Final brasileira na Libertadores 2015?

Posted: 10/04/2015 in Uncategorized
Etiquetas:, , , , , ,
Blog FTB remonta o chaveamento final dessa edição da Liberta e vê que é possível termos uma final tupiniquim novamente.

Depois de mais uma semana de rodada da fase de grupos da Libertadores, deixando agora quatro grupos com 4 rodadas disputadas e quatro grupos com há apenas uma rodada do final da fase, resolvemos atualizar o post do último dia 20, quando montamos como ficaria o chaveamento da fase final naquela época.

E vimos que seria possível sim termos uma final entre times do Futebol em Terras Brasilis, caso a fase de classificação terminasse nessa semana.

Explico: apesar da absurda regra da Conmebol que visa impedir que dois times da mesma nação se encontrem na grande finalíssima da Libertadores, como ocorreu em 2005 e 2006 com times brasileiros, onde, caso dois times do mesmo país cheguem às semifinais em chaves distintas, eles são colocados na mesma chave para que um elimine o outro, se três times do mesmo país chegarem nas semifinais, essa regra perde totalmente o seu efeito.

E seria exatamente isso que poderia ocorrer nesse momento, com a atual classificação dos times.

Mas, para que isso fique mais claro para o leitor, vamos ilustrar com aquelas boas e velhas tabelas que costumamos publicar por aqui.

A primeira se refere à classificação dos clubes separados entre os primeiros e segundos colocados de cada grupo.

classificação libertaVale lembrar que os times estão classificados de acordo com o seu percentual de aproveitamento, e não pelos pontos conquistados, exatamente porque metade deles já disputou 5 jogos e a outra metade apenas quatro.

O Boca Juniors, que venceu seu quinto jogo nessa semana, continua sendo o time de melhor campanha. E dificilmente perderá essa posição.

Os hermanos caíram em um grupo muito fácil.

Corinthians (segundo melhor) e Cruzeiro são os dois times brasileiros na liderança de seus grupos.

Já os confrontos nas fases finais ficariam dessa forma:

chaveamento libertaO Corinthians pegaria um caminho sem brasileiros. Além disso, o Timão teria uma vida não muito complicada pra chegar até as semifinais, pois pegaria, de cara, o tal do Palestino, do Chile, e depois o vencedor de Emelec (que não bota medo em ninguém) e Guaraní, do Paraguai.

Já na outra parte do chaveamento, temos três brasileiros.

Curioso é que, mesmo tendo mudado suas posições na classificação geral, Cruzeiro e São Paulo continuariam se enfrentando nas oitavas.

Quem passasse desse confronto pegaria o vencedor de Tigres vs. Universitário Sucre, o que não deveria meter medo em ninguém, não fosse a fase que os atuais campeão e vice do Brasileirão estão passando.

Entre os brasileiros que se classificariam, o Internacional seria aquele que teria o caminho mais complicado para chegar às semis.

Pegaria de cara, nas oitavas, o Atlético Nacional, da Colômbia, decidindo na casa do adversário.

Não é nenhum adversário impossível, mas também não é a baba do quiabo que o Corinthians pegaria, por exemplo.

Depois o Colorado iria enfrentar, possivelmente, o time de melhor campanha nessa fase, o Boca Juniors, de novo decidindo fora de casa.

A boa notícia é que, chegasse o Colorado à semifinais, seria considerado favorito ao título.

Atlético Mineiro:

Apesar do Galo não aparecer, ainda, entre os classificados, o Blog FTB, por todo o carinho que a torcida Atleticana sempre demonstra aos nossos posts, não poderia ignorar o Alvinegro nesse post.

E estamos na torcida para que o Galo engrosse a lista de clubes brasileiros nas oitavas de final dessa edição da Liberta.

O Galo conseguiu sua segunda vitória consecutiva na noite de ontem, a segunda contra o Santa Fé, que recoloca de vez o time do técnico Levir Cupi na disputa por uma vaga.

É o “Eu Acredito” voltando com força em 2015!

Comente esse post: