto digno de nota (que não seja a contratação de qualquer Zé Mané) e que eu abra uma exceção.

Mas, caso isso não aconteça, já quero deixar aqui registrado os meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que, vez por outra, se interessaram e entraram em meu blog para acompanhar minhas postagens.

Aproveito também para desejar a todos o Natal repleto de paz, harmonia e luz, e que 2015 seja foda pra todos nós!

Comente esse post: