Os cinco representantes brasileiros avançam para as oitavas da Libertadores e colocam o país, novamente, como maior favorito ao título.

A noite da última quarta-feira, mágica para duas torcidas em especial, fez com que o Futebol em Terras Brasilis fosse o único no continente a classificar todos os seus representantes para a próxima fase da Libertadores.

Porque, se já contávamos com o Corinthians classificado com antecedência, com o Cruzeiro classificado na terça-feira e com o Internacional com a faca e o queijo na mão, muitas dúvidas ainda pairavam sobre a classificação de Atlético Mineiro e São Paulo.

E ambos se classificaram.

Coincidência, ou não, tanto Galo, quanto Tricolor, venceram seus jogos por 2 a 0 (contra Colo-Colo e Corinthians, respectivamente) e se garantiram na próxima fase da Libertadores 2015.

Agora com as oitavas de final já definidas, teremos, infelizmente, dois confrontos entre times brasileiros, o que fará com que tenhamos, no máximo, apenas três clubes do país nas quartas-de-final.

A boa notícia é que ainda podemos ter uma final brasileira, como prevíamos na simulação feita no dia 10 de abril, quando da disputa da 5ª rodada da fase de grupos (veja aqui).

Por falar em simulação, vamos ver como ficou o chaveamento da fase eliminatória, após o término da fase de grupos da Liberta:

chaveamento oitavas libertadoresSe teremos dois confrontos brasileiros, os hermanos (que classificaram quatro equipes para essa fase) terão também um clássico entre Boca Júniors e River Plate.

Interessante é ver que o vencedor desse confronto pega o vencedor do clássico brasileiro entre Cruzeiro e São Paulo nas quartas de final.

Por falar em Cruzeiro x São Paulo, é bom frisar que esse confronto se desenhou desde a primeira simulação que fizemos, ao final da terceira rodada (em 20/03), reapareceu na segunda simulação (de 10/04) e se confirmou agora.

A única diferença é que na simulação do dia 10/04 esse confronto se desenhava entre o 5º melhor líder contra o 4º melhor segundo colocado, e o que acabou acontecendo é que o Cruzeiro terminou como o pior líder e o São Paulo como o melhor segundo colocado (com mais pontos que o próprio Cruzeiro).

Ainda nesse lado da chave temos o Corinthians, que terminou de maneira melancólica sua participação na fase de grupos ficando apenas como o 4º melhor líder, contra o Guarany do Paraguai. Confronto também previsto na primeira simulação, porém com o Timão sendo o segundo melhor líder.

O vencedor do confronto do Timão pegará o vencedor de Racing e Montivideo Wanderers.

Do outro lado da chave mais um clássico brasileiro entre Internacional e Atlético Mineiro, confronto esse que não foi previsto em nenhuma das simulações, até porque o Galo só apareceu como classificado exatamente na última rodada (quando realmente importava).

O vencedor desse confronto pegará o vencedor de Independiente Santa Fé x Estudiantes.

E aí, amigos, poderemos ter três confrontos entre brasileiros e argentinos nas quartas de final.

Ao menos um deles é certo.

E que tenhamos os três, para medir forças com o país vizinho e, quem sabe, fazermos semifinais com três equipes brasileiras.

Copa do Nordeste:

Muitos compromissos nesse primeiro semestre fizeram com que o blogueiro aqui tivesse que dar menos atenção para o blog, postando menos artigos e, quando eu o fazia, escrevendo menos em cada artigo.

Por conta disso tive que tentar selecionar os assuntos de maior atenção do nosso futebol, não que os demais não merecessem a devida atenção, mas exatamente porque tive que filtrá-los.

Por isso passei essa edição da Lampions League quase que inteira sem escrever sobre ela.

Que teve o primeiro jogo de sua final disputada ontem, entre Bahia e Ceará, em uma Fonte Nova lotada com mais de 40 mil torcedores.

E não é que deu Vovô?

O Ceará calou a Fonte Nova ao vencer por 1 a 0, gol do meia Ricardinho, e agora pode empatar no jogo do volta, quarta-feira que vem no Castelão, para conquistar o seu primeiro título do campeonato e, de quebra, garantir vaga na Sul-Americana desse ano.

O Castelão vai ferver em preto e branco!

Copa do Brasil:

Pelos mesmos motivos também não escrevi, até hoje, sobre a edição de 2015 do mais democrático e charmoso campeonato nacional.

Que iniciou a segunda fase na noite de ontem com jogo único em que o Flamengo venceu, e eliminou, o Salgueiro-PE por 2 a 0.

Hoje teremos dois jogos, o primeiro entre Ituano e Portuguesa, em Itu, e o segundo entre Bragantino e Criciúma, em Bragança Paulista, além do jogo entre Paraná e Jacupiense, válido ainda pela primeira fase.

Comente esse post: