A volta do futebol de verdade

Posted: 30/01/2015 in Uncategorized
Etiquetas:, ,
Depois que os jogadores tiveram um mês de férias e os clubes quase um mês de pré-temporada, agora é hora de voltar.

Pronto, acabou a abstinência.

Quem estava com saudades das competições nacionais, de ver seus clubes de coração jogando por algo que valha de verdade, poderá matar essa saudade nesse final de semana.

Com o retorno de 15 dos 27 estaduais marcado para esse final de semana, entre eles os principais do país (Paulista, Carioca, Gaúcho, Mineiro, Baiano, Paranaense, Goiano e Catarinense), podemos afirmar que esse final de semana marca o início da temporada 2015 para o nosso futebol.

Temos também o início da participação dos principais times pernambucanos em seu estadual, uma vez que este começou ainda no final do ano passado com uma fase preliminar.

Tudo isso para colocar as maiores torcidas do país de volta à ativa, depois de quase dois meses acompanhando apenas notícias de contratações, de acordos de patrocínio e alguns amistosos aqui e ali.

A disputa dos estaduais, como bem sabemos, é muito questionada e criticada, inclusive por esse que vos escreve, uma vez que os mesmos têm se tornado, cada vez mais, campeonatos desinteressantes e rentáveis.

Essa é sim uma parte da verdade, talvez a maior delas, porque esses campeonatos são exatamente isso para as principais e maiores torcidas brasileiras.

Mas, não podemos negar, também existe os clubes em que essa é a principal competição, ou talvez a única, e se pensamos em futebol brasileiro, não podemos ignorar que isso ainda aconteça.

Fato é que, independente de ser bom ou não, ainda não conseguimos nos livrar por completo deles. Ninguém, até o momento, teve alguma proposta que atendesse a todos os interesses nessa questão.

Importante é que chegou a hora de revermos nossos times em ação e de começarmos a analisar se as contratações deram certo, se a pré-temporada maior irá realmente ajudar em alguma coisa durante o ano.

É esperar pra ver.

Rankings:

Assim, meio que sem querer, durante esse longo período em que apenas postei uma vez, desde a última atualização do Ranking 2014, pude perceber um erro grave em nosso Ranking.

Talvez por um erro de compilação, ou de fórmula mesmo, três times não estavam listados no Ranking, apesar de terem pontuado bem antes do Ranking ser compilado.

Eram eles o Icasa-CE, o Tiradentes-CE (campeões cearenses de 1992, junto com Ceará e Fortaleza), e o Colorado-PR (campeão estadual em 1980, junto com o Cascavel).

Erro percebido, erro corrigido.

E se você quiser ver a evolução desses clubes no Ranking basta escolher o ano de publicação: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

Perdoem o equívoco de anos.

Comente esse post: